/

Monte Ontake poderá ter feito dezenas de mortos

As autoridades japonesas temem que estejam mortos os 27 caminhantes que se encontravam no monte Ontake, na região central do Japão, quando se deu a erupção do vulcão, no sábado passado.

Dos 31 montanhistas encontrados em paragem respiratória no topo do monte, foram resgatados 4, já mortos. Já esta segunda-feira, as autoridades japonesas informaram que as equipas de salvamento encontraram mais 5 corpos perto do cume do vulcão

“Encontrámos mais cinco pessoas em paragem cardíaca na montanha”, disse o porta-voz da polícia de Nagano, à agência AFP, usando o termo que os socorristas têm invocado para designar as vítimas que não apresentavam sinais vitais, mas cujo óbito não foi atestado por um médico.

A operação de resgate envolve cerca de 540 pessoas, incluindo polícias, bombeiros e membros do exército, dos quais 60 estavam, esta manhã, no topo da montanha a tentar retirar os corpos.

As tarefas de resgate têm sido dificultadas pela escassa visibilidade e pelos gases tóxicos emanados do vulcão, explica a cadeia televisiva pública NHK.

O monte Ontake, o segundo mais alto vulcão do Japão, é um vulcão activo com altitude de 3067 metros, situado a 100 quilómetros a noroeste de Nagoya, entre as cidades de Gifu e Nagano, na ilha de Honshu.

Estão ainda dadas como desaparecidas 45 pessoas, embora as autoridades acreditem que possam estar em segurança nos abrigos de montanha.

O vulcão começou a expelir fumo, cinzas e rochas na madrugada de sábado e, desde então, continuou a lançar resíduos, segundo a Agência Meteorológica nipónica.

Centenas de pessoas faziam caminhadas no momento da erupção do vulcão, e maioria conseguiu abandonar a área pelos seus próprios meios, ou foram retirados hoje de manhã com a ajuda de helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão.

Cerca de 40 pessoas ficaram feridas com diferentes graus de queimaduras e lesões causadas por quedas. O número exacto de pessoas que se encontravam no monte, um destino turístico popular nesta época é ainda desconhecido.

Mais de 500 agentes da polícias, bombeiros e efectivos militares foram mobilizados para as operações de resgate no local. A Agência Meteorológica japonesa adiantou entretanto que “a actividade vulcânica vai continuar” e considera provável que uma nova erupção ocorra, mas estima-se que seja de intensidade baixa.

A última grande erupção do Ontake foi em 1979, quando expulsou cerca de 200.000 toneladas de cinzas; em 1991 aconteceu uma outra erupção, mas de menor amplitude, e em 2007 uma erupção causou uma série de terremotos vulcânicos.

O Japão, que tem mais de cem vulcões activos e latentes, está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de forte actividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam activos.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.