Montenegro já é melhor do que Costa para a maioria dos portugueses

10

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante a apresentação do Programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”

Mas o Governo, nem tanto — metade acredita que o novo Executivo pode ter um impacto negativo. O ponto mais alto do pessimismo está na Segurança Social.

O atual primeiro-ministro Luís Montenegro é agora considerado um melhor primeiro-ministro do que António Costa, segundo 51,7% dos inquiridos em nova sondagem realizada entre 12 e 20 de maio pela Intercampus para a CM, CMTV e Jornal de Negócios.

Apenas dois meses depois de tomar posse, as posições inverteram-se face à sondagem anterior do mesmo cariz.

A preferência por Montenegro é particularmente notada entre os homens e os indivíduos com idades entre os 35 e os 54 anos, sendo ainda mais acentuada no Norte do país.

Por outro lado, cerca de 40% dos participantes ainda veem António Costa como um líder mais eficaz, especialmente entre mulheres e pessoas com mais de 55 anos.

Montenegro bom, Governo nem tanto

No entanto, apesar desta avaliação individual positiva de Montenegro, o governo como um todo não parece gozar da mesma preferência. Quase metade dos inquiridos (47,3%) considera que o governo anterior era melhor, contra 41,7% que preferem o atual. Apenas uma pequena fração dos participantes (0,2%) não vê diferenças entre os dois.

Quando questionados sobre as expectativas futuras para as suas condições de vida, as respostas foram mistas. Metade dos inquiridos acredita que o governo de Montenegro poderá ter um impacto negativo, enquanto 38,4% esperam benefícios das políticas atuais.

A divisão é também evidente entre géneros, com homens mais otimistas e mulheres mais críticas em relação ao impacto das políticas governamentais.

Segurança Social envolta em pessimismo

A sondagem abordou também questões específicas como impostos, saúde, habitação, educação, justiça e Segurança Social. A maioria dos inquiridos não antecipa grandes mudanças nessas áreas, apesar de existir um forte pessimismo relativamente à Segurança Social.

Estes dados foram recolhidos num período em que já eram conhecidas várias propostas do governo incluindo medidas de alívio fiscal no IRS e melhorias nas condições para os idosos, como o aumento do complemento solidário e a comparticipação total nos medicamentos para pensionistas.

ZAP //

10 Comments

  1. Quando chegar a aprovação do orçamento de estado, depressa as sondagens mudarão… Muitos tugas deixam-se manipular e iludir com grande facilidade.

  2. Não percebo porquê, até agora ainda não aprovou nenhuma legislação no parlamento, na grande maioria das propostas, já fazem parte do orçamento de estado proposto e aprovado do anterior governo.
    Tem uma virtude, tem andado muito calado, para não dizer asneiras…

    1
    1
  3. É melhor que Costa?
    Eu ainda não vi nada de jeito, andou a “fossar” no trabalho do PS, andou no IRS “perdido”, andou na Habitação a fugir de resolver o problema, limitou-se a atirar dinheiro para os Jovens até 35 ANos e fez dos tugas Fiadores da embrulhada do MonteBranco.
    No AL, meteu mais Agua que um coador, pois o AL é um dos grandes culpados da crise da habitação há montanhas de Senhorios a cessar e despesar as pessoas para meter as fracoes no AL.
    A venda aos estrangeiros, é o culpado pela especulação imobiliaira, os estrangeiros compram tudo e o preço não interessa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.