Mistério da rocha solitária gigante na maior lua de Marte intriga cientistas

NASA

-

Uma estranha rocha solitária detetada na superfície de Fobos, uma das luas de Marte, tem provocado grande curiosidade e alimentado várias especulações na comunidade científica.

“Quando as pessoas souberem, vão perguntar quem colocou aquilo lá“. A frase é de Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da Lua – após Neil Armstrong, em 1969.

Aldrin referia-se a uma peculiar rocha que existe na superfície de Fobos e estava certo, pois muitos fãs de mistérios espaciais especulam sobre o misterioso objeto na superfície do satélite.

Inevitavelmente, já existem várias teorias da conspiração que envolvem extraterrestres.

O assunto serviu também de inspiração para o título do álbum “Monolith of Phobos” (Monólito de Fobos) de Sean Lennon, o filho mais novo de John Lennon.

No entanto, a comunidade científica diz que o objeto não confirma a existência de civilizações extraterrestres.

A formação da estranha rocha solitária

A rocha terá cerca de 90 metros e, como está numa região deserta de Fobos, destaca-se na paisagem. Segundo alguns cientistas, o monólito é uma espécie de fragmento que resultou de um impacto.

Há várias provas de que Fobos foi atingida por meteoritos e por detritos vindos da superfície de Marte, já que o satélite está apenas a 6 mil quilómetros do planeta – em comparação, a Terra e a Lua estão separadas por 384 mil quilómetros.

Outros especialistas referem que o monólito pode ser apenas um relevo da crosta de Fobos – uma ideia que já foi discutida por cientistas, explorando a possibilidade de uma missão à lua.

Caso esta teoria esteja correta, o objeto poderá conter pistas sobre a origem do satélite marciano, que é um dos corpos celestes mais misteriosos do Sistema Solar.

Várias forças erosivas naturais podem explicar outras formações misteriosas observadas em Marte, como uma pirâmide e o famoso “rosto” descoberto na superfície do planeta – que foi, na verdade, provocado pelas sombras das rochas.

NASA

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

O mistério das luas de Marte

As luas de Marte, Deimos e Fobos, são irregulares e parecem asteroides capturados pelo campo gravitacional do Planeta Vermelho, dizem os cientistas.

No entanto, as luas orbitam o planeta de uma forma incompatível com esta hipótese.

Alguns cientistas acreditam que as duas luas resultaram de um impacto devastador na superfície do planeta.

Os especialistas especulam que a Lua terrestre foi criada por um evento semelhante, mas o nosso satélite é grande, enquanto que Fobos e Deimos têm dimensões menores – e um impacto deveria ter criado satélites maiores em Marte.

Dois estudos publicados este ano podem ter resolvido o mistério. Um dos estudos apresenta provas de que as luas não são asteroides capturados, e o outro apresenta um cenário detalhado da formação das mesmas.

O impacto devastador terá criado uma lua grande, que “encorajou” a formação de Fobos, Deimos e vários outros satélites.

Eventualmente, alguns satélites, exceto os que ainda hoje existem, aproximaram-se tanto da superfície de Marte que se desintegraram.

Segundo um estudo publicado pela NASA, no ano passado, Fobos está a desfazer-se lentamente.

No entanto, a missão à maior lua de Marte não é necessariamente urgente – serão necessários entre 30 milhões a 50 milhões de anos para que a misteriosa lua marciana se desintegre.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há tanto por comentar sobre este tema que só pode ser “resumido” no meu próprio site sobre o assunto onde procurei detalhar os últimos 30 anos sobre o tema que espantosamente andaram sempre longe dos media no que toca á seriedade dabordagem e inevitavelmente foi remetido para muita interpretacao conspirativa de armário.
    Quem quiser conhecer muito do historial sobre toda esta polémica sem preconceitos siga para a minha pagina:

    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte

    e ja agora a proposito da face on mars…
    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte/face-on-mars

RESPONDER

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …

Galp recusou proposta para salvar empregos em Matosinhos (mas é Costa quem está "no olho do furacão")

O Governo tentou evitar o despedimento colectivo na refinaria da Galp em Matosinhos, desafiando a empresa a pagar uma formação feita "à medida" dos trabalhadores abrangidos. Mas a Galp recusou. Pelo meio, António Costa também …

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …