/

Morreu o homem mais pequeno alguma vez medido

guinnessworldrecords.com

Chandra Bahadur Dangi era o Homem Mais Pequeno do Mundo

Chandra Bahadur Dangi era o Homem Mais Pequeno do Mundo

O nepalês Chandra Bahadur Dangi, o homem mais pequeno do mundo, morreu esta quinta-feira, aos 75 anos. Estava internado desde a semana passada num hospital em Pago Pago, na Samoa Americana, com uma pneumonia.

Chandra Bahadur Dangi constava no Livro de Recordes do Guinness, com os seus 55,6 centímetros de altura, não apenas como o mais pequeno homem vivo, mas como “o mais pequeno homem alguma vez medido”.

A editora do Guiness apresentou, em comunicado, as suas “sinceras condolências à família do Sr. Dangi, nesta altura difícil”, acrescentado que será recordado para sempre como uma figura icónica e “um extraordinário detentor de um recorde”.

Natural de uma aldeia remota a cerca de 400 km da capital Nepalesa, Katmandu, Dangi foi descoberto por um madeireiro, quando já tinha 70 anos.

Dangi, que tem 5 irmãos, nunca tinha ido ao médico, e não tinha noção de que poderia ser o homem mais pequeno do mundo. Na altura, bateu o recorde de Gul Mohammed, que media 57 centímetros.

O filipino Junrey Balawing, com 18 anos e 60 cm, é agora (de novo) o mais pequeno homem vivo.

O homem mais pequeno do mundo e a mulher mais pequena do mundo, a indiana Jhoti Amge, encontraram-se pela primeira vez em 2013. O momento ficou registado em vídeo pelo Guinness.

Dangi era um anão primordial. Ao contrário da acondroplasia, mais comum, que tem causa genética, no nanismo primordial há uma disfunção na glândula pituitária, que provoca insuficiência na produção das hormonas que regulam o crescimento.

No pouco tempo desde que foi encontrado, Dangi tornou-se uma pequena lenda viva. Viajou incansavelmente, deu-se a conhecer, e conheceu o mundo.

Que descanse agora em paz.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.