Montijo vai mesmo descolar. “Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos”

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto “considerado necessário há mais de 50 anos”, sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores mais prejudicados pela pandemia de covid-19, passa por dar continuidade ao projeto do aeroporto do Montijo.

“Temos trabalhado com a ANA e o município da Moita para que nada justifique atrasos no calendário estabelecido e podermos ter um novo aeroporto em Lisboa para o que será a procura pós-covid”, disse o primeiro-ministro, esta segunda-feira, na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), citado pelo Expresso.

Não será uma pandemia a alterar um projeto considerado necessário há mais de 50 anos”, afirmou ainda António Costa, salientando que o “turismo pós-covid vai ser seguramente um bom setor de atividade num país que é o melhor destino do mundo há três anos consecutivos”.

O problema reside em “como chegar ao pós-covid”, numa crise que não se sabe “quanto tempo vai durar” e que “atingiu brutalmente as empresas de turismo”.

Neste momento, a prioridade do Executivo é “preservar o mais possível os ativos deste setor”. “Precisamos de empresas para recuperar a atividade em pleno, tal como não podemos deixar perder os seus recursos qualificados.”

Flexibilização da medida de apoio à retoma para o turismo

António Costa anunciou que o Governo está a preparar uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o lay-off simplificado, assim como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração.

O governante adiantou que, tendo em conta a evolução da economia, está a “preparar a flexibilização da medida de apoio à retoma, sucedâneo do lay-off simplificado”, sem adiantar mais detalhes.

O lay-off simplificado foi substituído em agosto pela medida de apoio à retoma progressiva e pelo incentivo financeiro extraordinário à normalização da atividade empresarial – que contempla um apoio equivalente a dois salários mínimos por trabalhador pago ao longo de seis meses ou a um salário mínimo pago de uma vez.

Manter o lay-off simplificado no turismo é uma reivindicação do setor, uma vez queo programa sucedâneo não se adapta à atividade, pois tem como pressuposto a recuperação económica, algo que não se verificou a nível turístico.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sempre vão avançar com o parque de estacionamento para as avionetas da TAP, da Ryanair e da EasyJet? Um aeroporto para o E190, para o B737 e para o A320!! Até o aeroporto de Badajoz tem uma pista maior do que a do Montijo! Também não é preciso fazer um aeroporto como o de Barajas, mas deixem de brincar às casinhas, está bem?

  2. Alguém falou em turismo?? Ah estavam a falar de covid certo? Covid falta de turistas países a fechar fronteiras, hotéis em dificuldades…. Economia estagnada…. Aeroportos desertos… Que bem é neste contesto que querem construir um novo aeroporto sabendo que o cenário alterou? Vão mas é ajudar as empresas e os desempregado esses sim precisam de ajuda

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …