Em relação ao Montijo, Rui Rio não abre o jogo

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

O que Rui Rio fará quando for chamado a pronunciar-se sobre o futuro do aeroporto do Montijo é uma incógnita. A pressão atira-a para o Governo e para a esquerda.

Algumas Câmaras, como a do Seixal e a da Moita, mostraram-se objetivamente contra a construção do novo aeroporto do Montijo. Para contornar o parecer negativo destas autarquias, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sugeriu uma alteração à lei que permitisse ultrapassar o veto dos autarcas.

Bloco de Esquerda, PCP e PEV, pelo menos, já garantiram que são contra qualquer mudança e que, nesse sentido, vão inviabilizar a iniciativa do Governo socialista.

Ora, a confirmar-se este chumbo da Esquerda, os socialistas não têm outra opção senão virar-se para o PSD para a norma ser aprovada. Tal como o semanário Expresso avançou no sábado, os primeiros passos já foram dados por Pedro Nuno Santos, que contactou diretamente o líder social-democrata no sentido de o convencer a dar uma mãozinha ao Governo socialista.

Rui Rio não abre a boca e mantém tudo em aberto. Ao Expresso, fonte do gabinete do líder do PSD disse que, se esta questão chegar ao Parlamento, todos os fatores serão colocados na balança: quer a vontade das autarquias, quer a importância estratégia desta obra para o país. Segundo o matutino, basta a abstenção do PSD para fazer aprovar no Parlamento a alteração à lei.

Mas Rio não ficou agradado com as notícias que davam conta que o PSD tinha nas mãos o futuro do Montijo. No Twitter, reagiu: “Porque é que no caso específico do aeroporto do Montijo se noticia que a solução está nas mãos do PSD? Se o assunto for à AR para votação, o PSD só terá, como é lógico, 79 deputados. Ou será que nessa sessão podemos meter mais alguns? Ou os outros vão abandonar o plenário?

Para o social-democrata, a responsabilidade deste impasse recai no PS e nos partidos à esquerda.

Rui Rio nunca escondeu as reservas que sempre teve em relação ao aeroporto do Montijo. No debate pré-eleitoral, o líder disse, inclusivamente, que os sociais-democratas inscreveram no programa eleitoral a “reapreciação da solução Alcochete“, mesmo que tal obrigasse “a uma renegociação das condições contratuais da concessão”.

Depois de a Agência de Proteção Ambiental (APA) ter viabilizado o projeto mediante a adoção de medidas mitigadoras do impacte ambiental, no final de outubro, Rui Rio deu o caso como encerrado.

“A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) é um documento técnico, eu não sou técnico. Tenho de acreditar nos técnicos, se for possível cumprir a DIA e fazer as obras com os cuidados que é necessário, por mim tudo bem”, disse na altura.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Rui rio não passa de um cata-vento, um politico sério não espera para ouvir os outros para dizer a sua opinião seja sobre que assunto for, se fica calado á espera de tomar uma posição só depois de ouvir qual a corrente de vento mais forte para depois alinhar pela corrente do vento só mostra que como homem não tem ideia própria anda ao sabor das suas conveniências, a esses homens chamo de cata-ventos, todos nós temos uma opinião própria independente do que as direções partidárias.

RESPONDER

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …

Bombeiros acusam autarca de Paços de Ferreira de desrespeitar confinamento após teste positivo

Bombeiros da corporação de Paços de Ferreira dizem ter comunicado à GNR que o presidente da Câmara local, Humberto Brito, "desrespeitou o isolamento profilático de 14 dias a que estava obrigado" após ter declarado que …

Preferimos irracionalmente os números redondos (mesmo quando os exatos nos favorecem mais)

Uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos concluiu que o Homem tem uma preferência irracional por números arredondados, optando por estes mesmo em situações em que os números exatos o favorecem mais. Prefere …

RTP gasta anualmente 200 mil euros na manutenção de terrenos não utilizados

O presidente do Conselho de Administração da RTP afirmou que a empresa gasta anualmente 200 mil euros em manutenção de terrenos não utilizados, sendo que nos últimos cinco anos gastou um milhão de euros nesta …

Jesus no Benfica. Um silêncio incómodo, a alegada amante e a "sacanagem" do Flamengo

O futuro de Jorge Jesus continua a ser uma incógnita, mas é certo que os responsáveis do Flamengo não estão contentes com os rumores que o colocam no Benfica. No Brasil, estalou nas últimas horas …