Monte Ontake poderá ter feito dezenas de mortos

As autoridades japonesas temem que estejam mortos os 27 caminhantes que se encontravam no monte Ontake, na região central do Japão, quando se deu a erupção do vulcão, no sábado passado.

Dos 31 montanhistas encontrados em paragem respiratória no topo do monte, foram resgatados 4, já mortos. Já esta segunda-feira, as autoridades japonesas informaram que as equipas de salvamento encontraram mais 5 corpos perto do cume do vulcão

“Encontrámos mais cinco pessoas em paragem cardíaca na montanha”, disse o porta-voz da polícia de Nagano, à agência AFP, usando o termo que os socorristas têm invocado para designar as vítimas que não apresentavam sinais vitais, mas cujo óbito não foi atestado por um médico.

A operação de resgate envolve cerca de 540 pessoas, incluindo polícias, bombeiros e membros do exército, dos quais 60 estavam, esta manhã, no topo da montanha a tentar retirar os corpos.

As tarefas de resgate têm sido dificultadas pela escassa visibilidade e pelos gases tóxicos emanados do vulcão, explica a cadeia televisiva pública NHK.

O monte Ontake, o segundo mais alto vulcão do Japão, é um vulcão activo com altitude de 3067 metros, situado a 100 quilómetros a noroeste de Nagoya, entre as cidades de Gifu e Nagano, na ilha de Honshu.

Estão ainda dadas como desaparecidas 45 pessoas, embora as autoridades acreditem que possam estar em segurança nos abrigos de montanha.

O vulcão começou a expelir fumo, cinzas e rochas na madrugada de sábado e, desde então, continuou a lançar resíduos, segundo a Agência Meteorológica nipónica.

Centenas de pessoas faziam caminhadas no momento da erupção do vulcão, e maioria conseguiu abandonar a área pelos seus próprios meios, ou foram retirados hoje de manhã com a ajuda de helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão.

Cerca de 40 pessoas ficaram feridas com diferentes graus de queimaduras e lesões causadas por quedas. O número exacto de pessoas que se encontravam no monte, um destino turístico popular nesta época é ainda desconhecido.

Mais de 500 agentes da polícias, bombeiros e efectivos militares foram mobilizados para as operações de resgate no local. A Agência Meteorológica japonesa adiantou entretanto que “a actividade vulcânica vai continuar” e considera provável que uma nova erupção ocorra, mas estima-se que seja de intensidade baixa.

A última grande erupção do Ontake foi em 1979, quando expulsou cerca de 200.000 toneladas de cinzas; em 1991 aconteceu uma outra erupção, mas de menor amplitude, e em 2007 uma erupção causou uma série de terremotos vulcânicos.

O Japão, que tem mais de cem vulcões activos e latentes, está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de forte actividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam activos.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …