Enquanto o ministro é ouvido no Parlamento, os professores manifestam-se na rua

João Relvas / Lusa

O Orçamento do Estado para 2019 arranca na especialidade. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, é o primeiro a ser ouvido. Fora de quatro paredes, os professores manifestam-se em frente à Assembleia da República.

Enquanto o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, é ouvido no Parlamento durante a tarde desta sexta-feira, durante a apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), os professores farão uma manifestação em frente à Assembleia da República.

Segundo o Público, Tiago Brandão Rodrigues terá uma audição conjunta da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e da Comissão de Educação e Ciência e Comissão da Cultura Comunicação. Já a manifestação dos professores está marcada para as 15h.

O protesto, a realizar-se no exterior do Parlamento, é organizado pela Federação Nacional de Professores (Fenprof), que considera que a proposta do OE2019 “passa ao lado da educação e esquece os professores“, cita a Lusa.

A federação refere ainda que, do conjunto de 13 propostas que apresentou para serem consideradas em sede de OE2019, só uma – gratuitidade dos manuais escolares para toda a escolaridade obrigatória – foi contemplada.

Para a Fenprof, “a não ser profundamente alterada, esta proposta não serve a Educação, pois continua sem dar resposta aos problemas existentes e a desrespeitar os profissionais do setor”.

No pré-aviso da greve, entregue ao Ministério da Educação, os representantes dos professores sublinham que este “é um orçamento que dá continuidade a uma política de falta de investimento na Educação”. ”

No caso dos professores, não prevê a concretização do compromisso do Governo assumido há um ano com as organizações sindicais, no sentido de se iniciar, em 2019, a recuperação integral do tempo de serviço que esteve congelado [nove anos, quatro meses e dois dias]”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Ninguém está a exgir o dinheiro que nos foi roubado, simplesmente que nos contem o tempo de serviço que ficou congelado durantes esses anos. Trabalhámos, temos direito a esse tempo contado.

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …