Morreu o homem mais pequeno alguma vez medido

guinnessworldrecords.com

Chandra Bahadur Dangi era o Homem Mais Pequeno do Mundo

Chandra Bahadur Dangi era o Homem Mais Pequeno do Mundo

O nepalês Chandra Bahadur Dangi, o homem mais pequeno do mundo, morreu esta quinta-feira, aos 75 anos. Estava internado desde a semana passada num hospital em Pago Pago, na Samoa Americana, com uma pneumonia.

Chandra Bahadur Dangi constava no Livro de Recordes do Guinness, com os seus 55,6 centímetros de altura, não apenas como o mais pequeno homem vivo, mas como “o mais pequeno homem alguma vez medido”.

A editora do Guiness apresentou, em comunicado, as suas “sinceras condolências à família do Sr. Dangi, nesta altura difícil”, acrescentado que será recordado para sempre como uma figura icónica e “um extraordinário detentor de um recorde”.

Natural de uma aldeia remota a cerca de 400 km da capital Nepalesa, Katmandu, Dangi foi descoberto por um madeireiro, quando já tinha 70 anos.

Dangi, que tem 5 irmãos, nunca tinha ido ao médico, e não tinha noção de que poderia ser o homem mais pequeno do mundo. Na altura, bateu o recorde de Gul Mohammed, que media 57 centímetros.

O filipino Junrey Balawing, com 18 anos e 60 cm, é agora (de novo) o mais pequeno homem vivo.

O homem mais pequeno do mundo e a mulher mais pequena do mundo, a indiana Jhoti Amge, encontraram-se pela primeira vez em 2013. O momento ficou registado em vídeo pelo Guinness.

Dangi era um anão primordial. Ao contrário da acondroplasia, mais comum, que tem causa genética, no nanismo primordial há uma disfunção na glândula pituitária, que provoca insuficiência na produção das hormonas que regulam o crescimento.

No pouco tempo desde que foi encontrado, Dangi tornou-se uma pequena lenda viva. Viajou incansavelmente, deu-se a conhecer, e conheceu o mundo.

Que descanse agora em paz.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …

Caso Marega. PGR tinha brigada anti-racismo no jogo de Guimarães

A equipa do Ministério Público estava de serviço, no jogo entre V. Guimarães e FC Porto, quando o jogador maliano decidiu abandonar o campo na sequência de cânticos racistas. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cientistas descobriram o que comiam os primeiros australianos

Uma equipa de arqueólogos e anciões aborígines encontraram sobras carbonizadas de há 65 mil anos, que estão a mostrar o que comiam as primeiras pessoas a viver na Austrália. Os investigadores e anciões aborígines locais recuperaram recentemente …

Estivadores avançam para greve total no Porto de Lisboa

Os estivadores do porto de Lisboa decidiram, esta sexta-feira, convocar uma greve total, de 9 a 30 de março, face à decisão das empresas de estiva de pedirem a insolvência da A-ETPL, Associação – Empresa …

Rui Rio quer controlar contactos entre a bancada do PSD e jornalistas

A direção do PSD enviou, esta sexta-feira, um comunicado aos deputados no qual determina que os contactos com os jornalistas deverão ser efetuados de forma articulada através da assessoria de imprensa. De acordo com a revista …

Medusas lançam granadas de muco e deixam a "água dormente"

Uma espécie de medusa caça as suas presas lançando granadas de veneno para deixar a "água dormente". Esta é a resolução de um mistério de longa data, que também afeta seres humanos. As águas-vivas-de-cabeça-para-baixo (Cassiopea xamachana), …