Morreu Simone Veil, primeira mulher a presidir ao Parlamento Europeu

european_parliament / Flickr

Simone Veil, primeira mulher a presidir o Parlamento Europeu

Simone Veil, primeira mulher a presidir o Parlamento Europeu

A primeira mulher a presidir ao Parlamento Europeu, a francesa Simone Veil, morreu esta sexta-feira, aos 89 anos de idade.

A antiga ministra Simone Veil, autora da lei de legalização da interrupção voluntária da gravidez em França e primeira presidente do Parlamento Europeu (1979-1982), morreu hoje, anunciou à agência France-Presse o seu filho.

“A minha mãe morreu esta manhã em casa. Ia fazer 90 anos no próximo dia 13 de julho”, disse Jean Veil.

Figura maior da vida política francesa, académica, Simone Veil escapou aos campos da morte durante a II Guerra Mundial e incarnava para os franceses a memória do holocausto judeu. Foi deportada com 16 anos para Auschwitz e, juntamente com a sua irmã, foram os únicos membros da família que não morreram no campo de concentração.

Em 1945, ingressa no curso de Direito em Paris, onde conhece Antoine Veil, com quem casou a 26 de outubro de 1946. O casal teve três filhos. Em 1974, Simone Veil é nomeada Ministra da Saúde no Governo liderado por Jacques Chirac, cargo que mantém nos Governos seguintes de Raymond Barre, até Julho de 1979.

Enquanto responsável pela pasta da Saúde, facilitou o acesso a métodos contracetivos e elaborou a lei de legalização da interrupção voluntária da gravidez em França, que entra em vigor a 17 de Janeiro de 1975.

Em julho de 1979, abandona o Governo francês para liderar, a pedido de Valéry Giscard d’Estaing, a lista do partido UDF às eleições ao Parlamento Europeu, onde será eleita como presidente. Foi a primeira mulher a presidir este organismo.

Em março de 1993, é nomeada Ministra de Estado, Ministra dos Assuntos Sociais e da Cidade no governo de Édouard Balladur, cargo que desempenhou até julho de 1995. Em 1998, foi nomeada membro do Conselho Constitucional de França, no qual permaneceu até 2007, ano em que terminou o seu mandato.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hesitação anedótica dos deputados do PSD Madeira terá sido motivada por pressões de Rui Rio

O momento anedótico protagonizado pelos deputados do PSD Madeira, no Parlamento, aquando do chumbo às transferências de mais dinheiro para o Novo Banco, terá sido motivado por pressões de Rui Rio sobre o presidente do …

Estudo prevê menos de 2 mil novos casos diários no Natal

No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje. Neste momento regista-se uma redução de 2,7% de novos …

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …