Especialistas afirmam que a “Mona Lisa nua” poderá ter sido desenhada por Leonardo da Vinci

Um desenho da “Mona Lisa nua”, conservado em Chantilly, cidade a norte de Paris, terá sido concebido no atelier de Leonardo da Vinci com a sua “muito provável participação”, segundo o veredito de várias análises científicas.

A “Mona Lisa nua” é um rascunho em carvão que representa uma mulher com os seios à mostra, um sorriso tímido, sentada na mesma posição que a famosa Mona Lisa do Museu do Louvre.

“Há uma grande probabilidade de que Leonardo tenha feito a maior parte do desenho”, afirmou à AFP Mathieu Deldicque, conservador do património do Museu Condé, no Castelo de Chantilly.

As análises com microscópio revelaram que foi desenhado por uma pessoa canhota e Da Vinci desenhava com a mão esquerda.

Durante muito tempo, foi considerada uma obra original de Da Vinci, que teria servido para executar a pintura de uma “Mona Lisa nua”, conservada atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo.

Mas este óleo foi finalmente considerado uma simples cópia do seu atelier, de modo que o desenho deteriorado pelo tempo e pela humidade acabou por ser igualmente relegado para segundo plano.

A preparação de uma exposição prevista para junho de 2019 em Chantilly com o motivo dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci levou o museu Condé a fazer com que este desenho fosse analisado pela primeira vez. “Descobrimos muitos elementos novos”, sobretudo “estes traços de canhoto”, segundo Deldicque.

Além disso, “a qualidade do desenho”, assim como o uso da técnica do esfumaçado, apreciada pelo artista, também apontam para sua autoria.

Por último, o desenho foi modificado durante a sua realização, “o que prova que não é uma cópia, mas uma obra original do criador“, segundo o conservador. Apesar da probabilidade, Deldicque insistiu na necessidade de prudência: “Mas queremos ser sérios e científicos. Não temos uma certeza absoluta e nunca a teremos”, admitiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …