Mistério da rocha solitária gigante na maior lua de Marte intriga cientistas

NASA

-

Uma estranha rocha solitária detetada na superfície de Fobos, uma das luas de Marte, tem provocado grande curiosidade e alimentado várias especulações na comunidade científica.

“Quando as pessoas souberem, vão perguntar quem colocou aquilo lá“. A frase é de Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da Lua – após Neil Armstrong, em 1969.

Aldrin referia-se a uma peculiar rocha que existe na superfície de Fobos e estava certo, pois muitos fãs de mistérios espaciais especulam sobre o misterioso objeto na superfície do satélite.

Inevitavelmente, já existem várias teorias da conspiração que envolvem extraterrestres.

O assunto serviu também de inspiração para o título do álbum “Monolith of Phobos” (Monólito de Fobos) de Sean Lennon, o filho mais novo de John Lennon.

No entanto, a comunidade científica diz que o objeto não confirma a existência de civilizações extraterrestres.

A formação da estranha rocha solitária

A rocha terá cerca de 90 metros e, como está numa região deserta de Fobos, destaca-se na paisagem. Segundo alguns cientistas, o monólito é uma espécie de fragmento que resultou de um impacto.

Há várias provas de que Fobos foi atingida por meteoritos e por detritos vindos da superfície de Marte, já que o satélite está apenas a 6 mil quilómetros do planeta – em comparação, a Terra e a Lua estão separadas por 384 mil quilómetros.

Outros especialistas referem que o monólito pode ser apenas um relevo da crosta de Fobos – uma ideia que já foi discutida por cientistas, explorando a possibilidade de uma missão à lua.

Caso esta teoria esteja correta, o objeto poderá conter pistas sobre a origem do satélite marciano, que é um dos corpos celestes mais misteriosos do Sistema Solar.

Várias forças erosivas naturais podem explicar outras formações misteriosas observadas em Marte, como uma pirâmide e o famoso “rosto” descoberto na superfície do planeta – que foi, na verdade, provocado pelas sombras das rochas.

NASA

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

O mistério das luas de Marte

As luas de Marte, Deimos e Fobos, são irregulares e parecem asteroides capturados pelo campo gravitacional do Planeta Vermelho, dizem os cientistas.

No entanto, as luas orbitam o planeta de uma forma incompatível com esta hipótese.

Alguns cientistas acreditam que as duas luas resultaram de um impacto devastador na superfície do planeta.

Os especialistas especulam que a Lua terrestre foi criada por um evento semelhante, mas o nosso satélite é grande, enquanto que Fobos e Deimos têm dimensões menores – e um impacto deveria ter criado satélites maiores em Marte.

Dois estudos publicados este ano podem ter resolvido o mistério. Um dos estudos apresenta provas de que as luas não são asteroides capturados, e o outro apresenta um cenário detalhado da formação das mesmas.

O impacto devastador terá criado uma lua grande, que “encorajou” a formação de Fobos, Deimos e vários outros satélites.

Eventualmente, alguns satélites, exceto os que ainda hoje existem, aproximaram-se tanto da superfície de Marte que se desintegraram.

Segundo um estudo publicado pela NASA, no ano passado, Fobos está a desfazer-se lentamente.

No entanto, a missão à maior lua de Marte não é necessariamente urgente – serão necessários entre 30 milhões a 50 milhões de anos para que a misteriosa lua marciana se desintegre.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há tanto por comentar sobre este tema que só pode ser “resumido” no meu próprio site sobre o assunto onde procurei detalhar os últimos 30 anos sobre o tema que espantosamente andaram sempre longe dos media no que toca á seriedade dabordagem e inevitavelmente foi remetido para muita interpretacao conspirativa de armário.
    Quem quiser conhecer muito do historial sobre toda esta polémica sem preconceitos siga para a minha pagina:

    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte

    e ja agora a proposito da face on mars…
    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte/face-on-mars

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …