Mistério da rocha solitária gigante na maior lua de Marte intriga cientistas

NASA

-

Uma estranha rocha solitária detetada na superfície de Fobos, uma das luas de Marte, tem provocado grande curiosidade e alimentado várias especulações na comunidade científica.

“Quando as pessoas souberem, vão perguntar quem colocou aquilo lá“. A frase é de Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da Lua – após Neil Armstrong, em 1969.

Aldrin referia-se a uma peculiar rocha que existe na superfície de Fobos e estava certo, pois muitos fãs de mistérios espaciais especulam sobre o misterioso objeto na superfície do satélite.

Inevitavelmente, já existem várias teorias da conspiração que envolvem extraterrestres.

O assunto serviu também de inspiração para o título do álbum “Monolith of Phobos” (Monólito de Fobos) de Sean Lennon, o filho mais novo de John Lennon.

No entanto, a comunidade científica diz que o objeto não confirma a existência de civilizações extraterrestres.

A formação da estranha rocha solitária

A rocha terá cerca de 90 metros e, como está numa região deserta de Fobos, destaca-se na paisagem. Segundo alguns cientistas, o monólito é uma espécie de fragmento que resultou de um impacto.

Há várias provas de que Fobos foi atingida por meteoritos e por detritos vindos da superfície de Marte, já que o satélite está apenas a 6 mil quilómetros do planeta – em comparação, a Terra e a Lua estão separadas por 384 mil quilómetros.

Outros especialistas referem que o monólito pode ser apenas um relevo da crosta de Fobos – uma ideia que já foi discutida por cientistas, explorando a possibilidade de uma missão à lua.

Caso esta teoria esteja correta, o objeto poderá conter pistas sobre a origem do satélite marciano, que é um dos corpos celestes mais misteriosos do Sistema Solar.

Várias forças erosivas naturais podem explicar outras formações misteriosas observadas em Marte, como uma pirâmide e o famoso “rosto” descoberto na superfície do planeta – que foi, na verdade, provocado pelas sombras das rochas.

NASA

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

Durante anos, o “rosto” na superfície de Marte deu origem a muita especulação

O mistério das luas de Marte

As luas de Marte, Deimos e Fobos, são irregulares e parecem asteroides capturados pelo campo gravitacional do Planeta Vermelho, dizem os cientistas.

No entanto, as luas orbitam o planeta de uma forma incompatível com esta hipótese.

Alguns cientistas acreditam que as duas luas resultaram de um impacto devastador na superfície do planeta.

Os especialistas especulam que a Lua terrestre foi criada por um evento semelhante, mas o nosso satélite é grande, enquanto que Fobos e Deimos têm dimensões menores – e um impacto deveria ter criado satélites maiores em Marte.

Dois estudos publicados este ano podem ter resolvido o mistério. Um dos estudos apresenta provas de que as luas não são asteroides capturados, e o outro apresenta um cenário detalhado da formação das mesmas.

O impacto devastador terá criado uma lua grande, que “encorajou” a formação de Fobos, Deimos e vários outros satélites.

Eventualmente, alguns satélites, exceto os que ainda hoje existem, aproximaram-se tanto da superfície de Marte que se desintegraram.

Segundo um estudo publicado pela NASA, no ano passado, Fobos está a desfazer-se lentamente.

No entanto, a missão à maior lua de Marte não é necessariamente urgente – serão necessários entre 30 milhões a 50 milhões de anos para que a misteriosa lua marciana se desintegre.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há tanto por comentar sobre este tema que só pode ser “resumido” no meu próprio site sobre o assunto onde procurei detalhar os últimos 30 anos sobre o tema que espantosamente andaram sempre longe dos media no que toca á seriedade dabordagem e inevitavelmente foi remetido para muita interpretacao conspirativa de armário.
    Quem quiser conhecer muito do historial sobre toda esta polémica sem preconceitos siga para a minha pagina:

    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte

    e ja agora a proposito da face on mars…
    http://alcaminhante.wixsite.com/o-enigma-de-marte/face-on-mars

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …