“Serena”. Moschino acusada de usar códigos para sinalizar clientes negros

A marca de roupa Moschino criou códigos para alertar os outros funcionários para a presença de uma pessoa negra na loja, de acordo com uma ex-funcionária.

Uma ex-funcionária negra instaurou um processo por discriminação racial, no mês passado, contra a Moschino. A trabalhadora alega que os clientes negros eram apelidados de “Serena”, uma referência à tenista Serena Williams que tem sido alvo de agressões raciais. Segundo esta, era pedido à equipa que utilizasse este código e que seguisse discretamente os clientes.

“É uma realidade triste, apesar da quantidade de dinheiro, tempo e lealdade que as pessoas de cor, especialmente mulheres, colocam em marcas de luxo como a Moschino, a empresa não demonstra respeito pelas políticas de trabalho básicas“, afirmou Shameal Lataillade, a autora do processo, citada pela Vox.

A Moschino já negou a acusação em comunicado, referindo que respeita todos os clientes “independentemente da sua raça ou formação”.

Este é o caso mais recente, mas já outras marcas foram acusadas do mesmo, como a Versace ou a Zara.

Em 2016, um ex-funcionário da Versace em Pleasanton, Califórnia, processou a marca por discriminação racial. O empregado alegou que foi despedido depois de o seu patrão ter descoberto que era afro-americano.

O funcionário disse que o gerente deu-lhe um código para clientes negros. O processo, que ainda não foi resolvido, acusa o pessoal da loja de usar o código “D410” para clientes negros. D410 seria também o código de cores da Versace para camisas pretas.

Da mesma forma, o Centro para a Democracia Popular em 2015 acusou a Zara de usar palavras de código racial para clientes negros e latinos – mas a Zara nega.

O grupo de advocacia entrevistou 251 funcionários da Zara em Nova York e os entrevistados disseram que, quando o termo “pedido especial” é usado na loja, os funcionários devem encontrar a localização dos compradores em questão e segui-los. Os clientes negros foram frequentemente descritos como “pedidos especiais”.

Além disso, a Zara enfrentou uma ação judicial de discriminação de 40 milhões de dólares em 2015, acusando-a de praticar favoritismo baseado na raça dentro da empresa. O processo alegava que os gerentes tratavam os funcionários de pele escura pior do que os colegas de pele mais clara.

Um estudo da Gallup indicava, em 2015, que 24% dos afro-americanos se sentiam discriminados durante as compras. Existam também outros estudos que mostram que os afro-americanos são dos clientes com mais poder de compra e são quem menos rouba dentro das lojas, mas a perceção dos proprietários das lojas não está de acordo com isto.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Os negros têm mais propensão para o crime e para o roubo e eu que o diga pois já me roubaram.. Ai cala-te boca que ainda me descobrem. Claro que não são todos. Há negros bons. Parte logo do princípio quando andam na escola, não têm inteligência para estudar. Depois quando são grandes não conseguem arranjar um emprego em condições e depois vai de roubar. E os ciganos são a mesma coisa e o que lhes vale é o rendimento de inserção social. E agora chamem-me racista por não ser politicamente correto. Há quem não goste de ouvir as verdades. Claro que também há brancos nas mesmas condições

  2. Porque não revelam a discriminação que as empresas africanas fazem aos funcionários brancos?
    Existem empresas angolanas que só contratam angolanos.. Isso não é racismo? Isso não é discriminação racial?
    E todas as regras que o estado angolano impõe a empresas estrangeiras? Percentagem de trabalhadores angolanos…obrigatório um sócio angolano.. etc, etc..
    O engraçado é a comunicação social não divulgar isso…

      • Adoro o teu nome…urso.
        E só para que conste na tua burrice e ignorância, as situações foram reportadas e são de domínio publico. Podes sempre pesquisar as leis angolas.
        Vê lá se usas a internet para aprender e não para ganhares calos nas mãos.

        • É um “trool”, não vê? Essa gente jamais fundamenta o quer que seja! impede o debate e a clarificação das ideias para manter o “status quo”! É bom viver à pala dos outros. Já nem disfarçam como entendem ser um “direito”! Essa gente quer manter, hoje já pela força a mentira o logro e quer obrigar os outros a viver com isso! Ainda se atrevem a falar eles da Inquisição!

  3. Caro Celta, eu cá não preciso de ver a sua cor, para saber que é burro e ignorante e imbecil. Não tenho por hábito insultar pessoas, mesmo quando estas merecem. Mas hoje calhou assim e calhou-lhe a si.

    • Ah você age por rotinas? Excelente argumento! O que não explica você nem os que “denunciam” estas medidas por que razão isso acontece! Olhe que não é só pela cor da pele! A experiência conta muito nestas coisas! Abra você um negocia e sujeite-se a ver se gosta!

  4. Eu só disse verdades. O pior cego é aquele que não ver. Vai mas é limpar as florestas já que vives do RSI.
    Como não tens argumentos chamas-me burro a mim.

    • Nem tudo o que disseste é mentira, é um facto que em Portugal como em outros países com grande número de pessoas de raça negra, estes tem um impacto grande na criminalidade.
      Mas não está ligado a cor de pele ou grau de inteligência.
      A cor da pele não interfere na inteligência, a falta de oportunidades, isso sim tem impacto. Desde um princípio que a raça de cor negra tem sido descriminada, não lhes dão as mesmas oportunidades, não tem acesso à educação, medicina, tecnología, etc.
      Se olhares para um branco e o tratares da mesma forma, ele vai ter dificuldade de inserção.
      Não sei se te apercebeste, mas os grandes criminosos da história tem sido brancos, todos temos a mesma predisposição para o crime, felizmente temos ao longo dos anos implementado valores morais que nos dão uma vantagem em relação ao relacionamento, mas não podemos esquecer que ao longo da história tem sido os brancos que mais crimes cometem.
      Já agora, tens tido muitos de raça negra bem mais inteligentes que os brancos, na realidade a raça negra, muito por conta do seu passado, quando tem oportunidades, aproveita melhor, porque dá valor a essa oportunidade ao invés de outros que as tem só porque tiveram a sorte de nascer brancos numa Europa ainda muito racista.

      • A cor da pele não, mas a cultura e as genética talvez tenham algo a dizer sobre o assunto! Não esqueça que o Prémio Nobel James Watson, por ter co-descoberto o ADN foi agora aos 90 anos foi “castigado” por “delitos de opinião”, chama-lhe agora “ideias racistas” por que afirma que os negros têm menor tendência para assuntos intelectuais e serão menos inteligentes, ou seja é castigado por gente muito menos dotada intelectualmente e menos especializada do que ele!!! Agora, na verdade indique-me quanto negros, se debruçam sobre investigação e se destacam sem ajudas, nem cotas, dos restantes? Vá faça esse exercício! Já agora, prove por que razão África está uma ruina completa, apesar de tão rica nada de novo deu ao mundo! Até pode comparar com Israel país pobre rodeado de inimigos, injustamente sabotado por quase tudo e todos, apenas por razões de revanchismo, e no entanto esses pouco mais de 5 milhões de habitantes já deram mais ao mundo em 70 anos, que os mil milhões de africanos todos juntos ao longo de toda a sua História, com a nobre excepção do Antigo Egipto! Hoje dizer verdades é crime!

        • Sim é uma realidade que hoje o que se diz é levado ao extremo quer a nível de racismo ou feminismo, dizes que um gajo é negro ou a mulher não sabe conduzir e vais preso. Tens razão que dizer verdades obvias é muitas vezes visto como politicamente incorrecto, mas isso não muda o que escrevi.
          Um negro não é menos inteligente por ser negro mas sim pela cultura.
          Quando fazes um estudo, tens de considerar um universo e não um grupo reduzido, e esse é o factor base aqui. Claro que a maioria dos negros esta em Africa, um pais subdesenvolvido e onde eles tem menos informação, estudos, oportunidades e são culturalmente desvalorizados. É então obvio que a maioria sai em desvantagem. Dizer que tens muitos negros na europa e que são bastante inteligentes e tem um QI elevado, não altera em nada o facto que a maioria não teve as mesmas oportunidades e logo fácil de dizer que os negros (na maioria) são menos inteligentes.

          O que o James disse foi tirado de contexto e usado para manchar o seu nome.
          Mas na realidade o que ele defende é um pouco que os negros tem culturalmente menos oportunidades e que geneticamente estão atrasados, ele tenta dizer que a evolução esta relacionada com o ambiente e a cultura que nos rodeia e prova com isso que a genética de certas raças evoluiu menos devido a esse factor.
          É claro que quando se diz algo sobre raças, é logo considerado racista tornando isso num tema proibido. De todas as formas o que James diz (no total) é fácil de provar, basta olhar para a nossa historia e a nossa evolução.

          Lembra que os maiores criminosos da historia são raça branca e talvez as pessoas mais estúpidas que conheces sejam de raça branca, exemplo dos que ainda acreditam que a terra é plana e que vão de cruzeiro ate ao limiar da terra.

  5. Só um esclarecimento:
    Se uma pessoa caucasiana desrespeitar uma pessoa de raça negra, é racismo.
    Se uma pessoa caucasiana desrespeitar uma pessoa caucasiana é falta de respeito.
    Sinceramente não entendo o porque.

    Acho que se dá demasiada importância a uma designação que tem que acabar.

    Uma nota:
    Não se pode dizer “preto” porque é ofensivo. O mais “correcto” será a denominação “negro”.
    Então porque razão se pode dizer “branco”? Não seria correcto o designação caucasiano?

  6. Meu Deus do céu !
    Quantas pessoas sem coração aqui nesses comentários !
    É algo inconcebível tanto odio destinado apenas a menos presar pessoas …. vao perguntar aos americanos o que eles acham de todos nós brasileiros de merda para eles !?! Inclusive vcs ai que estão metendo o pau nos negros ! Por favor ! Dai-me paciência com esse tipinho que nao deve ser nada na vida e tenta pisar em alguém pra poder se sentir melhor . Vão lavar um tanque de roupa suja ou pensar em algo bom para fazer que acrescente para a sociedade e nao que destrua com tanto preconceito .

  7. Nossa, surgiu uma pessoa sentada, e que pensa nessa pagina.
    Eu nunca vi tanto obscurantismo intelectual juntos !!!
    A imbecilidade dessas pessoas ajusta !!!
    O que que uma pessoa dessa pode acrescentar ao seu próximo ?
    Nojento, criaturas acéfalas !!!
    Preferem a ideologia racista dos avós e pais.
    Assustado com tanta burrice.

  8. E vocês.. ainda perdem tempo a responder…
    Conheço brancos..a querer ser pretos..
    Mas não conheço preto a querer ser branco.. porque será? existe racismo em Portugal..e ponto

  9. Há aqui um comentário que tem uma questão interessante: Qual a razão de África ser toda atrasada, com muitos países inviáveis ou atrasadíssima? Será só das opções políticas ou poderá ter algo a ver com alguma característica geral da população?
    Eu não sou racista mas a questão não deixa de ter a sua curiosidade…
    Será que algo na natureza deserda os negros da possibilidade de sucesso comparado com as outras raças?
    Estranho e a ser verdade uma injustiça a toda a prova….

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …