//

Não há plano B. Montijo é a escolha de Costa para novo aeroporto

4

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa afirmou no Parlamento que Alverca, Beja e Monte Real não seriam hipóteses para o novo aeroporto complementar ao da Portela. O Montijo é a escolha do primeiro-ministro.

Em declarações no Parlamento, António Costa parece decidido em que o aeroporto complementar ao da Portela fique no Montijo. O primeiro-ministro afirma que serão adotadas as “medidas de mitigação” previstas nas conclusões do estudo de impacto ambiental feito pela ANA – Aeroportos de Portugal.

Apesar do estudo ter apontado problemas na construção do aeroporto no Montijo, António Costa garante que a única solução viável é adotar as tais medidas de mitigação. O estudo da ANA aponta problemas relacionados com o ruído e com riscos para espécies de aves.

Segundo o jornal Sol, para António Costa não é tempo de tomar uma decisão política, mas sim de fazer uma avaliação técnica do plano de construção do aeroporto complementar. O primeiro-ministro português refere que “não há solução B” e que o Montijo é também a escolha partilhada pela concessionária Vinci.

A escolha de Costa não foi bem acolhida por todos, nomeadamente André Silva, deputado do PAN, Partido-Animais-Natureza, que defende que Beja é a melhor solução. O primeiro-ministro refutou, insistindo que a melhor escolha possível a tomar é “a combinação de otimização da Portela com um segundo aeroporto no Montijo”.

Caso não seja seguida a solução do Montijo, Costa diz que o único plano que resta será regressar à estaca zero, ou seja, “voltar atrás e fazer em Alcochete“. Desta forma, o líder executivo afasta as outras alternativas que foram propostas anteriormente, como Alverca, Beja e Monte Real.

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, concorda com Costa, defendendo que o Montijo “é o que causa menos impacto ambiental”. No entanto, o ministro diz que caso o Montijo seja “chumbado” pelo estudo da ANA, será necessário escolher uma nova localização para o aeroporto.

Se, de facto, não passar na avaliação de impacte ambiental, não passará. Não passará e, portanto, terá que ser, obviamente, encontrada e escolhida uma nova localização”, disse Matos Fernandes. O estudo da ANA foi terminado na passada sexta-feira e está agora a ser analisado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, defendeu que o aeroporto complementar ao de Lisboa deve ficar situado em Alverca, apontando para “ganhos ambientais e socioeconómicos” para sustentar a posição. “Não há nenhuma razão que torne o Montijo preferível do que esta solução óbvia que é Alverca. Alverca é a solução mais lógica e racional”, afirmou o líder da Aliança.

ZAP //

4 Comments

  1. Se a escolha e feita pelo primeiro ministro entao isto e tudo menos uma republica …mas antes uma ditadura do eu quero posso e mando …que se lixe o povo

    • Bem, é um governo democraticamente eleito por isso tem esse poder que foi atribuído pelos Portugueses.
      A escolha pelo que percebi não é pessoal, é uma escolha fundamentada e justificada. Alias parece-me a melhor opção de todas, já tem um aeroporto instalado com tudo o que isso representa, os acessos já existem, está perto de Lisboa com inúmeras opções de transportes alternativos, e para quem não conhece a dimensão do aeroporto do Montijo basta dar uma vista de olhos no google maps para perceber que é mesmo muito grande.
      Falar mal por falar é típico dos Portugueses, de certo que haveria outras opções igualmente boas, não digo o contrário mas Montijo também me parece boa opção!

      • Atenção! Não nos podemos esquecer que sem estudo ambiental aprovado não pode decidir! Simplesmente não se tem a informação toda para ser tomada uma decisão de forma responsável. Bem, só se considerarmos que primeiro se escolhe o sítio e depois se “fabrica” o estudo.
        Ser democráticamente eleito não quer dizer que podem decidir à revelia da lei. Não se confundam as questões.

  2. Este governo esta espera q aja um acidente grave no aeroporto de lisboa para tomar medidas serias…. so que depois sera tarde demasiado pork os turistas chau chau good bay.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.