Modelo 3D pode confirmar explicação altamente contestada para morte de cientista nuclear iraniano

O assassínio do principal cientista nuclear do Irão foi modelado por analistas de código aberto, possivelmente confirmando a história oficial de como o crime fo concretizado.

Quando Mohsen Fakhrizadeh foi assassinado em novembro de 2020, as tensões na região aumentaram repentinamente e o Irão declarou oficialmente que o crime foi feito com uma metralhadora controlada por satélite.

Esta história oficial foi altamente questionada pela comunidade internacional, mas graças a um novo modelo 3D de código aberto, a sua validade ganhou alguma força, segundo escreve o Interesting Engineering.

O modelo 3D foi criado por um grupo de analistas online, conhecido como OSINT (Open-Source Intelligence). Todos os dados usados ​​no modelo estavam – e estão – disponíveis gratuitamente e podem ser vistos em todo o modelo 3D.

O modelo em si, que foi feito no Unity, um motor de jogo, por um utilizador com o nome de “Putin Is A Virus”, cria uma recriação altamente objetiva da cena do crime.

O modelo fornece uma variedade de caminhos que cada uma das cinco balas poderia ter percorrido, muitos deles parecendo indicar a localização singular de uma metralhadora montada num caminão.

O analista utilizou um método conhecido como mapeamento de projeção para mapear com precisão as trajetórias dos buracos de bala no Nissan Teana danificado, que foi modelado em 3D a partir de imagens na cena.

Além da história oficial do Irã, a comunidade internacional especulou que o assassinato foi cometido por uma tripulação de pistoleiros. O novo modelo 3D, no entanto, parece sugerir que havia um único local de tiro possível para todos os buracos de bala.

Por outro lado, modelo 3D não confirma definitivamente a história oficial da metralhadora via satélite. Por causa de todos os caminhos de disparo possíveis variáveis ​​nas cinco balas, ainda existe o potencial para fontes múltiplas. No entanto, considerando que o modelo 3D demonstra que o modelo oficial pode ser considerado preciso, os analistas estão vendo-o como a realidade plausível dos eventos.

A ideia de uma metralhadora remota controlada por satélite montada na parte de trás de uma carrinha não é tão absurda quanto pode parecer. Na verdade, segundo o portal, já existem armas com essas especificações exatas, como o Smash Hopper, um sistema de disparo remoto da empresa SmartShooter.

Apesar de exitirem todos estes dados de código aberto, o Governo iraniano guardou rigidamente todas as informações sobre o evento. Isso deixa os analistas e a comunidade de inteligência internacional a tentar preencher as lacunas deixadas entre os dados publicamente disponíveis.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …