Montenegro escolhe Balseiro Lopes e Luís Reis para mandatários nacionais

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro terá como mandatários nacionais a líder da JSD e o independente Luís Reis, médico que se tem destacado na área da gestão de empresas.

Margarida Balseiro Lopes e Luís Reis vão ser formalmente apresentados como mandatários nacionais num comício na Alfândega do Porto, marcado para as 17h30 deste sábado.

Segundo fonte da candidatura, Luís Montenegro quis, com a escolha destes dois mandatários, apostar “num homem e numa mulher, numa militante do partido e num elemento da sociedade civil, numa jovem e num quadro superior com vastíssima experiência profissional e cívica”, que pretendem simbolizar o que quer para o PSD: “renovação e regeneração interna e atratividade externa”.

Margarida Balseiro Lopes é presidente da JSD e deputada, tendo sido cabeça de lista nas legislativas em Leiria, um dos círculos em que o PSD venceu.

“Um quadro político seguro do PSD que mostrou na campanha ser capaz de agregar todas as sensibilidades do PSD. Ao contrário da campanha nacional, juntou na sua campanha diferentes nomes, numa demonstração do que é unir o partido na sua diversidade de pensamento”, destaca a candidatura, numa alusão a iniciativas da líder da JSD na campanha com personalidades como o próprio Montenegro, Hugo Soares ou Jorge Moreira da Silva, críticos da direção.

O outro mandatário nacional, Luís Reis, é médico, mas tem feito carreira profissional na área da gestão de empresas.

Segundo a candidatura, Luís Reis é doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, mestre em Gestão e licenciado em Medicina e é atualmente CEO (presidente executivo) de três empresas do grupo Sonae e presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Porto Business School, além de professor associado convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Luís Reis já presidiu à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e foi membro do Conselho do EuroCommerce e do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal (AEP), tendo integrado vários organismos europeus e mundiais ligados ao mundo empresarial.

O objetivo do antigo líder parlamentar do PSD com a escolha de Luís Reis para mandatário nacional é, segundo a mesma fonte, “mostrar que o PSD tem de retomar a sua característica fundadora de chamar para colaborar consigo os melhores e mais dinâmicos protagonistas das várias áreas de atividade”.

Além de Luís Montenegro, são candidatos às eleições diretas para escolher o líder do PSD marcadas para 11 de janeiro – com uma eventual segunda volta uma semana depois -, o atual presidente do partido, Rui Rio, e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O congresso do PSD realiza-se entre 7 e 9 de fevereiro, em Viana do Castelo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …