Monte Ontake poderá ter feito dezenas de mortos

As autoridades japonesas temem que estejam mortos os 27 caminhantes que se encontravam no monte Ontake, na região central do Japão, quando se deu a erupção do vulcão, no sábado passado.

Dos 31 montanhistas encontrados em paragem respiratória no topo do monte, foram resgatados 4, já mortos. Já esta segunda-feira, as autoridades japonesas informaram que as equipas de salvamento encontraram mais 5 corpos perto do cume do vulcão

“Encontrámos mais cinco pessoas em paragem cardíaca na montanha”, disse o porta-voz da polícia de Nagano, à agência AFP, usando o termo que os socorristas têm invocado para designar as vítimas que não apresentavam sinais vitais, mas cujo óbito não foi atestado por um médico.

A operação de resgate envolve cerca de 540 pessoas, incluindo polícias, bombeiros e membros do exército, dos quais 60 estavam, esta manhã, no topo da montanha a tentar retirar os corpos.

As tarefas de resgate têm sido dificultadas pela escassa visibilidade e pelos gases tóxicos emanados do vulcão, explica a cadeia televisiva pública NHK.

O monte Ontake, o segundo mais alto vulcão do Japão, é um vulcão activo com altitude de 3067 metros, situado a 100 quilómetros a noroeste de Nagoya, entre as cidades de Gifu e Nagano, na ilha de Honshu.

Estão ainda dadas como desaparecidas 45 pessoas, embora as autoridades acreditem que possam estar em segurança nos abrigos de montanha.

O vulcão começou a expelir fumo, cinzas e rochas na madrugada de sábado e, desde então, continuou a lançar resíduos, segundo a Agência Meteorológica nipónica.

Centenas de pessoas faziam caminhadas no momento da erupção do vulcão, e maioria conseguiu abandonar a área pelos seus próprios meios, ou foram retirados hoje de manhã com a ajuda de helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão.

Cerca de 40 pessoas ficaram feridas com diferentes graus de queimaduras e lesões causadas por quedas. O número exacto de pessoas que se encontravam no monte, um destino turístico popular nesta época é ainda desconhecido.

Mais de 500 agentes da polícias, bombeiros e efectivos militares foram mobilizados para as operações de resgate no local. A Agência Meteorológica japonesa adiantou entretanto que “a actividade vulcânica vai continuar” e considera provável que uma nova erupção ocorra, mas estima-se que seja de intensidade baixa.

A última grande erupção do Ontake foi em 1979, quando expulsou cerca de 200.000 toneladas de cinzas; em 1991 aconteceu uma outra erupção, mas de menor amplitude, e em 2007 uma erupção causou uma série de terremotos vulcânicos.

O Japão, que tem mais de cem vulcões activos e latentes, está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de forte actividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam activos.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do 4-2-4 contra Costa, Rio muda a táctica para conquistar indecisos

A prestação de Rui Rio nos debates televisivos, nomeadamente contra António Costa, correu muito melhor do que se esperava no seio do PSD. O presidente social-democrata jogou ao ataque, "em 4-2-4" contra o líder do …

Jogadores do Porto irritados com fúrias de Sérgio Conceição

Os jogadores do FC Porto estão incomodados com os ataques de fúria do seu treinador, Sérgio Conceição, que em alguns casos já levaram a situações de humilhação pública. O caso mais mediático foi o de …

Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia …

"Deixem as vacas em paz!" Marcado mega churrasco de protesto na Universidade de Coimbra

Continuam a chover críticas à Universidade de Coimbra depois da decisão de banir a carne de vaca das cantinas. Associações do sector da produção bovina apelam a que se "deixem as vacas em paz" e …

Parte do programa do PDR é literalmente igual ao do PSD

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é "exactamente igual" ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público. Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, …

Cofina chega a acordo com Prisa. TVI vendida por 255 milhões de euros

A Cofina SGPS anunciou este sábado ter chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa em 255 milhões de euros. Em comunicado enviado …

BE é feminista porque "isso é querer igualdade e segurança" (e não queima pontes)

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda assumiu sexta-feira o partido como feminista, explicando que "isso é querer igualdade e segurança" para ambos os sexos, e que é preciso "mudar as regras do jogo em …

O mistério da origem do estanho da Idade do Bronze foi finalmente resolvido

A origem do estanho usado na Idade do Bronze tem sido um dos maiores enigmas da pesquisa arqueológica. Agora, investigadores resolveram parte do quebra-cabeças. Um grupo de arqueólogs da Universidade de Heidelberg e do Centro de …

Votos postais dos portugueses no Reino Unido estão a ser devolvidos aos remetentes

Os correios britânicos estão a investigar "com urgência" a razão pela qual os envelopes com os votos postais dos portugueses residentes no país estão a ser devolvidos aos remetentes, informou hoje uma fonte oficial à …

Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta. Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o …