Em relação ao Montijo, Rui Rio não abre o jogo

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

O que Rui Rio fará quando for chamado a pronunciar-se sobre o futuro do aeroporto do Montijo é uma incógnita. A pressão atira-a para o Governo e para a esquerda.

Algumas Câmaras, como a do Seixal e a da Moita, mostraram-se objetivamente contra a construção do novo aeroporto do Montijo. Para contornar o parecer negativo destas autarquias, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sugeriu uma alteração à lei que permitisse ultrapassar o veto dos autarcas.

Bloco de Esquerda, PCP e PEV, pelo menos, já garantiram que são contra qualquer mudança e que, nesse sentido, vão inviabilizar a iniciativa do Governo socialista.

Ora, a confirmar-se este chumbo da Esquerda, os socialistas não têm outra opção senão virar-se para o PSD para a norma ser aprovada. Tal como o semanário Expresso avançou no sábado, os primeiros passos já foram dados por Pedro Nuno Santos, que contactou diretamente o líder social-democrata no sentido de o convencer a dar uma mãozinha ao Governo socialista.

Rui Rio não abre a boca e mantém tudo em aberto. Ao Expresso, fonte do gabinete do líder do PSD disse que, se esta questão chegar ao Parlamento, todos os fatores serão colocados na balança: quer a vontade das autarquias, quer a importância estratégia desta obra para o país. Segundo o matutino, basta a abstenção do PSD para fazer aprovar no Parlamento a alteração à lei.

Mas Rio não ficou agradado com as notícias que davam conta que o PSD tinha nas mãos o futuro do Montijo. No Twitter, reagiu: “Porque é que no caso específico do aeroporto do Montijo se noticia que a solução está nas mãos do PSD? Se o assunto for à AR para votação, o PSD só terá, como é lógico, 79 deputados. Ou será que nessa sessão podemos meter mais alguns? Ou os outros vão abandonar o plenário?

Para o social-democrata, a responsabilidade deste impasse recai no PS e nos partidos à esquerda.

Rui Rio nunca escondeu as reservas que sempre teve em relação ao aeroporto do Montijo. No debate pré-eleitoral, o líder disse, inclusivamente, que os sociais-democratas inscreveram no programa eleitoral a “reapreciação da solução Alcochete“, mesmo que tal obrigasse “a uma renegociação das condições contratuais da concessão”.

Depois de a Agência de Proteção Ambiental (APA) ter viabilizado o projeto mediante a adoção de medidas mitigadoras do impacte ambiental, no final de outubro, Rui Rio deu o caso como encerrado.

“A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) é um documento técnico, eu não sou técnico. Tenho de acreditar nos técnicos, se for possível cumprir a DIA e fazer as obras com os cuidados que é necessário, por mim tudo bem”, disse na altura.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Rui rio não passa de um cata-vento, um politico sério não espera para ouvir os outros para dizer a sua opinião seja sobre que assunto for, se fica calado á espera de tomar uma posição só depois de ouvir qual a corrente de vento mais forte para depois alinhar pela corrente do vento só mostra que como homem não tem ideia própria anda ao sabor das suas conveniências, a esses homens chamo de cata-ventos, todos nós temos uma opinião própria independente do que as direções partidárias.

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …