Este misterioso “pavão estelar exótico” está condenado a explodir

(dr) European Southern Observatory

Imagem infravermelha do binário Wolf-Rayet, apelidado de Apep

O sistema binário Wolf-Rayet, composto por estrelas quentes em risco de colapso que perdem massa devido a ventos estelares intensos, é um verdadeiro mistério estelar.

A expansão da espiral de poeira, que “parece ter vontade própria”, impressionou os cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália. “A poeira flutua muito mais devagar do que os ventos estelares extremos que deveriam carregá-la”, explicou Yinuo Han, citado pelo EurekAlert.

Os astrónomos depararam-se com este enigma quando o sistema binário foi descoberto, há dois anos, por uma equipa liderada por Peter Tuthill, da mesma universidade australiana. Este sistema estelar, a 8.000 anos-luz da Terra, foi batizado de Apep em homenagem ao Deus egípcio do caos.

Agora, o novo artigo científico, publicado no dia 12 de outubro na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, confirma as descobertas de há dois anos e revela a estranha física de Apep em detalhes sem precedentes.

A equipa produziu um modelo que corresponde à intrincada estrutura espiral do sistema binário, aumentando a capacidade dos cientistas de entender a natureza extrema destas estrelas. “Este modelo relativamente simples pode reproduzir a geometria da espiral neste nível de detalhe e isso é simplesmente lindo”, comentou Tuthill.

Nesta investigação, os cientistas confirmaram que a espiral de poeira está a expandir-se quatro vezes mais devagar do que os ventos estelares medidos, algo nunca visto noutros sistemas. Este estranho comportamento torna Apep num forte candidato a produzir uma explosão de raios gama quando explodir como uma supernova, algo nunca antes visto na Via Láctea.

As estrelas Wolf-Rayet são verdadeiras “bombas-relógio“, apelidadas pelos cientistas de “pavões do mundo estelar”. “Além de exibir um comportamento extremo, a estrela principal de Apep parece estar a girar muito rápido, o que significa que pode ter todos os ingredientes para detonar uma longa explosão de raios gama quando se transformar em supernova.”

As velocidades dos ventos estelares produzidos também surpreendem os cientistas, já que sopam a cerca de 12 milhões de quilómetros por hora – ou seja, 1% da velocidade da luz. No entanto, a poeira produzida por este sistema expande-se muito mais lentamente, cerca de um quarto da velocidade do vento estelar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …