O antigo presidente da Assembleia da República Vítor Crespo morreu hoje, aos 81 anos, disse fonte da família à Agência Lusa.
A família do ex-presidente da Assembleia da República ainda não tomou qualquer decisão relativamente às cerimónias fúnebres
A primeira manifestação de condolências partiu da presidente da Assembleia da República.
Assunção Esteves divulgou uma mensagem de condolências em que “lamenta profundamente a morte do Professor Doutor Vítor Crespo”, classificando-o como “cidadão ativo sempre presente” e considerando “uma honra vê-lo incluído na história dos Presidentes da Assembleia da República”.
Vitor Pereira Crespo foi presidente do Parlamento na 5.ª legislatura, entre 1987 e 1991.
Formado em Ciências Físico-Químicas, foi catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e reitor da Universidade de Lourenço Marques entre 1970 e 1972).
Foi eleito Deputado pelo PSD pela primeira vez em 1979 e, até ao XIV Congresso do partido, em 1988, foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional.
Entre os vários cargos públicos que ocupou estão os de embaixador e representante permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris, em 1984 e 1985, ministro da Educação e Ciência no 6.º e 7.º governos constitucionais e da Educação e das Universidades, no 8.º governo constitucional.
/Lusa