MP quer impedir Ivo Rosa de destruir emails do caso Sócrates

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público (MP) apresentou recurso da decisão do juiz Ivo Rosa que ordenou a destruição de emails apreendidos ao ex-patrão de José Sócrates na farmacêutica Octapharma, Lalanda e Castro.

O juiz ordenou aos funcionários do Tribunal Central de Instrução Criminal que coloquem as mensagens de correio electrónico de Lalanda e Castro num “envelope lacrado” para que sejam posteriormente eliminadas, como atesta o Público.

“Dado que o correio electrónico em causa não foi indicado como meio de prova [pelo MP]” e visa “pessoas que não são nem nunca foram consideradas suspeitas” no processo, justifica Ivo Rosa.

Os emails envolvem correspondência entre Lalanda e Castro e funcionários da Octapharma que nunca foram visados na Operação Marquês. O ex-patrão de Sócrates na farmacêutica chegou a ser arguido no processo, mas as suspeitas contra ele foram arquivadas.

Ivo Rosa entende, assim, que estes emails devem ser destruídos. Mas o MP contesta a decisão num recurso enviado para o Tribunal da Relação de Lisboa, alegando que a argumentação do juiz “não tem qualquer suporte legal“, como cita o Público.

O MP acusa também Ivo Rosa de pretender influenciar o desenrolar do caso, notando que “a fase de instrução transforma-se numa forma de condicionar a produção de prova em posteriores fases do processo”.

A posição do MP é que os emails só devem ser destruídos após um eventual julgamento e logo que as possíveis condenações transitem em julgado.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está a explicação do “conveniente” sorteio de Juízes (à terceira tentativa).
    O Juiz Ivo Rosa é o guardião de José Sócrates.
    Nem que a vaca tussa, com este Ivo Rosa, Sócrates jamais será condenado.
    Talvez se torne mais um “grande amigo” de Sócrates e dos muitos milhões que surripiou.

  2. Óptima iniciativa a do Sr Dr.
    Talvez fosse conveniente caucionar o respetivo salário a receber no futuro para ajudar a pagar a indemnização choruda a peticionar pelo Pinóquio e os seus associados depois de serem absolvidos como se de autênticos meninos de coro se tratasse. Porque a serem absolvidos, os vigaristas nunca ficam satisfeitos e querem a desforra e somos nós que teremos de pagar.
    A alternativa pode também ser uma mudança de profissão, após esse senhor desmontar todo o trabalho a grande custo levado a cabo pelo MP…
    E também sou da opinião que aquele sorteio manhoso, que só funcionou á terceira – á terceira foi de vez – tem muito que se lhe diga…

  3. O malandro do juiz quer destruir emails: a) que não foram indicados como prova; b) que não pertencem a pessoas acusadas; c) quando o próprio Lalanda de Castro não é acusado… e o “malandro” é o juiz???
    O que pretende o MP com emails estranhos aos autos e com títulos como este?

  4. De facto, no primeiro foi tudo muito mais claro: sorteio para quê? Entrega-se em mão ao super juiz e está feito o sorteio. O princípio do juiz natural é só para quando o MP não quiser o super ou estiver distraído.

    • “Arvelos”

      És mais um amigo do pinoquio???
      Malandro tu??? Meu maroto!!!!

      Deve ser mais claro entregar o processo há terceira tentativa depois de ter saído o nome do “super”!!

      Sim super pois ele venceu 3 a 1!!!

    • Durante a primeira fase houve mais de 50 recursos por parte da defesa e apenas um foi deferido… por uma coisa que dá pelo nome de Rangel. Penso que diz tudo relativamente a este processo.

  5. Todos devemos confiar na Justiça, penso que o sistema terá meios de corrigir eventuais erros de um Juiz, que também se pode enganar. pelo que ouvi nas noticias o Juiz Ivo Rosa parece estar mais do lado dos arguidos que do MP e teve algumas decisões polémicas que depois foram corrigidas, algumas já tarde por tribunais superiores ( peço perdão se estou a dizer alguma inverdade ). Quanto à minha opinião sobre este caso, é um caso grande mais para que alguém o possa branquear, a opinião publica não perdoaria algo assim. A justiça será feita apesar de todas as influências que certamente se movem nos bastidores pois são pessoas muito importantes, poderosas e ricas. Algo mudou na Justiça portuguesa o tempo da impunidade para alguns parece ter acabado.

    • Era tão bom que assim fosse!!!

      Olhe no caso da CGD os deputados impediram a divulgação das listas de devedores! Quando estas listas foram públicas os crimes prescreveram

      No caso do Zé S acredito que o juiz Rosa vai só deixar ir a tribunal meia dúzia de pequenos crimes que pelo facto dele ter estado preso vai dar-lhe apenas pena suspensa

      Mas vamos ver quem tem razão

RESPONDER

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …