Mais de metade dos portugueses acredita que Montenegro não vai conseguir derrotar o PS

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Luís Montenegro, líder do PSD

Uma sondagem mostra que os portugueses estão divididos sobre a capacidade de Montenegro de fazer uma boa oposição ao governo maioritário do PS e a maioria acredita mesmo que ainda não fez desta que o PSD encontrou um líder que o leve os sociais-democratas de volta ao poder.

Luís Montenegro foi a escolha dos militantes do PSD para suceder a Rui Rio, tendo vencido com uma grande margem no confronto com Jorge Moreira da Silva, obtendo quase 73% dos votos nas diretas.

No entanto, uma nova sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã mostra que grande parte dos eleitores ainda não estão convencidos sobre a capacidade do novo líder para ser o principal rosto da oposição.

Questionados sobre se Montenegro vai fazer uma boa oposição, 39,8% dos inquiridos acham que não enquanto que 30,9% estão mais confiantes das capacidades do social-democrata. 29,3% não sabem ou não respondem.

Relativamente às questões internas do PSD, perguntados sobre se Montenegro é a pessoa certa para o futuro do partido e para levar os sociais-democratas de volta às vitórias, 53,2% dos portugueses acham que o antigo líder parlamentar de Passos Coelho não é quem vai conseguir pôr fim ao reinado socialista.

Por outro lado, apenas 17,8% acham que foi desta que o PSD acertou na escolha de um líder capaz de vencer as legislativas e tirar o PS do poder.

O PSD tem sido abalado ultimamente por várias disputas internas. Recorde-se que Luís Montenegro já tinha desafiado a liderança de Rui Rio em 2020, tendo saído derrotado. Em Novembro de 2021 foi a vez de Paulo Rangel tentar a sua sorte contra Rio, tendo também perdido contra o ex-autarca do Porto.

No entanto, os maus resultados nas legislativas e a maioria absoluta do PS levaram Rui Rio a afastar-se da liderança do partido, o que obrigou à convocação de novas diretas, que aconteceram em Maio. Os únicos dois candidatos foram Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva, tendo o primeiro sido o vencedor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.