Banco Montepio tem o penhor das ações da Groundforce

Fernando Veludo / Lusa

O jornal Expresso avançou, esta terça-feira, que foi ao banco Montepio que o acionista maioritário da Groundforce deu como penhor a maior parte da ações da empresa de handling.

Segundo apurou o semanário Expresso, junto de várias fontes, uma grande parte das ações da Groundforce estão dadas como garantia ao banco Montepio, que foi o grande financiador desta compra quando o dono da Pasogal, Alfredo Casimiro, se tornou acionista maioritário da empresa (50,1% do capital).

Tal como já tinha avançado o Ministério das Infraestruturas, depois de mais de uma semana de negociações com Casimiro, para atingir um acordo para financiar a empresa de handling, é que o Estado e a TAP souberam que o empresário não podia entregar as ações como garantia para o empréstimo, uma vez que já se encontram penhoradas.



Em causa, recorde-se, estão as negociações para um adiantamento de 2,05 milhões de euros para pagamento de salários em atraso, relativos a fevereiro, que seria feito pela TAP à Groundforce, em que as ações da Pasogal seriam dadas como garantia.

De acordo com o jornal, o despacho da venda da Groundforce foi assinado, em 2012, por Maria Luís Albuquerque, então ministra das Finanças do Governo de Passos Coelho. Casimiro terá fechado o negócio por cerca de seis milhões de euros, mas só terá pago inicialmente metade. Foi o Montepio, na altura liderado por Tomás Correia, que financiou grande parte deste valor inicial.

Tal como já tinha avançado o jornal online ECO, o Governo continua a afastar o cenário de nacionalização, mas neste momento está tudo em aberto, inclusive a possibilidade de insolvência da empresa.

Segundo avança o mesmo jornal digital, esta quarta-feira, o empréstimo de 30 milhões de euros à Groundforce com garantia pública esteve sete meses à espera de avançar devido à falta de documentação.

Apesar de o pedido inicial ter sido feito em julho ao Governo, como disse o acionista privado, o ECO sabe que o processo só avançou em meados de fevereiro, ou seja, poucos dias antes de a empresa mostrar dificuldade no pagamento dos ordenados.

Neste momento, o certo é que cerca de 2400 trabalhadores da empresa ainda aguardam o pagamento dos salários de fevereiro e começam a recear a perda dos postos de trabalho.

“O nosso receio é, em vez de estarmos a lutar pelo salário, já estarmos a lutar pelo posto de trabalho”, afirmou João Alves, da Comissão de Trabalhadores, à agência Lusa, na segunda-feira.

Esta terça-feira, à chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, o Presidente da República era esperado por muitos destes funcionários, que pediam soluções. Marcelo Rebelo de Sousa garantiu estar a acompanhar a sua difícil situação e ser testemunha de que o Executivo está a “fazer tudo o que pode”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …