Mirós vão ficar para sempre em Serralves

José Coelho / Lusa

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa com o comissário da exposição, Robert Lubar Messeri, e os primeiros-ministros Mariano Rajoy e António Costa

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa com o comissário da exposição, Robert Lubar Messeri, e os primeiros-ministros Mariano Rajoy e António Costa

A exposição da coleção Miró na Fundação Serralves, no Porto, foi inaugurada esta sexta-feira à tarde. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro português, António Costa, e o homólogo espanhol deste, Mariano Rajoy, presidiram à cerimónia que chamou centenas de personalidades, ligadas à cultura, à política e à cidade invicta.

No final da cerimónia oficial coube ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, dar outra notícia positiva para o município e, em especial, para Serralves: as 85 obras (estão ali já expostas 77) da coleção que fazia parte do espólio do BPN e que quase foi vendida em 2013 num leilão em Londres, pela Christie´s, vão ficar para sempre na Fundação.

“Não ficariam em melhor lugar do que aqui na casa de Serralves. Com a pronta concordância da Fundação, posso agora revelar que este novo pólo cultural do município ficará instalado nesta casa maravilhosa e queria também dizer que o senhor arquiteto Siza Vieira já aceitou o encargo de transformar esta casa de tal forma que esta coleção possa ficar aqui de forma permanente”, garantiu Rui Moreira em conferência de imprensa.

A coleção, que agora pertence ao Estado Português, é composta por obras entre os anos de 1924 até 1981, nas quais se encontram quadros, desenhos, seis tapeçarias de 1973, uma escultura, colagens, uma obra da série ‘Telas queimadas’ e várias pinturas murais.

A coleção, da autoria do pintor surrealista e escultor catalão Joan Miró, iria ser vendida em Londres pelo mínimo de 35,5 milhões de euros.

Representantes satisfeitos com destino das obras

“Meu caro Mariano muito bem-vindo e podes ficar descansado que a obra de Miró está bem entregue”, disse António Costa a Rajoy durante o discurso, garantindo que os quadros “ficarão na propriedade do Estado”.

“Espanha não se pode entender a si própria sem a sua relação com Portugal”, assumiu o primeiro-ministro espanhol. Mariano Rajoy disse ainda que a exposição representa “um dos maiores acontecimentos culturais deste ano na Europa”.

Marcelo Rebelo de Sousa também se mostrou agradado com a escolha do local para receber a exposição ‘Joan Miró: Materialidade e Metamorfose’, comissariada por Robert Lubar Messeri e com projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, que estava inicialmente prevista para estar patente só até 28 de janeiro de 2017.

“Onde melhor deveria ser patenteada esta exposição, testemunho de criatividade e comunismo, tão definidores desse sonho sempre renovado que é Serralves?”, rematou o Presidente da República.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …