Mas o Governo, nem tanto — metade acredita que o novo Executivo pode ter um impacto negativo. O ponto mais alto do pessimismo está na Segurança Social.
O atual primeiro-ministro Luís Montenegro é agora considerado um melhor primeiro-ministro do que António Costa, segundo 51,7% dos inquiridos em nova sondagem realizada entre 12 e 20 de maio pela Intercampus para a CM, CMTV e Jornal de Negócios.
Apenas dois meses depois de tomar posse, as posições inverteram-se face à sondagem anterior do mesmo cariz.
A preferência por Montenegro é particularmente notada entre os homens e os indivíduos com idades entre os 35 e os 54 anos, sendo ainda mais acentuada no Norte do país.
Por outro lado, cerca de 40% dos participantes ainda veem António Costa como um líder mais eficaz, especialmente entre mulheres e pessoas com mais de 55 anos.
Montenegro bom, Governo nem tanto
No entanto, apesar desta avaliação individual positiva de Montenegro, o governo como um todo não parece gozar da mesma preferência. Quase metade dos inquiridos (47,3%) considera que o governo anterior era melhor, contra 41,7% que preferem o atual. Apenas uma pequena fração dos participantes (0,2%) não vê diferenças entre os dois.
Quando questionados sobre as expectativas futuras para as suas condições de vida, as respostas foram mistas. Metade dos inquiridos acredita que o governo de Montenegro poderá ter um impacto negativo, enquanto 38,4% esperam benefícios das políticas atuais.
A divisão é também evidente entre géneros, com homens mais otimistas e mulheres mais críticas em relação ao impacto das políticas governamentais.
Segurança Social envolta em pessimismo
A sondagem abordou também questões específicas como impostos, saúde, habitação, educação, justiça e Segurança Social. A maioria dos inquiridos não antecipa grandes mudanças nessas áreas, apesar de existir um forte pessimismo relativamente à Segurança Social.
Estes dados foram recolhidos num período em que já eram conhecidas várias propostas do governo incluindo medidas de alívio fiscal no IRS e melhorias nas condições para os idosos, como o aumento do complemento solidário e a comparticipação total nos medicamentos para pensionistas.
Exatamente. E nada do que os vermelhos de esquerda disserem vai mudar isso.
Obrigada, Montenegro. Um beijinho.
Ainda não senti nada!
Em menos de 2 meses, queria sentir o quê? Os anteriores 8 anos foram mais do que péssimos, só ilusões.
Se conseguir ler: https://observador.pt/opiniao/o-silencio-na-era-do-ruido/
Quando chegar a aprovação do orçamento de estado, depressa as sondagens mudarão… Muitos tugas deixam-se manipular e iludir com grande facilidade.
Não percebo porquê, até agora ainda não aprovou nenhuma legislação no parlamento, na grande maioria das propostas, já fazem parte do orçamento de estado proposto e aprovado do anterior governo.
Tem uma virtude, tem andado muito calado, para não dizer asneiras…
Quem fez a escolha, o diabo?
Oh Isabel, e isso é culpa do Montenegro?
De facto. O anterior PM falava muito, demasiado, até. Mas só saía babugem…..
É melhor que Costa?
Eu ainda não vi nada de jeito, andou a “fossar” no trabalho do PS, andou no IRS “perdido”, andou na Habitação a fugir de resolver o problema, limitou-se a atirar dinheiro para os Jovens até 35 ANos e fez dos tugas Fiadores da embrulhada do MonteBranco.
No AL, meteu mais Agua que um coador, pois o AL é um dos grandes culpados da crise da habitação há montanhas de Senhorios a cessar e despesar as pessoas para meter as fracoes no AL.
A venda aos estrangeiros, é o culpado pela especulação imobiliaira, os estrangeiros compram tudo e o preço não interessa.
Ainda nem aprovou um orçamento…. Antes de me atirarem pedras nunca votei no ps
Isabel, ainda anda com azia? Se ainda não sentiu nada, tenha cuidado. Você pode estar com algum problema ginecológico.
Marcelo Cunha e Crava, Guterres FUGIU, Sócrates FUGIU, Costa FUGIU. E todos deixaram o país de pantanas. O PS não passa de ilusionismo e fugitivos.