Mistério da rocha solitária gigante na maior lua de Marte intriga cientistas

NASA

-

Uma estranha rocha solitária detetada na superfície de Fobos, uma das luas de Marte, tem provocado grande curiosidade e alimentado várias especulações na comunidade científica.

“Quando as pessoas souberem, vão perguntar quem colocou aquilo lá“. A frase é de Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da Lua – após Neil Armstrong, em 1969.

Aldrin referia-se a uma peculiar rocha que existe na superfície de Fobos e estava certo, pois muitos fãs de mistérios espaciais especulam sobre o misterioso objeto na superfície do satélite.

Inevitavelmente, já existem várias teorias da conspiração que envolvem extraterrestres.

O assunto serviu também de inspiração para o título do álbum “Monolith of Phobos” (Monólito de Fobos) de Sean Lennon, o filho mais novo de John Lennon.

No entanto, a comunidade científica diz que o objeto não confirma a existência de civilizações extraterrestres.

A formação da estranha rocha solitária

A rocha terá cerca de 90 metros e, como está numa região deserta de Fobos, destaca-se na paisagem. Segundo alguns cientistas, o monólito é uma espécie de fragmento que resultou de um impacto.

Há várias provas de que Fobos foi atingida por meteoritos e por detritos vindos da superfície de Marte, já que o satélite está apenas a 6 mil quilómetros do planeta – em comparação, a Terra e a Lua estão separadas por 384 mil quilómetros.

Outros especialistas referem que o monólito pode ser apenas um relevo da crosta de Fobos – uma ideia que já foi discutida por cientistas, explorando a possibilidade de uma missão à lua.

Caso esta teoria esteja correta, o objeto poderá conter pistas sobre a origem do satélite marciano, que é um dos corpos celestes mais misteriosos do Sistema Solar.

Várias forças erosivas naturais podem explicar outras formações misteriosas observadas em Marte, como uma pirâmide e o famoso “rosto” descoberto na superfície do planeta – que foi, na verdade, provocado pelas sombras das rochas.

NASA

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

O mistério das luas de Marte

As luas de Marte, Deimos e Fobos, são irregulares e parecem asteroides capturados pelo campo gravitacional do Planeta Vermelho, dizem os cientistas.

No entanto, as luas orbitam o planeta de uma forma incompatível com esta hipótese.

Alguns cientistas acreditam que as duas luas resultaram de um impacto devastador na superfície do planeta.

Os especialistas especulam que a Lua terrestre foi criada por um evento semelhante, mas o nosso satélite é grande, enquanto que Fobos e Deimos têm dimensões menores – e um impacto deveria ter criado satélites maiores em Marte.

Dois estudos publicados este ano podem ter resolvido o mistério. Um dos estudos apresenta provas de que as luas não são asteroides capturados, e o outro apresenta um cenário detalhado da formação das mesmas.

O impacto devastador terá criado uma lua grande, que “encorajou” a formação de Fobos, Deimos e vários outros satélites.

Eventualmente, alguns satélites, exceto os que ainda hoje existem, aproximaram-se tanto da superfície de Marte que se desintegraram.

Segundo um estudo publicado pela NASA, no ano passado, Fobos está a desfazer-se lentamente.

No entanto, a missão à maior lua de Marte não é necessariamente urgente – serão necessários entre 30 milhões a 50 milhões de anos para que a misteriosa lua marciana se desintegre.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há tanto por comentar sobre este tema que só pode ser “resumido” no meu próprio site sobre o assunto onde procurei detalhar os últimos 30 anos sobre o tema que espantosamente andaram sempre longe dos media no que toca á seriedade dabordagem e inevitavelmente foi remetido para muita interpretacao conspirativa de armário.
    Quem quiser conhecer muito do historial sobre toda esta polémica sem preconceitos siga para a minha pagina:

    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte

    e ja agora a proposito da face on mars…
    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte/face-on-mars

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …