“Crimes de falsificação já eram”. Não é humanamente possível julgar Sócrates

26

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates já não vai ser julgado pelos crimes de falsificação de documentos relacionados com o apartamento de Paris e com a tese de doutoramento. A defesa ganhou tempo e já não será humanamente possível avançar com uma decisão antes de os crimes prescreverem.

A defesa de José Sócrates ganhou, junto do Tribunal da Relação de Lisboa, mais três meses para argumentar que houve nulidades e irregularidades na decisão instrutória do juiz Ivo Rosa, para avançar com um eventual recurso.

Esta é uma grande vitória para Sócrates que, assim, deverá livrar-se de ser julgado pelos três crimes de falsificação de documentos de que foi acusado.

“Os crimes de falsificação já eram”, nota ao Expresso um magistrado que prefere não ser identificado.

Um dos três crimes envolve o apartamento em Paris, onde Sócrates viveu. O Ministério Público (MP) alega que foi assinado um contrato de arrendamento falso com Carlos Santos Silva, o amigo do ex-primeiro-ministro, para esconder que o verdadeiro proprietário do imóvel é de facto Sócrates.

Noutro caso, está em causa o alegado contrato forjado com o professor de Direito Domingos Farinho que o MP diz ser o verdadeiro autor da tese de doutoramento de Sócrates.

O terceiro crime de falsificação reporta-se ao contrato assinado com o autor do blogue “Câmara Corporativa”, António Costa Peixoto, que Sócrates terá usado para atacar os seus críticos e adversários.

O crime relacionado com o apartamento de Paris prescreve em 2024 e os outros em 2025, segundo o que apurou o Expresso. Ora, “é impossível ter uma decisão de primeira instância até lá”, revela ao semanário uma fonte judicial.

Só a decisão instrutória tem quase sete mil páginas e serão precisos uns três meses para a ler”, explica a mesma fonte.

O actual juiz de instrução da Operação Marquês, Pedro Correia, tem, deste modo, uma tarefa complicada pela frente. “Na melhor das hipóteses, haverá um veredicto no final deste ano de 2023″, prevê o Expresso.

Mas, depois desse veredicto, os arguidos ainda têm um prazo de quatro meses para poderem recorrer da decisão.

“Para os crimes não prescreverem, segundo uma fonte judicial, teria de haver uma condenação do tribunal de primeira instância até meio de 2025, o que, segundo várias fontes ouvidas pelo Expresso, será impossível“, nota ainda o jornal.

Sócrates foi ainda acusado de três crimes de branqueamento de capitais que não estão em risco de prescrição.

ZAP //

26 Comments

  1. Já se estava à espera, não é verdade? Este facínora nunca será julgado, quanto mais condenado, seja pelo que for. Ri melhor quem ri por último – e o último vai ser o Socras.

  2. e por este andar da justiça (pior do que um caracol a andar), todos os crimes dele tambem vao ser prescritos e ainda vao os contribuintes pagar uma grande indemnização.
    quando se diz que ha varias justiças (pobres, remediado e ricos) aqui está a prova disso
    mas o mais engraçado é quando estes bandidos dos advogados vêm para a comunicaçao social apregoar de boca cheia que a justiça anda lente, pois sao eles os primeiros a atrasar os processos para que os crimes prescrevam.
    se nao gostam do sorriso do juiz, pedem o seu afastamento, se nao gostam do olhar, tronam a pedir o mesmo
    como se vê a justiça anda mesmo podre

    • Não sei qual o espanto. O Estado não é mais que uma versão actualizada da Máfia. Eles fazem as leis para eles próprios e os impostos (com que enriquecem à nossa custa) são a protecção que pagamos para não nos lixarem.

  3. É este, o Salgado, o Berardo… são tantos.
    Claramente são precisos outros métodos para se fazer justiça.
    Vamos ver como faziam os franceses e replicar… só assim ganham algum respeito.
    Eles controlam a justiça, mesmo o selfies é cúmplice.

    • Sim, ainda não vi ninguém burlado diretamente pelo Sócrates, no entanto foi o único a ser preso, já o Salgado que tantos ficaram sem as poupanças de uma vida… esse ninguém o irá sequer julgar.

      • Não me interessa nada disso.
        Nenhum foi nem irá a julgamento, num estado de direito no qual a constituição determina o tratamento de todos por igual.
        Se seria culpado ou não são outros 500. O mais grave é que nem chegaram a aquecer o lugar de réus.
        É uma vergonha, um esgoto a céu aberto ao nível de países africanos! Um escarro.

      • Lembras-te da troika vir a Portugal?
        Lembras-te dos cortes e reformas que aconteram?

        Espero que te lembres sobretudo no aumento extra no IRS, que pagas te e nem notas te que continuou a ser aplicada.

        Adivinha quem chamou a troika e porque razão.

        Estas iludido se achas mesmo que o Socrates não lesou o pais, e que não te lesou a ti directamente. Mas espera que os teus filhos ainda vão continuar a pagar esta divida publica que o Socrates fez nos anos em que esteve no governo.

  4. O grande mal de Portugal é a falta de justiça. Se existisse justiça tudo o resto entrava nos eixos. Triste Pais.

  5. A culpa é dos Juízes , a fazer alguma coisa para se limpar este Pais deveria se começar pelos Juízes, por exemplo se começassem a assaltar as casas dos Juízes a molestar a Família deles , com certeza olhariam com outros olhos para as pessoas Honestas e para os agentes de autoridade, não se pode combater a corrupção quando os próprios corruptos fazem as Leis conforme lhes convém

  6. Tudo prescreverá. Neste momento já se sabe que é impossível que tal não aconteça. Pelo número de testemunhas arroladas pelo ministério público e pelas defesas dos arguidos, nunca será possível a conclusão do processo em tempo útil. O engenheiro ao domingo, com casa emprestada em Paris, ganhou.

    • Pois. E isso deixa à vista que todo o sistema está disfuncional.
      Não havendo justiça, ou não havendo justiça em tempo útil, como é que pode haver Estado de Direito?!
      Assim, nunca vamos sair da miséria e da cauda da Europa. É uma triste realidade a nossa…

  7. O ” PODER ” começou a ser instalado logo após o 25 de Abril de 1974.
    Os vários partidos têm muitos amigos instalados em posições chave .
    E suplentes à altura . São máquinas muito bem oleadas .
    Enquanto fingem que se enfrentam na AR e afins, se virem que o ” PODER ” ( deles ) está em perigo, fazem alianças secretas só para se salvarem, porque a ” máquina ” não pode morrer .
    Esqueçam,…ninguém os tira de lá.

  8. Muito se perde quando não se procura ou não se quer achar. Penso ser generalizada a opinião sobre a honestidade, ou falta dela de Sócrates; se ainda por cima se permitem recursos constantes e Juízes que guardam os processos meses e meses na gaveta sem serem julgados, temos o cenário perfeito para a prescrição

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.