Dois ministros brasileiros infetados com covid-19. País ultrapassa 80 mil óbitos

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O ministro da Educação brasileiro, Milton Ribeiro, e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anunciaram estar infetados com covid-19, numa altura em que o país já ultrapassa os 2,1 milhões de infetados e 80 mil óbitos.

O ministro da Cidadania do Brasil, Onyx Lorenzoni, anunciou esta segunda-feira que testou positivo para a covid-19 num exame médico realizado na última sexta-feira, após apresentar alguns sintomas da doença.

O ministro brasileiro, responsável pelas políticas sociais do Governo chefiado por Jair Bolsonaro, informou na sua conta do Twitter que realizou o teste depois de “começar a sentir sintomas que poderiam ser da covid-19”, na noite de quinta-feira.

“Passei por exames, entre eles o PCR e o resultado saiu hoje [segunda-feira] e a covid-19 foi detetada. Desde 6ª [sexta-feira] estou seguindo o protocolo de azitromicina, ivermectina e cloroquina e já sinto os efeitos positivos”, escreveu o ministro brasileiro, citando medicamentos cujo eficácia no tratamento da covid-19 não foi comprovada.

https://twitter.com/onyxlorenzoni/status/1285185560747835393

Onyx é um defensor da cloroquina como uma forma de tratar a doença, assim como Bolsonaro, que também anunciou que estava infetado com o Sars-CoV-2 há duas semanas e disse que tomava hidroxicloroquina como tratamento primário.

Horas depois, também o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que tomou posse há quatro dias, anunciou estar infetado com covid-19. “Acabo de receber esta manhã um resultado positivo para a covid-19. Já estou a tomar medicamentos e vou despachar remotamente”, disse na sua conta do Twitter Milton Ribeiro, que é o quarto ministro a tutelar a pasta desde que Bolsonaro chegou ao poder, em 1 de janeiro de 2019.

O diagnóstico positivo não impediu Bolsonaro, um dos líderes mais céticos do mundo sobre a gravidade da pandemia, de receber algumas centenas de apoiantes nos jardins do Palácio da Alvorada, a sua residência oficial em Brasília, no domingo.

Separado por um espelho de água de dezenas de apoiantes, o Presidente brasileiro percorreu o vasto relvado onde os seus seguidores estavam, muitos deles sem máscara protetora e sem respeitar a distância determinada pelas autoridades, e exibiu uma caixa de cloroquina. Bolsonaro tirou a caixa do medicamento do bolso e mostrou aos seus apoiantes, que aplaudiram sob gritos de “cloroquina, cloroquina!”.

A Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas (SBI) pediu que o medicamento fosse “abandonado” no tratamento de qualquer fase da covid-19.

Nas últimas 24 horas foram registadas 632 mortes e 20.257 novos casos da doença no Brasil, que regista um total de 2.118.646 de pessoas infetadas pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde brasileiro adiantou que 1.409.202 pessoas já foram consideradas recuperadas da doença e outras 629.324 estão sob acompanhamento. O país ultrapassou as 80 mil mortes, totalizando 80.120 óbitos.

O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, afirmou que 20 mil doses da vacina chinesa batizada de CoronaVac foram desembarcadas no aeroporto de Guarulhos e serão encaminhadas para o Instituto Butantan, para administração em voluntários no Hospital das Clínicas a partir da próxima terça-feira.

João Doria explicou que se trata de 890 voluntários da cidade de São Paulo, todos médicos ou paramédicos, que estão mais expostos à doença e que formam um grupo com perfis diversificados e, portanto, ideal para fazer a testagem. Procedimentos similares serão feitos noutros centros de pesquisas de outros estados do país, incluindo a capital, Brasília, e os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, envolvendo cerca de nove mil profissionais.

Os testes serão acompanhados por uma comissão de investigadores internacionais, segundo as autoridades de saúde de São Paulo.

A vacina foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e é testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …