Moeda brasileira desvaloriza para mínimos históricos

Marcos Santos / USP Imagens

A moeda brasileira transacionou na quinta-feira ao nível mais baixo desde que foi colocada em circulação, em 1994, cotando a 4,197 reais para um dólar no fecho da sessão, devido à incerteza relacionada com as eleições presidenciais.

Desde o início do ano, a moeda brasileira já desvalorizou 21,06% em relação ao dólar. O anterior recorde remonta a 21 de Janeiro de 2016, quando o dólar esteve cotado a 4,166 reais no fecho.

Durante o dia de quinta-feira, o dólar subiu para 4,204 reais, perto do até agora mínimo histórico de 4,249 reais, datado de setembro de 2015. O mercado bolsista de São Paulo também caiu 0,58% no fecho.

A eleição presidencial de 7 de Outubro, já apresentada há meses como a mais incerta da história recente do Brasil, ganhou uma nova repercussão na semana passada, com o ataque contra o candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de voto na primeira volta.

Hospitalizado em estado grave, o candidato foi submetido a uma nova cirurgia de urgência na noite de quarta-feira, devido a complicações pós-operatórias, o que pode prolongar a sua ausência da campanha até a data da eleição.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso é muito mau para Portugal e países aderentes ao €uro.Portugal está muito próximo da saturação em relação à entrada desenfreada de brasileiros em Portugal.Um pequeno país como o nosso,pobre e com baixíssimos salários,só recebe centenas de milhares de brasileiros devido à taxa de câmbio.E o pior é a saída de divisas do país,porque o único interesse dessas pessoas é enviar o máximo de dinheiro e gastar cá o menos possível(grande parte vai buscar alimentos a igrejas e instituições só para não gastarem dinheiro)Fui prova disso!!Por experiência própria (já estive em minas gerais cerca de 1 mês)e a ideia deles é que somos ricos porque a nossa moeda é forte,totalmente mentira!600€ salário mínimo,rendas na periferia de Lisboa a cerca de 400/450 média,mais água,luz,comida,roupa,transportes,etc.Só gente muito ignorante vem para Portugal e depois de cá estarem vão ver a triste realidade,vão ter de viver e dividir o aluguer com vários compatriotas e pedir roupas e comida a vizinhos ou instituições…

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …