Mistério das filhas solteiras resolvido. A culpa é da mãe

teensafe.com

Segundo um novo estudo, mães e filhas tendem a ter um número semelhante de casamentos ou relacionamentos, devido a características genéticas.

Para chegar a essas conclusões, Claire Kamp Dush, professora da Universidade do Ohio, e a sua equipa estudaram dados de duas pesquisas realizadas nos EUA: o Levantamento Longitudinal Nacional da Juventude de 1979 e o Levantamento Longitudinal Nacional da Juventude: Criança e Jovem Adulto, que acompanha todos os filhos das mulheres no primeiro inquérito.

Assim, os investigadores analisaram dados sobre as relações de 7.152 pessoas na segunda geração do inquérito, bem como dados sobre as relações das suas mães.

De acordo com estudo, publicado a 13 de novembro na revista Plos One, a primeira constatação feita nessa base foi a associação entre o número de companheiros que teve a geração mais jovem e a geração das suas mães.

A ligação em si não foi muito surpreendente, disse Kamp Dush, tendo em conta que muitos investigadores descobriram que, quando os pais se divorciam, os filhos mostram ter menos confiança no casamento e nos compromissos de longo prazo. Mas, por causa dos dados de longo prazo disponíveis, a equipa pode encontrar o “porquê” da ligação entre os padrões de relacionamento das mães e filhas.

Os investigadores consideram que este facto não é explicado pela instabilidade económica ou pela quantidade de ruturas que as filhas presenciam. Em vez disso, a equipa estabeleceu que certas características do caráter ou atitude da mãe podem ser transmitidas para a geração seguinte, afetando os relacionamentos das suas filhas.

Nesse sentido, o estudo sustenta que as mulheres que sofreram muitas ruturas sentimentais podem ter tido problemas – que as filhas acabam por herdar, seja através do próprio exemplo ou geneticamente. A falta de competências para resolver conflitos ou problemas de saúde mental que dificultam a permanência num relacionamento são alguns dos exemplos.

“Estamos a especular, mas sinto-me muito bem com esta especulação”, disse Kamp Dush. Estudos futuros deverão testar fatores pessoas específicos como resolução de conflitos. As habilidades de relacionamento podem ser aprendidas, por isso as pessoas podem ser ajudadas a melhorar os seus relacionamentos.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez eu esteja a ficar velho, mas não consigo encaixar este tipo de estudos, ele há cada um …
    Não entendo o que pretendem descobrir ou qual a importância deste estudo, nem de onde vem fundos para pagar os tach…perdão, os empregos que estes supostos cientistas ocupam.

    É obvio, que a educação e os exemplos dos pais nos filhos ou filhas, tem impacto directo na sua mentalidade e forma de abordar o mundo, não só nas relações, mas em tudo.
    Existem exceções, muitas vezes ocasionadas por factores externos e acasos da vida, como por exemplo alguém ter a sorte de encontrar um mentor enquanto jovem em que a mente ainda esta a formar.
    Isto tem um pouco de genética, mas muito vem dos exemplos e educação por parte do ambiente que nos rodeia.

RESPONDER

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …