Morreu José Manuel Tengarrinha

Alfredo Cunha / Lusa

José Manuel Tengarrinha

José Manuel Tengarrinha, fundador do MDP/CDE, morreu esta sexta-feira aos 86 anos, confirmou à Lusa o dirigente do Livre Rui Tavares. Tengarrinha, que foi deputado na Assembleia Constituinte, era atualmente militante do partido Livre.

Fonte próxima da família adiantou à agência Lusa que o corpo vai no domingo, às 18h00, para a Basílica da Estrela, em Lisboa, de onde saíra na segunda-feira para cremação, numa cerimónia reservada à família.

Historiador e professor, o fundador do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) foi preso pela PIDE e esteve na Cadeia do Aljube. Nasceu em Portimão, em 1932.

Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, jornalista, escritor, investigador, político, cofundador do MDP/CDE, José Manuel Tengarrinha foi deputado à Assembleia Constituinte, em 1975-76, e nas quatro primeiras legislaturas, até 1987.

Antes do 25 de Abril, participou e liderou a constituição da Comissão Democrática Eleitoral (CDE), nascida em Lisboa, que se estendeu a mais distritos do país, para disputar as eleições de 1969, em plena ditadura do Estado Novo.

Detido várias vezes pela PIDE, a polícia política do fascismo, Tengarrinha esteve preso na Cadeia do Aljube, em Lisboa, e no Forte de Caxias, de onde foi libertado nos dias que se seguiram à queda do anterior regime.

Autor da primeira “História da Imprensa Periódica Portuguesa“, editada originalmente em 1965 e, depois, em 1989, retomou mais tarde o ramo que elegeu como alvo de estudo – a história oitocentista -, para dar o primeiro volume da “Nova história da imprensa portuguesa das origens a 1865”, na qual reúne a investigação do historiador sobre o liberalismo oitocentista.

Em 2012, no dia em que comemorou 80 anos, José Manuel Tengarrinha foi homenageado numa iniciativa intitulada “Festa de anos em Abril”. Poucos dias depois recebeu das mãos do então presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, a medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.

A 20 de dezembro de 2015, no IV Congresso do Livre, foi eleito membro da Assembleia, depois de ter apoiado o partido de Rui Tavares nas eleições europeias de 2014.

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que o fundador do MDP/CDE José Manuel Tengarrinha se distinguiu em Portugal como um “lutador antifascista”, tendo sido um “exemplo de cidadão civicamente ativo” e um “historiador ilustre”.

“Manifesto à família de José Manuel Tengarrinha sentido pesar pelo seu falecimento. Lutador antifascista, deputado constituinte, militante político, foi um exemplo de cidadão civicamente ativo, a par de historiador ilustre que investigou e lecionou com paixão”, refere o primeiro-ministro na mensagem que enviou à agência Lusa.

// Lusa

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dragões de Komodo têm uma "armadura" debaixo da pele

Um novo estudo mostra que debaixo da sua pele escamosa, os dragões de Komodo estão quase todos cobertos por uma armadura de pequenos ossos. Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) são conhecidos por serem fortes, rápidos …

Pelo menos 15 mortos e 70 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, esta quinta-feira, num atentado ao lado de um hospital na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão. O ataque ocorreu cerca das 06h00 desta quinta-feira (03h00 em Lisboa), …

Justiça absolve ex-responsáveis da operadora da central nuclear de Fukushima

Um tribunal japonês absolveu, esta quinta-feira, três antigos responsáveis da operadora da central japonesa de Fukushima, que estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear. O tribunal distrital de Tóquio …

Há décadas que o buraco na camada de ozono não estava tão pequeno (e pode estar quase curado)

Após um enorme esforço global, a camada de ozono sobre a Antártida é a mais pequena em décadas. Nesse ritmo de recuperação, a agência ambiental das Nações Unidas declarou que a maior parte da camada …

A misteriosa megaestrutura alienígena pode ser uma exolua orfã a ser despedaçada

Uma exolua órfã gradualmente a ser dilacerada pode explicar o estranho comportamento obscuro de uma estrela que intriga os cientistas há anos - e que pode ser evidência potencial de uma "megaestrutura alienígena". Os astrónomos observaram …

Afinal, anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar

Um novo estudo sugere que os anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar, depois de uma pesquisa anterior ter dito que tinham apenas 100 milhões de anos. Os anéis de Saturno …

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …