Movimentos de oração muçulmana reduzem as dores de costas

-

Uma investigação surpreendente apurou que os movimentos que se executam durante um ritual de oração muçulmano, ajudam a aliviar as dores de costas. Isto porque são semelhantes ao que se fazem durante a Yoga ou em tratamentos de terapia física.

A pesquisa, realizada na SUNY – Universidade do Estado de Nova Iorque, em Binghamton, nos EUA, analisou o ritual islâmico conhecido comoSalat que é executado cinco vezes por dia, por mais de 1,5 biliões de muçulmanos em todo o mundo.

Os crentes começam por fazer uma vénia, depois ajoelham-se e de seguida, colocam as testas no chão, rezando em direcção a Meca, na Arábia Saudita.

Se forem executados de modo correcto e de forma regular, estes movimentos podem reduzir as dores na parte inferior das costas, adianta a pesquisa, publicada no Jornal Internacional de Engenharia Industrial e de Sistemas.

Mohammad Khasawneh / Binghamton University - State University of New York

Movimentos do Salat, oração da religião muçulmana.

Movimentos do Salat, oração da religião muçulmana.

Os movimentos são “semelhantes aos da Yoga ou de exercícios de intervenção de terapia física usados para tratar a dor lombar”, explica o professor do Departamento de Ciência de Sistemas e de Engenharia Industrial da SUNY, Mohammad Khasawneh, um dos autores do estudo.

“A oração pode eliminar o stress físico e a ansiedade, enquanto também há pesquisas que indicam que os rituais de oração podem ser considerados um tratamento clínico efectivo para disfunções neuro-músculo-esqueléticas“, acrescenta o investigador, citado pelo ScienceDaily.

O estudo focou-se nos movimentos da oração islâmica, mas os seus responsáveis notam que há gestos semelhantes em rituais cristãos e judeus.

Os investigadores analisaram estatísticas com base em movimentos gerados pelo computador a partir de pessoas indianas, asiáticas e americanas saudáveis e de participantes com dores de costas.

“Com base no nível de dor, pode ser identificada uma combinação de ângulos de costas e de joelhos”, garante Khasawneh, concluindo que “os movimentos podem, seguramente, ser considerados um tratamento clínico para a dor lombar“.

Todavia, as dores de costas podem aumentar se os movimentos forem executados de forma desadequada, alertam os investigadores.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é horrível !!!… Propaganda dissimulada para converter os Portugueses ao Islão???… Primeiro deixam entrar milhões de muçulmanos extremistas misturados com os refugiados, e agora fazem esta propaganda para nos convertermos ao Islão???… Quem está por detrás dos bastidores e a “fabricar” estas notícias? Isto tem de ser denunciado.

  2. Pudera! Em França por exemplo trabalham quase todos na construção, pedreiras ou outros trabalhos duros (os que trabalham), irem à oração imagine-se o bem que lhes provoca às costas o tempo que estão de braços pousados no chão e de cu para o ar a repousar o costado.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …