Moeda brasileira desvaloriza para mínimos históricos

Marcos Santos / USP Imagens

A moeda brasileira transacionou na quinta-feira ao nível mais baixo desde que foi colocada em circulação, em 1994, cotando a 4,197 reais para um dólar no fecho da sessão, devido à incerteza relacionada com as eleições presidenciais.

Desde o início do ano, a moeda brasileira já desvalorizou 21,06% em relação ao dólar. O anterior recorde remonta a 21 de Janeiro de 2016, quando o dólar esteve cotado a 4,166 reais no fecho.

Durante o dia de quinta-feira, o dólar subiu para 4,204 reais, perto do até agora mínimo histórico de 4,249 reais, datado de setembro de 2015. O mercado bolsista de São Paulo também caiu 0,58% no fecho.

A eleição presidencial de 7 de Outubro, já apresentada há meses como a mais incerta da história recente do Brasil, ganhou uma nova repercussão na semana passada, com o ataque contra o candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de voto na primeira volta.

Hospitalizado em estado grave, o candidato foi submetido a uma nova cirurgia de urgência na noite de quarta-feira, devido a complicações pós-operatórias, o que pode prolongar a sua ausência da campanha até a data da eleição.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso é muito mau para Portugal e países aderentes ao €uro.Portugal está muito próximo da saturação em relação à entrada desenfreada de brasileiros em Portugal.Um pequeno país como o nosso,pobre e com baixíssimos salários,só recebe centenas de milhares de brasileiros devido à taxa de câmbio.E o pior é a saída de divisas do país,porque o único interesse dessas pessoas é enviar o máximo de dinheiro e gastar cá o menos possível(grande parte vai buscar alimentos a igrejas e instituições só para não gastarem dinheiro)Fui prova disso!!Por experiência própria (já estive em minas gerais cerca de 1 mês)e a ideia deles é que somos ricos porque a nossa moeda é forte,totalmente mentira!600€ salário mínimo,rendas na periferia de Lisboa a cerca de 400/450 média,mais água,luz,comida,roupa,transportes,etc.Só gente muito ignorante vem para Portugal e depois de cá estarem vão ver a triste realidade,vão ter de viver e dividir o aluguer com vários compatriotas e pedir roupas e comida a vizinhos ou instituições…

RESPONDER

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …

Maurícias numa corrida contra o tempo para evitar desastre ambiental

Milhares de estudantes, ativistas ambientais e residentes das Maurícias continuam a trabalhar para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Encontrada escultura Inca numa oferenda submersa no lago Titicaca

A descoberta de uma escultura Inca no interior de uma oferenda submersa no Titicaca demonstra que este lago era um local muito importante para os Incas. Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos …