Movimentos de oração muçulmana reduzem as dores de costas

-

Uma investigação surpreendente apurou que os movimentos que se executam durante um ritual de oração muçulmano, ajudam a aliviar as dores de costas. Isto porque são semelhantes ao que se fazem durante a Yoga ou em tratamentos de terapia física.

A pesquisa, realizada na SUNY – Universidade do Estado de Nova Iorque, em Binghamton, nos EUA, analisou o ritual islâmico conhecido comoSalat que é executado cinco vezes por dia, por mais de 1,5 biliões de muçulmanos em todo o mundo.

Os crentes começam por fazer uma vénia, depois ajoelham-se e de seguida, colocam as testas no chão, rezando em direcção a Meca, na Arábia Saudita.

Se forem executados de modo correcto e de forma regular, estes movimentos podem reduzir as dores na parte inferior das costas, adianta a pesquisa, publicada no Jornal Internacional de Engenharia Industrial e de Sistemas.

Mohammad Khasawneh / Binghamton University - State University of New York

Movimentos do Salat, oração da religião muçulmana.

Movimentos do Salat, oração da religião muçulmana.

Os movimentos são “semelhantes aos da Yoga ou de exercícios de intervenção de terapia física usados para tratar a dor lombar”, explica o professor do Departamento de Ciência de Sistemas e de Engenharia Industrial da SUNY, Mohammad Khasawneh, um dos autores do estudo.

“A oração pode eliminar o stress físico e a ansiedade, enquanto também há pesquisas que indicam que os rituais de oração podem ser considerados um tratamento clínico efectivo para disfunções neuro-músculo-esqueléticas“, acrescenta o investigador, citado pelo ScienceDaily.

O estudo focou-se nos movimentos da oração islâmica, mas os seus responsáveis notam que há gestos semelhantes em rituais cristãos e judeus.

Os investigadores analisaram estatísticas com base em movimentos gerados pelo computador a partir de pessoas indianas, asiáticas e americanas saudáveis e de participantes com dores de costas.

“Com base no nível de dor, pode ser identificada uma combinação de ângulos de costas e de joelhos”, garante Khasawneh, concluindo que “os movimentos podem, seguramente, ser considerados um tratamento clínico para a dor lombar“.

Todavia, as dores de costas podem aumentar se os movimentos forem executados de forma desadequada, alertam os investigadores.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é horrível !!!… Propaganda dissimulada para converter os Portugueses ao Islão???… Primeiro deixam entrar milhões de muçulmanos extremistas misturados com os refugiados, e agora fazem esta propaganda para nos convertermos ao Islão???… Quem está por detrás dos bastidores e a “fabricar” estas notícias? Isto tem de ser denunciado.

  2. Pudera! Em França por exemplo trabalham quase todos na construção, pedreiras ou outros trabalhos duros (os que trabalham), irem à oração imagine-se o bem que lhes provoca às costas o tempo que estão de braços pousados no chão e de cu para o ar a repousar o costado.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …