Ministros investigados por uso de cartões de crédito do Estado em benefício pessoal

37

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Os ministros Augusto Santos Silva, Vieira da Silva, Pedro Marques, Maria Manuel Marques Leitão e Manuel Heitor e o secretário de Estado Marcos Perestrelo estão a ser investigados, no âmbito de suspeitas do uso de cartões de crédito do Estado para benefício pessoal, num inquérito aberto há cinco anos.

O jornal Sol apurou, junto da Procuradoria Geral da República (PGR), que o inquérito aberto em 2012, envolvendo 14 ex-ministros e 35 ex-secretários de Estado do Governo de José Sócrates, “continua em investigação”.

E já terão sido constituídos arguidos, sublinha o semanário, citando fonte oficial da PGR, mas sem que sejam revelados nomes.

Entre os suspeitos há elementos do actual Governo que também integraram o Governo de Sócrates, nomeadamente os ministros Augusto Santos Silva (Negócios Estrangeiros), Vieira da Silva (Segurança Social), Pedro Marques (Planeamento e Infraestruturas), Maria Manuel Marques Leitão (Presidência e Modernização Administrativa), Manuel Heitor (Ciência e Ensino Superior) e o secretário de Estado da Defesa Marcos Perestrelo.

É a primeira vez que o Ministério Público investiga as “despesas pagas por governantes no exercício de funções”, conforme repara o Sol.

Desaguisado entre juízes e Governo motivou queixa

O caso rebentou em 2012, no âmbito de um desaguisado entre os juízes e o Governo de Sócrates que pretendia tributar o subsídio de renda dos juízes.

A Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) debruçou-se, então, sobre as contas dos gabinetes governamentais, no período entre 2009 e 2011, e considerou ter encontrado ilegalidades no uso de dinheiros públicos, avançando com uma queixa-crime.

Em causa estão despesas de representação, de deslocações e uso de telefone que terão sido pagas com cartões de crédito do Estado, atribuídos a ministros, secretários de Estado e chefes de gabinete.

A ASJP anunciou, na altura, que “alguns membros do anterior Governo, não obstante terem recebido despesas de representação por inteiro durante todo o período de exercício de funções, utilizaram cartões de crédito e telefones de uso pessoal pagos pelo Orçamento do Estado [para 2011] sem regulamentação e enquadramento legal ou violando o enquadramento legal”, conforme cita o Sol.

Estes cartões de crédito teriam um plafond da ordem dos 4 mil euros por mês.

Aquilo que surpreende o antigo presidente da ASJP, António Martins, que subscreveu a queixa, em 2012, é o facto de o inquérito ainda estar a decorrer. “Não consigo compreender este tempo de investigação”, desabafa ao Sol.

ZAP //

37 Comments

  1. “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”
    “Os socialistas gritam ‘Poder ao Povo’ e erguem o punho cerrado enquanto o dizem. Todos nós sabemos que o que realmente querem dizer é ‘Poder sobre as pessoas, Poder ao Estado”
    “Os socialistas não gostam que pessoas comuns escolham, pois elas podem não escolher o socialismo.”
    “Tentar curar a doença britânica com socialismo era como tentar curar leucemia com sanguessugas.”
    Margaret Thatcher
    .
    Ela sabia e conhecia tudo sobre o que essa gente é capaz!
    Lá como cá, a cartilha é a mesma!

      • Oiça lá idiota – se destruiu ou não a indústria britânica,
        Germânica ou a kona da su tia, isso pouco me importa, porque o que aqui se trata é a postura abusiva e despesista dos xuxalistas.
        Se a si lhe faz rir, então só dá para concluir que ou você é um perfeito idiota ou então é um cínico merdoso que come na mesma pia.

      • Quando quiser criticar o tipo de linguagem, faça-o de forma a não ser riducularizado!
        .
        Escreve-se: É, SUCURSAL, PLENO, NÃO (com til).

      • Coitado… dever ser complicado viver com toda essa frustração (um misto de ignorância e estupidez…
        Devias mudar nome para “Cão Raivoso”!…
        .
        Em relação à notícia, se for verdade, eles só tem que devolver (pelos menos em dobro!) tudo o que gastaram abusivamente de dinheiros públicos e serem proibidos de exercer qualquer cargo publico para sempre!!
        Sejam eles do PS (como estes) ou do PSD, CDS, PCP, BE, etc, etc…………

      • Tem razão!
        .
        Nem imaginas como é complicado viver com toda esta frustração – este misto de ignorância e estupidez.
        .
        Agradeço a sugestão e efectivamente já havia ponderado mudar o nome “Cão Raivoso”, só que o seu psiquiatra disse-me que não o fizesse e em vez disso tentasse evitar os “EU”s mansos que por ai andam.

    • Ó atrasado… deves pensar que nos governos PSD CDS, foi diferente…
      É igual ou pior… Não te esqueças que o teu amigo passos fedelho esqueceu-se de pagar a segurança social, a ver se passava!!!
      A xuxial democracia no seu melhor LoL
      Não abras os olhos não…

    • Ó palhaço, uma andorinha não faz a primavera!!!
      Olhe que o seu amigo relvas e a tecnoforma do fedelho traduzem bem o que é o PSD e a direita liberal…
      Anda tudo ao mesmo palhaço amigo…

  2. País terceiro mundista,ou noticia “politicamente malévola ” 2012 ???? e não há acusação??? e permite-se que tomem posse de cargos governamentais ??? Vamos lá contar melhor esse filme…

    • O ZAP (suprpreendentemente) explica muito bem de onde “isto” vem: “O caso rebentou em 2012, no âmbito de um desaguisado entre os juízes e o Governo de Sócrates que pretendia tributar o subsídio de renda dos juízes.” Este “desaguizado” resultou na prisão do Sócrates sem qualquer prova/acusação formada (ainda!). Este filme dos juízes stá mesmo muito mal contada. Se calhar, são eles os Donos Disto Tudo!

      • Parabéns!
        Desculpe a “minha” linguagem, mas isso é comentário de “cão com faro apurado”
        😉

    • Se com “EUNUCOS” se refere aos apoiantes deste Governo, e aos “VAMPIROS” se refere ao Governo própriamente dito, então nem quero imaginar que tipo de monstros nos livramos há dois anos! Que tipo de monstros que nos enterraram bem fundo durante quatro anos e meio! Mal por mal, prefiro os “VAMPIROS”… Ao menos sei do que são capazes.

  3. A comandita é sempre a mesma a mamar à nossa conta.
    Grave! Os juízes promoveram a investigação em retaliação, a qual não teria ocorrido caso as suas pretensões tivessem sido acolhidas pelo governo na altura.
    Depois, já lá vão 5 anos em investigação! É uma vergonha a toda a escala que envergonha um grande Povo sempre tão mal governado, por quem só olha para interesses pessoais, sem visão estratégica para o futuro!!!

      • Com 60% de abstenção e tanto cão a ladrar sem se organizar em matilha, os cães que julgam ter “pedigree” hão-de comer tudo até que só fiquem cercados de “vira-lata”.

  4. Depois de ler os V/ comentários fiquei admirado, pois parace-me que alguns de V/ defende os políticos da n/ praça como se fossem seus responsáveis.

    Não me parece que a culpa seja da Social Democracia ou do Socialismo nem mesmo do Comunismo.

    Não devo estar errado mas a culpa é dos políticos que se perfilam para governar e talvez governar-se com o dinheiros de rodos nos.

    Pessoas que se dizem defender a “coisa publica” não deveriam usar dinheiro que não lhes pertence em beneficio próprio! Ou será que essas ” inteligências” não difrenciam o dinheiro deles do dinheiro dos outros?

    Quando será que vamos responsabilizar os eleitos?

    Parece-me que enquanto não o fizermos vamos ter alguns eleitos (e não os partidos, pois eles sao apenas o veiculo) a fazer das suas!

    • Sim. Um comentário com peso conta e medida. Sem dúvida! Coisa rara. Mas esqueceu-se de duas coisas. Coisas bem importantes (sem querer contrariar aquilo que disse e que concordo). Primeiro: O Jornal SOL que é como o Correio da Manha (sem ~!). Segundo: Um inquérito foi aberto (partindo o do principio que o Sol diz a verdade) mas o Sol “já terão sido constituídos arguidos” (…) “mas sem que sejam revelados nomes.” Parte do principio que “já terão sido constituídos arguidos” e não há nomes. Então porque já estamos a condenar alguém (ou alguéns) sem sabermos se realmente alguém foi mesmo indiciado? Especialmente quando a “justiça” prende e não se sente na necessidade de provar o porquê (caso Sócrates). Onde está inocente antes de ser provado inocente ou culpado? Numa ditadura? E por último: os juízes: “O caso rebentou em 2012, no âmbito de um desaguisado entre os juízes e o Governo de Sócrates que pretendia tributar o subsídio de renda dos juízes.” Os juízes são independentes e ninguém lhes pode mexer… Mas e se eles abusarem do poder? Como é? Estes tipos estão numa cruzada contra o Sócrates porque este lhes retirei algumas regalias (e são muitas as que eles tinham e têm). Isto agora é assim? Mexes nos juízes e levas? Eu não acho isto bem. Não numa democracia. E você? O que acha?

    • A culpa é de todos nós que damos lambidelas e abanamos o rabo de contentamento equanto corremos atrás da côdea que nos jogaram no período eleitoral.
      .
      Quem come da pia da política tem consciência e falta de escrúpulos suficiente para saber que só reparte restos – e restos não é uma alimentação saudável.
      .
      Na sua maioria, esta gentinha que ninguém escrutina ou sujeita a testes de integridade para desempenho de uma responsabilidade política, são “espertos” cheios de avidez e expediente que apenas tiveram de entregar umas fotografias para o cartão partidário e foram fazendo tudo o necessário para serem peças capazes de servir o partido e as suas clientelas e nunca o povo do meio de quem sairam.
      .
      Uma vez posicionados num dos primeiros degraus da pirâmida da política, começam logo a dar de ombros e a desprezar os concidadãos, porque afinal fomos nós quem os pusemos lá e acham que nunca lhes pediremos contas.
      .
      Essa gentinha que sai do meio de nós, sabe muito bem que fez uma opção profissional e não assumiu puto de qq missão.
      .
      Eles sabem que se estão kagando para a vida atrofiada que nos legam(ram) e que tanto condiciona as nossas escolhas, o nosso futuro, a nossa felicidade , em resultado das dívidas que assumiram para nós pagarmos – nós que queremos ter outra profissão que não seja a de político – sem o menor respeito pelos nossos filhos uma vez que os deles vão para colégios que eles próprios escolhem subsidiar.
      .
      Temos os políticos que merecemos , porque quando havíamos de os morder sequer há coragem para latir.
      .
      Eles representam a nossa cobardia, a nossa omissão, a nossa tigela de sopa e a nossa falta de compromisso com o futuro.
      .
      Neste sucedâneo de Democarcia que tão bem manipulada tem sido desde há 43 nos para cá, enveredar pela carreira política é fazer uma opção por uma profissão muito rentável e quase sem risco, ou de risco muito reduzido em caso de infracção.
      .
      Risco?! É votar neles e deixá-los à vontade.
      .

  5. As autárquicas estão aí e a direita e os seus métodos baixos e porcos que já foram chão que deu uvas, comandados pelas secretas e justiça com a cobertura incondicional dos jornaleiros de serviço. essa corja herdeira de salazar que se não fosse o 25 de Abril hoje estariam na assembleia nacional ou quiçá na pide e depois vem para estes sítios armados em cães enrrabados rosnar a todos que não lhes dão algo pra chupar. almas penadas que não tem onde cair mortos de fome.

  6. Porque será que estas questões estão a sendo maquinadas? Não fará parte de um ato de desespero e sobrevivência de uns quantos estão com a corda ao pescoço?

  7. Assim como na maioria das empresas existem trabalhadores que levam para casa o que não devem, também na empresa governo existem trabalhadores que fazem o mesmo. O admirável é existirem trabalhadores com investigação em curso e que são novamente contratados pelo mesmo patrão sem existir conclusão da investigação. No mundo real (legal?) nenhum patrão contrata o mesmo funcionário se este estiver a ser investigado por desvio de fundos da empresa. Mas como é o PS, PSD, CDS, PCP, BE, etc…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.