Motor de avião desfaz-se em pleno voo e obriga a aterragem de emergência

O motor de um avião Boeing 777 da United Airlines desintegrou-se no ar naquele que foi “o voo mais assustador da vida” dos seus passageiros. Mas tudo acabou bem, com uma aterragem segura e muitas imagens nas redes sociais.

O voo da United Airlines que tinha levantado de S. Francisco, nos EUA, rumo a Honolulu, no Hawaii, sobrevoava o Oceano Pacífico quando se ouviu um estrondo. Tinha sido a cobertura do motor a desprender-se do avião, anunciou a companhia de aviação num comunicado citado pelo Business Insider.

Várias fotografias e vídeos publicados pelos passageiros nas redes sociais mostram o motor descoberto e a abanar a meio do voo. Algumas peças do motor foram-se soltando depois da queda da cobertura que ocorreu cerca de 35 minutos antes da hora prevista para a aterragem.

“O voo mais assustador da minha vida” escreve a passageira Maria Falaschi numa das imagens partilhadas na rede social Twitter.

Já o engenheiro da Google, Erik Haddad, que também seguia no voo, prefere uma abordagem mais bem humorada, notando que não há nada sobre casos destes no manual.

O incidente está já a ser investigado pelas autoridades de aviação norte-americanas, não se sabendo ainda o que motivou a perda da cobertura do motor.

O Business Insider apurou que o Boeing 777 envolvido foi adquirido pela United Airlines em 1994, sendo um dos primeiros do seu tipo construídos. A aeronave está contudo preparada para voar com apenas um motor, pelo que o incidente não terá sido tão grave como parece.

A companhia de aviação garantiu que os “pilotos seguiram todos os protocolos necessários para aterrarem a aeronave em segurança”.

Pelas redes sociais, circulam ainda vídeos que mostram os passageiros a prepararem-se para a aterragem e a libertarem todo o susto do momento, com aplausos, após o piloto ter conseguido colocar a aeronave em terra e em segurança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento da Macedónia aprova mudança de nome do país

O parlamento da Macedónia aprovou na sexta-feira o lançamento do processo para mudar na Constituição o nome do país para "República da Macedónia do Norte”, primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia. "O …

Tribunal Superior Eleitoral do Brasil abre investigação à campanha de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil aceitou uma ação proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra a candidatura de Jair Bolsonaro para investigar um suposto esquema ilícito de distribuição em massa de mensagens através …

Arábia confirma morte de Khashoggi no consulado. Foi durante "uma luta"

A Arábia Saudita reconheceu esta sexta-feira que o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no seu consulado em Istambul, na Turquia, durante uma luta, referindo que 18 sauditas estão detidos como suspeitos. "Investigações preliminares realizadas pelo …

Marido da nova ministra da Saúde renuncia a cargo que tinha no setor

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando “motivos pessoais”, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde. Numa resposta à Lusa, o gabinete da ministra da …

Ministério da Justiça tem “absoluta confiança” no sorteio da Operação Marquês

A Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, disse nesta sexta-feira que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, reconhecendo, contudo, que é necessário averiguar as suspeições lançadas …

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …