//

Morreu a primeira mulher portuguesa a integrar um Governo

Maria Teresa Cárcomo Lobo foi nomeada subsecretária de Estado da Saúde em agosto de 1970 por Marcelo Caetano. Morreu este mês no Rio de Janeiro, no Brasil, aos 89 anos.

A notícia da morte de Maria Teresa Cárcomo Lobo foi avançada em Portugal pelo embaixador jubilado Francisco Seixas da Costa, com uma nota na sua página pessoal no Facebook. Além disso, foi confirmada em sites brasileiros, nomeadamente da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Nascida a 18 de fevereiro de 1929 em Malanje, Angola, Maria Teresa Cárcomo Lobo licenciou-se em Direito em Lisboa.

Antes de chegar ao governo de Marcelo Caetano, Maria Teresa Cárcomo Lobo havia passado por Macau e Moçambique. A 21 de agosto de 1970 foi nomeada pelo então presidente do Conselho, Marcelo Caetano, para subsecretária da Saúde e Assistência, tornando-se na primeira mulher portuguesa a desempenhar um cargo governativo. O seu discurso de posse ainda consta nos arquivos da RTP.

Em julho de 1973 deixou o Governo e depois do 25 de abril partiu para o Brasil, de onde nunca mais regressaria.  No Brasil, chegou a juíza federal e foi dirigente da ACRJ.

No Facebook, Francisco Seixas da Costa – que foi embaixador no Brasil – recordou que a nomeação da jurista para o Governo foi então considerada como “uma novidade, quase ‘histórica'”. “Aquela cabeleira enfunada foi uma imagem que encheu então os jornais e a televisão, passando subliminarmente como uma prova da abertura marcelista.”

MARIA TERESA LOBO Morreu, no Brasil, Maria Teresa Lobo. Quem era? Foi a primeira mulher que, em Portugal, fez parte de…

Publicado por Francisco Seixas da Costa em Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Na mesma nota, o diplomata salientou a origem indiana da jurista e o facto de essa circunstância ter servido, a partir dos anos 50, como uma “notória via de ascensão na sociedade portuguesa”.

Segundo contou, na sua passagem pelo Brasil conviveu com várias figuras portuguesas ligadas ao Estado Novo que escolheram aquele país como porto de abrigo depois do 25 de abril. Mas não o fez com Maria Teresa: “Tive francamente pena”. No Brasil, a jurista teve um “percurso profissional de mérito”.

Maria Teresa Lobo morreu no dia 8 de dezembro, com 89 anos, e foi sepultada no dia seguinte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.