MP diz que há provas de luvas nos negócios da PT

Mário Cruz / Lusa

-

Há indícios claros do pagamento de “luvas” nos negócios da Portugal Telecom, nomeadamente envolvendo as brasileiras Vivo e Oi, considera a investigação do Ministério Público em torno do caso que envolve José Sócrates.

Segundo o CM, que teve acesso a extractos da investigação, o Ministério Público defende que “a prova revela que os fundos acumulados na Suíça tiveram origem em diferentes agentes económicos”.

Nestes estarão incluídos, além do ex-Grupo GES, também o Grupo Lena e as empresas do empreendimento Vale do Lobo, cujos principais accionistas foram administradores da ESCOM.

Os referidos agentes económicos terão sido beneficiários de negócios que envolveram a Portugal Telecom, de contratos imobiliários, de obras públicas, de concessões rodoviárias e de financiamentos pela CGD”.

O MP acrescenta, segundo o CM, que “todos estes negócios tiveram o suporte em decisões governamentais, no tempo de governos presididos pelo arguido José Sócrates”.

O CM transcreve também um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, no âmbito de um recurso da defesa do vice-presidente do Grupo Lena, Joaquim Barroca, também arguido na Operação Marquês.

O acórdão refere “a montagem de sucessivas operações de branqueamento, através da autorização da passagem pelas suas contas e da justificação como prémios de sucesso de fundos com origem, quer ao nível do Grupo Espírito Santo, quer ao nível de Vale do Lobo”.

Estas operações terão sido “favorecidos por decisões políticas, como seja no caso da intervenção da CGD como accionista da PT e como investidor no Grupo do Algarve”.

Segundo revela também o jornal Expresso, na sua edição deste sábado, o Ministério Público suspeita que há 17 milhões de euros do “saco azul” do BES, envolvido nos “Panama Papers“, que estarão ligados a Sócrates através de alegados “contratos forjados” em negócios da PT.

“Não são suspeitas, são insultos”, alega Sócrates

A defesa de Sócrates reagiu entretanto, a estas novas alegações do MP, que levaram à realização de buscas na casa de Zeinal Bava e de Henrique Granadeiro, ex-gestores da PT.

Num comunicado citado pelo Jornal de Notícias, os advogados José Araújo e Pedro Delille notam que depois da “lenda do Grupo Lena e da lamentável invenção de Vale de Lobo“, aparece agora a PT.

“Há muito que se percebeu a táctica do Ministério Público – novas suspeitas para justificarem novos adiamentos”, considera a defesa de Sócrates

Os advogados notam que tantos as anteriores alegações, como as actuais, apresentam “ausência de factos concretos, susceptíveis de contradição e de prova” e um “registo especulativo”.

Segundo a defesa do ex-primeiro-ministro, “o MP nunca confrontou, como era seu dever legal, o engenheiro José Sócrates com as ditas suspeitas e com factos que lhes dessem substância – limitou-se a atirá-las para o espaço público através dos jornais”.

Não são suspeitas, são insultos, não é um processo, é uma perseguição“, concluem os advogados do ex-primeiro-ministro.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O pasquim-mor cá do sitio vem hoje defender o seu heroi, com unhas e dentes a propósito da “entrevista”, que irá ser “analisada” pelo CSM. Era uma pena e uma tremenda derrota para o pasquim, que ficaria sem sem o seu “alimentador” de segredos de justiça e de elementos para a continuação do “julgamento popular”. O titulo de 1ª página do pasquim e o conteúdo da “opinião” escrita na página 18, não passam de uma suja chantagem sobre o CSM. Tão suja como o próprio pasquim.

RESPONDER

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …