Moody’s critica Governo e avisa para riscos da banca

1

partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Finanças, Mário Centeno

A agência de notação financeira Moody’s alertou esta terça-feira para os riscos que “a debilidade” da banca nacional coloca a Portugal e reafirmou que o défice se deverá fixar nos 3,0%, acima das previsões governamentais de 2,2%, criticando que as reformas estruturais aplicadas não estão a fortalecer a economia.

Numa nota sobre a qualidade de crédito de Portugal, a agência de rating refere que, nos últimos anos, o desempenho orçamental do país tem sido afetado de forma negativa pela necessidade do Estado injetar capital em vários bancos e salienta que o Governo pode ter de voltar a capitalizar a Caixa Geral de Depósitos este ano.

“A constante debilidade da banca continua a ser um risco para a notação de crédito de Portugal”, indica a Moody’s. Uma avaliação que surge depois da notícia de que o governo já aprovou uma injecção de quatro mil milhões de euros na CGD.

Na nota emitida pela agência de rating, que é citada pelo Dinheiro Vivo, é ainda feita a comparação com Espanha, relevando-se que “a economia de Portugal continua a crescer de forma muito mais moderada que outros países da periferia”.

“O crescimento económico não vai dar grande apoio à consolidação orçamental planeada e à redução do elevado rácio de dívida pública”, frisa ainda a Moody’s, apontando que as reformas estruturais dos últimos anos “não estão a mostrar resultados na forma de uma economia mais resiliente e mais forte”.

A agência também refere que, embora o rácio de dívida pública, que se situa nos 129% do PIB, continue estável, é um dos mais elevados dos países que analisa.

Além disso, vaticina ainda que haverá uma “queda gradual deste rácio nos próximos anos”, também alerta que “esta correcção será vulnerável a derrapagens orçamentais ou a um fraco crescimento económico”.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.