Morreu o soldado que não acreditava que a guerra tinha acabado

Government of Japan / Wikimedia

Hiroo Onoda, o soldado que não acreditou que a guerra tinha acabado

Hiroo Onoda, o soldado que não acreditou que a guerra tinha acabado

Um soldado japonês que ao longo de três décadas esteve escondido na selva nas Filipinas por não acreditar que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, morreu em Tóquio aos 91 anos.

Hiroo Onoda encetou uma campanha de guerrilha na ilha de Lubang, perto de Luzon, até que em 1974 foi convencido que a guerra tinha terminado.

Panfletos espalhados no local onde se encontrava e outro tipo de esforços nunca convenceram Onoda do fim da guerra e só a visita de um seu antigo comandante, que lhe ordenou que baixasse as armas, colocou fim à ‘sua’ guerra.

Hiroo Onoda foi treinado como oficial de informações e instrutor de tácticas de guerrilha e quando foi deixado em Lubang tinha orientações para nunca se render, nunca participar em ataques suicidas e resistir até à chegada de reforços.

Mesmo depois do fim da guerra em 1945, Onoda e outros três soldados mantiveram-se firmes nas suas missões.

O caso de Onoda ficou conhecido em 1950, após o regresso ao Japão de um dos soldados que estava na mesma região.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …

Bloco e Livre reúnem-se terça-feira para discutir "possíveis convergências"

O Bloco de Esquerda e o Livre reúnem-se, na terça-feira, no Parlamento, num encontro pedido pelo partido que elegeu Joacine Katar Moreira, e que também foi proposto ao PCP, PEV e PAN para discutir "possíveis …