Violação do regime de exclusividade. Mortágua arrisca perder mandato

3

bloco_de_esquerda / Flickr

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Mariana Mortágua violou a lei de exclusividade ao acumular o salário que recebe enquanto deputada com a remuneração do programa Linhas Vermelhas, na SIC Notícias. A parlamentar arrisca perder o mandato.

A acumulação dos rendimentos pode sair caro a Mariana Mortágua.

Segundo o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, consultado pelo semanário Novo, nos termos do artigo 11.º do regime que regula o exercício de funções por titulares de cargos políticos (lei 52/2019 de 31 de Julho), “a infração ao regime de exclusividade prevê a perda do mandato, que tem de ser declarada pelo plenário da Assembleia da República. Só depois há recurso para o Tribunal Constitucional”.

José Magalhães, socialista e membro da Comissão de Transparência, vai mais longe e avisa que, perante “um montante obtido em violação da lei, é necessário perceber se o recebimento abusivo integra o crime de peculato“.

O Novo tentou obter um esclarecimento por parte do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), mas não conseguiu resposta em tempo útil.

A bloquista acumulou, desde outubro do ano passado até agora, o salário que recebe enquanto deputada com a remuneração pelo programa Linhas Vermelhas, na SIC Notícias.

Esta acumulação viola o regime de exclusividade parlamentar. Apesar de existir uma exceção para direitos de autor, programas de comentário político não podem ser considerados como tal.

Isto significa que a sua prestação no Jornal de Notícias é admissível para a Comissão de Transparência da Assembleia da República, mas não se pode dizer o mesmo em relação à sua colaboração no programa televisivo Linhas Vermelhas.

A Comissão de Transparência, presidida por Jorge Lacão (PS), não tem dúvidas de que “a participação em programas de comentário ou debate televisivo não se pode reconduzir à perceção de direitos de autor, não sendo por isso compatível com o exercício do mandato em regime de exclusividade”.

A deputada do Bloco de Esquerda disse desconhecer a alteração na regra que permite aos deputados receber dinheiro por artigos de opinião, mas não por participar em comentários televisivos.

Na sequência da notícia, Mortágua revelou que já informou a SIC de que abdica da remuneração pelo programa e pediu à Assembleia da República que sejam feitos os “acertos remuneratórios” para devolver o dinheiro que recebeu a mais entre outubro do ano passado e março de 2022.

ZAP //

3 Comments

  1. Mas é só a Mariana?! Até faz lembrar a célebre pergunta de Vale e Azevedo à jornalista Judite de Sousa, quando foi condenado: “Mas sou só eu, Judite??? As acumulações que para aí vão, Meu Deus? MAS…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.