Montijo vai mesmo descolar. “Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos”

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto “considerado necessário há mais de 50 anos”, sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores mais prejudicados pela pandemia de covid-19, passa por dar continuidade ao projeto do aeroporto do Montijo.

“Temos trabalhado com a ANA e o município da Moita para que nada justifique atrasos no calendário estabelecido e podermos ter um novo aeroporto em Lisboa para o que será a procura pós-covid”, disse o primeiro-ministro, esta segunda-feira, na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), citado pelo Expresso.



Não será uma pandemia a alterar um projeto considerado necessário há mais de 50 anos”, afirmou ainda António Costa, salientando que o “turismo pós-covid vai ser seguramente um bom setor de atividade num país que é o melhor destino do mundo há três anos consecutivos”.

O problema reside em “como chegar ao pós-covid”, numa crise que não se sabe “quanto tempo vai durar” e que “atingiu brutalmente as empresas de turismo”.

Neste momento, a prioridade do Executivo é “preservar o mais possível os ativos deste setor”. “Precisamos de empresas para recuperar a atividade em pleno, tal como não podemos deixar perder os seus recursos qualificados.”

Flexibilização da medida de apoio à retoma para o turismo

António Costa anunciou que o Governo está a preparar uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o lay-off simplificado, assim como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração.

O governante adiantou que, tendo em conta a evolução da economia, está a “preparar a flexibilização da medida de apoio à retoma, sucedâneo do lay-off simplificado”, sem adiantar mais detalhes.

O lay-off simplificado foi substituído em agosto pela medida de apoio à retoma progressiva e pelo incentivo financeiro extraordinário à normalização da atividade empresarial – que contempla um apoio equivalente a dois salários mínimos por trabalhador pago ao longo de seis meses ou a um salário mínimo pago de uma vez.

Manter o lay-off simplificado no turismo é uma reivindicação do setor, uma vez queo programa sucedâneo não se adapta à atividade, pois tem como pressuposto a recuperação económica, algo que não se verificou a nível turístico.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sempre vão avançar com o parque de estacionamento para as avionetas da TAP, da Ryanair e da EasyJet? Um aeroporto para o E190, para o B737 e para o A320!! Até o aeroporto de Badajoz tem uma pista maior do que a do Montijo! Também não é preciso fazer um aeroporto como o de Barajas, mas deixem de brincar às casinhas, está bem?

  2. Alguém falou em turismo?? Ah estavam a falar de covid certo? Covid falta de turistas países a fechar fronteiras, hotéis em dificuldades…. Economia estagnada…. Aeroportos desertos… Que bem é neste contesto que querem construir um novo aeroporto sabendo que o cenário alterou? Vão mas é ajudar as empresas e os desempregado esses sim precisam de ajuda

RESPONDER

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …