/

Morreu Rui Pena, antigo ministro da Defesa

O advogado e antigo ministro da Defesa morreu, esta segunda-feira de manhã, aos 78 anos de idade, em Lisboa.

Rui Pena morreu hoje de manhã, aos 78 anos, em Lisboa, informou o escritório de advogados que fundou. Em comunicado, citado pelo Expresso, “a CMS Rui Pena & Arnaut comunica com profundo pesar e tristeza o falecimento do seu sócio fundador, Dr. Rui Pena”.

Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena nasceu em Torres Novas, em 25 de dezembro de 1939. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi ministro da Defesa Nacional no Governo de António Guterres, entre 2001 e 2002, e ministro da Reforma (1978).

Depois de ter fundado a sua primeira sociedade em 1987, o advogado tornou-se sócio fundador da CMS Rui Pena & Arnaut.

Na política, foi militante do CDS, pelo qual foi ministro da Reforma Administrativa num governo de coligação liderado por Mário Soares (1978) e, anos mais tarde, ministro da Defesa Nacional no segundo Governo de António Guterres (2001/2002).

Presidente do Instituto da Sociedade de Advogados da Ordem dos Advogados desde 2006, Rui Pena era também membro do Conselho Consultivo da Associação das Sociedades de Advogados Portugueses (ASAP) desde 2011.

Numa nota enviada à agência Lusa, António Guterres refere que “foi com profunda tristeza que soube da morte de Rui Pena. Tive o enorme privilégio de com ele trabalhar intimamente desde a Revolução de Abril de 1974, incluindo o enorme prazer de ter sido seu colega de Governo”.

“Além de um amigo, era um cidadão exemplar e um político notável a quem o país muito deve”, acrescenta o secretário-geral das Nações Unidas. “À sua família quero transmitir as minhas mais sentidas condolências”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.