/

Morreu Kumba Ialá, ex-Presidente da Guiné-Bissau

Nammarci

Kumba Ialá, ex-Presidente da Guiné-Bissau

Kumba Ialá, ex-Presidente da Guiné-Bissau

O ex-Presidente da Guiné-Bissau Kumba Ialá morreu esta sexta-feira vítima de doença cardíaca, disse à agência Lusa fonte diplomática em Bissau.

O corpo encontra-se no Hospital Militar da capital da Guiné-Bissau, no edifício da morgue, guardado por vários militares, mas sem que haja esclarecimentos adicionais por parte da unidade de saúde.

Ao mesmo tempo, várias pessoas estão a concentrar-se junto à casa do ex-Presidente à medida que a notícia vai sendo conhecida, constatou a agência Lusa no local.

Segundo fontes ligadas ao governo de transição, deverá ser convocado para esta manhã um conselho de ministros extraordinário.

Kumba Ialá, que fez 61 anos a 15 de março deste ano, renunciou à vida ativa política a 1 de janeiro deste ano, alegando “haver um tempo para tudo”. A Guiné-Bissau vive um período de campanha eleitoral com vista às eleições gerais (presidenciais e legislativas) de 13 de abril, nas quais Kumba Ialá apoiava um dos candidatos independentes à presidência, Nuno Nabian.

Sepultamento só depois das eleições

O corpo do ex-presidente da Guiné-Bissau, Kumba Ialá, só deve ser sepultado após a proclamação dos resultados das eleições gerais de 13 de abril, defendeu hoje o seu médico e sobrinho, Martinho Nhanca.

Questionado sobre as causas da morte ocorrida cerca da meia-noite passada, Martinho Nhanca, que assistiu o ex-presidente, afirmou apenas Kumba lhe pediu que fosse sepultado “depois das eleições”.

O médico contou que o político guineense lhe terá pedido para não morrer em casa, à frente dos filhos, pelo que, adiantou, foi assistido na clínica do sobrinho no bairro de Bôr, arredores de Bissau.

Mesmo após a insistência dos jornalistas, Martinho Nhanca recusou-se a adiantar as causas prováveis da morte de Kumba Ialá: “não se fala do diagnóstico de um fulano publicamente, enquanto médico pessoal”, disse.

No entanto, várias fontes familiares referiram esta manhã aos jornalistas, à porta da residência de Kumba Ialá, no Bairro Internacional, que o ex-presidente morreu de crise cardíaca.

Segundo descreveram, o político guineense sentiu-se mal quando regressou a Bissau na quinta-feira, depois de ter participado numa ação de campanha de Nuno Nabian, candidato independente à presidência da Guiné-Bissau, no sul do país.

Face à indisposição, decidiu deslocar-se a partir de casa ao encontro de Martinho Nhanca para lhe pedir assistência, mas acabaria por não resistir.

Segundo os mesmos familiares, Kumba vivia a um ritmo mais acelerado e com menos descanso desde o início da campanha eleitoral, alimentando-se mal e sujeito a várias doses de medicamentos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.