Morreu Rui Pena, antigo ministro da Defesa

O advogado e antigo ministro da Defesa morreu, esta segunda-feira de manhã, aos 78 anos de idade, em Lisboa.

Rui Pena morreu hoje de manhã, aos 78 anos, em Lisboa, informou o escritório de advogados que fundou. Em comunicado, citado pelo Expresso, “a CMS Rui Pena & Arnaut comunica com profundo pesar e tristeza o falecimento do seu sócio fundador, Dr. Rui Pena”.

Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena nasceu em Torres Novas, em 25 de dezembro de 1939. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi ministro da Defesa Nacional no Governo de António Guterres, entre 2001 e 2002, e ministro da Reforma (1978).

Depois de ter fundado a sua primeira sociedade em 1987, o advogado tornou-se sócio fundador da CMS Rui Pena & Arnaut.

Na política, foi militante do CDS, pelo qual foi ministro da Reforma Administrativa num governo de coligação liderado por Mário Soares (1978) e, anos mais tarde, ministro da Defesa Nacional no segundo Governo de António Guterres (2001/2002).

Presidente do Instituto da Sociedade de Advogados da Ordem dos Advogados desde 2006, Rui Pena era também membro do Conselho Consultivo da Associação das Sociedades de Advogados Portugueses (ASAP) desde 2011.

Numa nota enviada à agência Lusa, António Guterres refere que “foi com profunda tristeza que soube da morte de Rui Pena. Tive o enorme privilégio de com ele trabalhar intimamente desde a Revolução de Abril de 1974, incluindo o enorme prazer de ter sido seu colega de Governo”.

“Além de um amigo, era um cidadão exemplar e um político notável a quem o país muito deve”, acrescenta o secretário-geral das Nações Unidas. “À sua família quero transmitir as minhas mais sentidas condolências”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …