Motor de avião desfaz-se em pleno voo e obriga a aterragem de emergência

O motor de um avião Boeing 777 da United Airlines desintegrou-se no ar naquele que foi “o voo mais assustador da vida” dos seus passageiros. Mas tudo acabou bem, com uma aterragem segura e muitas imagens nas redes sociais.

O voo da United Airlines que tinha levantado de S. Francisco, nos EUA, rumo a Honolulu, no Hawaii, sobrevoava o Oceano Pacífico quando se ouviu um estrondo. Tinha sido a cobertura do motor a desprender-se do avião, anunciou a companhia de aviação num comunicado citado pelo Business Insider.

Várias fotografias e vídeos publicados pelos passageiros nas redes sociais mostram o motor descoberto e a abanar a meio do voo. Algumas peças do motor foram-se soltando depois da queda da cobertura que ocorreu cerca de 35 minutos antes da hora prevista para a aterragem.

“O voo mais assustador da minha vida” escreve a passageira Maria Falaschi numa das imagens partilhadas na rede social Twitter.

Já o engenheiro da Google, Erik Haddad, que também seguia no voo, prefere uma abordagem mais bem humorada, notando que não há nada sobre casos destes no manual.

O incidente está já a ser investigado pelas autoridades de aviação norte-americanas, não se sabendo ainda o que motivou a perda da cobertura do motor.

O Business Insider apurou que o Boeing 777 envolvido foi adquirido pela United Airlines em 1994, sendo um dos primeiros do seu tipo construídos. A aeronave está contudo preparada para voar com apenas um motor, pelo que o incidente não terá sido tão grave como parece.

A companhia de aviação garantiu que os “pilotos seguiram todos os protocolos necessários para aterrarem a aeronave em segurança”.

Pelas redes sociais, circulam ainda vídeos que mostram os passageiros a prepararem-se para a aterragem e a libertarem todo o susto do momento, com aplausos, após o piloto ter conseguido colocar a aeronave em terra e em segurança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …