//

Muçulmanos pressionam FIFA a banir sinal da cruz no futebol

21

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

A FIFA está a ser pressionada para banir o gesto do sinal da cruz dos jogos de futebol. Um clérigo muçulmano, com grande influência no mundo árabe, assume publicamente a sua discórdia com o gesto, que é associado à religião cristã.

Mohammed Alarefe, conceituado líder muçulmano saudita, deixou no seu perfil do Twitter, onde tem milhares de seguidores, uma pergunta – que é na realidade uma forma de alertar a FIFA para a importância de não ferir a sensibilidade dos adeptos árabes.

“Vi videos de atletas, de jogadores de futebol a correr, a disparar, e quando ganham, fazem o símbolo da cruz nos seus peitos, e a minha pergunta é se as regras da FIFA não o proíbem”, escreve Alarefe, segunda a tradução do The Daily Mail.

Esta espécie de pergunta pode ser vista como uma forma de pressionar a FIFA, numa altura em que o futebol mundial depende fortemente do dinheiro investido por bilionários do Médio Oriente.

Vários grandes clubes europeus são propriedade de xeiques árabes, como são os casos do Manchester City, que foi comprado por Mansour bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes Unidos e membro da família real de Abu Dhabi, e do Paris-Saint Germain, que é detido por Nasser Al-Khelaifi do Qatar.

Além disso, vários outros emblemas têm patrocinadores do Médio Oriente, nomeadamente o Real Madrid que tem como primeiro parceiro comercial a Emirates, a companhia aérea do Dubai, que em Portugal assinou em 2015 um patrocínio milionário com o Benfica, no qual os encarnados recebem da transportadora 8 a 10 milhões de euros por época.

Recentemente, o clube de Cristiano Ronaldo anunciou que vai retirar a tradicional cruz cristã do emblema das camisolas vendidas em alguns países do Médio Oriente.

A decisão foi tomada no âmbito de um acordo comercial com uma marca dos Emirados Árabes Unidos, que vai fabricar, distribuir e vender os equipamentos oficiais do clube espanhol neste país, na Arábia Saudita, no Qatar, no Kuwait, no Bahrein e em Omã, todas nações maioritariamente muçulmanas.

(dr)

O logotipo da camisola do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

O logotipo da camisola do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

Mohammed Alarefe, que além de líder religioso é também professor de Religião na Universidade Rei Saud, em Riade, na Arábia Saudita, com a sua enorme influência no país e em todo o mundo árabe, acaba de lançar a “semente da pressão” sobre a FIFA, com vista a banir símbolos religiosos cristãos do futebol.

Só falta saber o que pensa Alarefe dos sinais religiosos muçulmanos que são feitos por alguns jogadores, nomeadamente quando se ajoelham para agradecer um golo, fazendo os típicos gestos da oração islâmica.

SV, ZAP //

21 Comments

  1. Mais um Mohammed que quer o mundo rendido a seus pés, se não se sentem bem em convívio com outras crenças porque razão se misturam? Têm o seu espaço para viver sem que ninguém os incomode portanto mantenham-se por lá e não venham impor aos outros as suas ideias.

  2. A liberdade religiosa individual vale bem mais que qualquer patrocínio!! É intolerável este tipo de pressões!
    Mesmo sem o dinheiro do oriente, irá sempre jogar-se futebol…. mas se se condicionarem as atitudes, e depois a roupa, e depois a segregação dos géneros, etc, etc… então, aí sim… deixa de existir futebol!
    Não se ceda em nada!!! Cada jogador que faça os sinais que quiser e agradeça ao Deus em que acreditar!

  3. Estejam quietos, vão trabalhar e deixem os outros quietos, a Vida de Eles è só o telefone na mão!! Só apetece rir quando lhe passo ao lado, pois estão a proliferar, rápido como o milho transgénico vindo da Ásia !! nossa!

  4. Realmente como diz no último parágrafo desta notícia na ZAP… também gostava de saber a resposta à pergunta: “O que pensa Mohammed Alarefe dos sinais religiosos muçulmanos que são feitos por alguns jogadores, nomeadamente quando se ajoelham para agradecer um golo, fazendo os típicos gestos da oração islâmica???!!!…”

  5. Já era tempo de pararmos de achar que temos que respeitar todos os costumes dessa gentinha (por exemplo ter que ver as nossas governantes tapar a cabeça para receber os governantes dessa gentinha) e “para compensar”, termos que aceitar que essa gentinha ainda vem ditar quais são os NOSSOS costumes e tradições, que temos que deixar de ter porque não são os deles. Gentinha, não são mais que isso enquanto não souberem pedir respeito para as suas tradições mas respeitar as nossas.

  6. A seguir querem que se interrompam os jogos para rezar virados a Meca !!!!!
    Ou que não haja jogos de campeonato durante o Ramadão.
    Ou que todos os jogadores, para poderem jogar, vão a Meca uma vez na vida.
    +++++++++++
    Que não se segregue por causa da religião, tudo bem, mais isto já é exagero !!!!

  7. Como quem manda é o petro dolar ainda vamos ver todos os jogadores de cú pro ar em vez de os vermos fazer a cruz .

  8. A cruz associada à religião católica? Não será antes á religião cristã? É que religião católicaa nem sequer existe. O catolicismo é apenas uma das várias confissões (de facto a mais importante) cristãs.

  9. Começo a estar farta destes senhores que acham que podem obrigar os outros a seguir os seus ditames!! Este tipo de atitudes prepotentes e idiotas acabam por fazer surgir com mais força a contestação a esta religião. Por um lado dizem que é de paz ..por outro lado tentam obrigar os outros a ser iguais a eles. Estão mal…mudem-se !! Fiquem lá no vosso mundinho de leis medievais e deixem o nosso em paz!!

  10. O Real Madrid prefere abdicar do SEU próprio emblema, que deixar de ganhar alguns milhões de Euros… é a selva pura e dura do dinheiro. vale tudo até vender a alma… se necessário for. !!!

  11. É da inteira responsabilidade de cada jogador os gestos que pratica, da mesma forma que proibir um jogador católico de fazer o sinal da cruz, é um ultraje, proibir um jogador muçulmano de festejar os golos com gestos islâmicos também o é.
    Pior ainda é fazer afirmações deste tipo visando algum tipo de ameaça, ainda que aparentemente financeira, demostra intolerância.
    Mas pior do que tudo, é se a FIFA (entidade independente) modifique o seu símbolo (que em nada ofende quem é de bem), que demonstrará que prefere virar as costas às suas tradições e a todos que a têm respeitado em prol do dinheiro de desequilibrados fanáticos.

  12. Em Portugal ainda não vi os tais sujeitos em plena via publica ajoelharem-se em direcção a Meca, segundo eles dizem, e fazerem as suas orações, mas como milhões já testemunharam, em França, por exemplo, chegam ao ponto de encerrar uma rua para que Suas Excelências se possam pôr de cu para o ar e fazerem os que alguns fazem mas que outros só o fazem para não serem apontados como apóstatas. Exigem tomadas de atitude de vários países onde vivem muçulmanos a fim de satisfazerem os seus interesses e assim demonstrarem quem manda mas, nos seus países de origem, ai de quem tente fazer o simples gesto do sinal da cruz, fica sujeito às maiores vergonhas e sevícias por parte das tão conhecidas polícias religiosas que de religiosas nada têm….enfim é o que temos e somos obrigados a ter pois infelizmente não temos políticos com um bom par de testículos para os mandar apanhar na cloaca.

  13. Esse palerma não vê futebol!!! Caso contrário veria muitos muçulmanos a fazer o sinal da cruz quando entram em campo! Mais, ainda à uma semana vimos muçulmanos em peregrinação a pé, a Fátima!

  14. Que estupidez, estes árabes que vão mandar para a terra deles. Se eles vêm para cá que sigam as nossas leis e se nos vamos para a terra deles seguimos as deles. Agora não venham mudar a maneira d viver dos outros. É que já metem nojo. Muito gostam de misturar as religiões, cada pessoa é da religião que quer e só a temos de a respeitar.

  15. «Marcelo: Há a possibilidade de árabes estarem a comprar dívida pública portuguesa. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avançou hoje a hipótese de haver capital árabe na compra da dívida portuguesa, o que significará “um estreitamento de relações económicas e financeiras entre Portugal e o mundo árabe”.» In: Jornal de Negócios, 17 Maio 2017 http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/marcelo-ha-a-possibilidade-de-arabes-estarem-a-comprar-divida-publica-portuguesa

    «Costa quer investidores árabes a comprar dívida portuguesa. O primeiro-ministro considerou hoje que a diversificação dos credores da dívida portuguesa é essencial para reduzir os encargos com juros e colocou os investidores árabes na primeira linha dos objectivos de “gestão activa” da dívida soberana nacional.» In: Jornal de Negócios, 8 Maio 2017 http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/costa-quer-investidores-arabes-a-comprar-divida-portuguesa

  16. Não sou católico. E sinceramente até me apontarem onde estava a cruz no símbolo do Real Madrid (na topo da coroa real) nem sabia onde estava. Por isso acho absurdo o Real Madrid alterar as suas camisolas para tirar uma pequena cruz em cima da coroa real.

    Se a FIFA banisse todos os símbolos religiosos o Besiktas ia ter um grande problema não havia nada que se aproveitasse.

  17. Ainda recentemente viajei na Egiptair e deparei com mais um exemplo de “tolerância islâmica”: Não havia bebidas alcoólicas e antes de descolar tivemos de aturar as rezas deles. Eles não aceitam que outras pessoas possam pensar de modo diferente. Ocupam um espaço e impõem as suas leis.

  18. E uma vergonha o que esse cara vem propor a FIFA vai se ferrar, quem ele pensa que é ele não é ninguém pra vir fazer imposição de nada o dinheiro dele não da o direito de impor nada em lugar nenhum ,a liberdade religiosa já existe desde que o mundo é mundo antes disso aí nascer ,qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta tem seu direito o futebol sempre sobreviveu sem essas merrecas aí agora vem esse porcaria dar uma de mandão ele manda muito mal no seu país ele nao manda no mundo, nele só Deus , não estão contente vasa do esporte não precisamos de vocês , qual eles podem e outros não sai fora, isso e terrorismo espiritual da liberdade de cada ser humano chega disso , se a FIFA aceitar essa imposição assinou o atestado de BURRICE eles podem mandar neles no esporte que e amor mundial ….nunca !!!ACORDA FIFA E MUNDO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.