Mota Pinto: Pedras no caminho podem fazer com que a legislatura não chegue ao fim

rtppt / Flickr

Paulo Mota Pinto

O jurista, professor e político Paulo Mota Pinto considera que esta legislatura pode mesmo não chegar ao fim. Ao mesmo tempo, garante que o PSD mantém disponibilidade para negociar com os socialistas.

Em entrevista ao Expresso, Paulo Mota Pinto não usou eufemismos para afirmar que tem dúvidas de que a atual legislatura dura quatro anos.

“É um Governo minoritário e haverá várias curvas no caminho, com eleições autárquicas e presidenciais, por exemplo. Não seria trágico se durasse, mas há maiores probabilidades que a legislatura não chegue ao fim, até pelo contexto económico internacional”, afirmou o jurista, professor e político.

Sobre as negociações com os socialistas, Mota Pinto assegura que quem foge é o PS. Da parte do PSD há abertura e disponibilidade para negociar. “O PSD não quer formar uma coligação de governo nem um entendimento governativo com o PS, isso é claríssimo” admite.

No entanto, “há questões estruturais em relação às quais os dois grandes partidos devem entender-se e o PSD tem um papel importante em propor esses entendimentos. Há muito mais em comum entre PS e PSD do que entre PS e BE. Só que o PS tem fugido”.

Questionado sobre se faz sentido continuar a bater à porta, face à indisponibilidade dos socialistas para negociar, Mota Pinto é tenaz: “Claro que faz.” “A credibilidade não se conquista e não é reconhecida gritando muito no Parlamento ou fazendo bons debates. É por uma prática consistente, o tempo, a capacidade de ser digno de confiança.”

Ainda que adiante que o PSD não tem uma posição concreta sobre o Orçamento do Estado para 2020, Mota Pinto declarou, em declarações ao semanário, que os sociais-democratas não votarão favoravelmente. “O que seria normal era o PS viabilizar o OE com os seus sócios de investidura de Governo.”

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O destino escreve direito por linhas tortas, todos nós as temos e nos acompanham desde o nascimento até á morte e António Costa não foge à regra nem ao destino.
    Tenho por hábito estudar as mãos de politicos enquanto estes gesticulam nos seus discursos. Com o nosso primeiro ministro fiz essa observação nesta úlltima campa para as eleições. Tal como escrevi aqui anteriormente previ a ascenção e queda antes do fim deste mandato. Pessoalmente não tenho ideologia politica, voto na pessoa e nunca no partido, eu gosto do Costa talvez pela sua humildade e simplicidade, quer como pessoa quer como governante, mas ao destino ninguém foge e vão surgir situações e tomadas de decisão que vão fugir ao seu controlo confirmando o que está escrito nas suas mãos. Fim do sucesso politico antes dos seus 62 anos de idade.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …