/

Ministro estónio chamou “miúda das vendas” à nova PM finlandesa. Presidente do país pediu desculpa

1

arvamusfestival / Flickr

Ministro da Administração Interna estónio, Mart Helme

Mart Helme, ministro da Administração Interna estónio, criticou primeira-ministra finlandesa. O Presidente do país pediu desculpa ao homólogo finlandês.

O ministro da Administração Interna estónio, Mart Helme, comentou rceentemente a composição do novo Governo da Finlândia, que inclui a primeira-ministra mais jovem em funções, Sanna Marin, de 34 anos.

“Agora, uma miúda das vendas tornou-se primeira-ministra e outros ativistas de rua e pessoas sem educação também se tornaram membros do Governo [finlandês]”, disse o governante estónio à rádio TRE, segundo a edição em inglês da rádio-televisão finlandesa YLE.

A Presidente da Estónia, Kersti Kaljulaid, telefonou ao homólogo finlandês, Sauli Niinistö, para apresentar formalmente um pedido de desculpas pelos comentários feitos pelo ministro da Administração Interna, avança a Reuters.

Sanna Marin não respondeu ao comentário do ministro estónio, mas escreveu uma publicação no Twitter: “Tenho imenso orgulho na Finlândia. Aqui, o filho de uma família pobre pode ter educação e alcançar os seus objetivos na vida. Uma vendedora de caixa até se pode tornar primeira-ministra.”

Jüri Ratas, primeiro-ministro estónio, sublinhou a necessidade de existir cooperação “respeitosa” entre os dois países, “independentemente da composição da coligação de Governo ou dos partidos que o lideram”.

De acordo com o Observador, este caso pode revelar-se complicado para o próprio Governo da Estónia, que resulta de uma coligação entre o Partido do Centro, o Ekre e os conservadores do Pro Patria.

Kaja Kallas, líder da oposição, disse esta segunda-feira que se Helme não se demitir na sequência das suas delarações irá apresentar uma moção de censura. “O ministro da Administração Interna ofendeu o Governo finlandês e atacou pessoalmente a recém-nomada primeira-ministra finlandesa.”

ZAP //

1 Comment

  1. A atitude desrespeitosa do Ministro da Adm.Interna da Estônia ofendendo com palavras a recém empossada Primeira Ministra da Finlândia , foi deveras humilhante. Mostra aos cidadãos estonianos um funcionário inapto a gerir um cargo de tamanha importância no Governo do País. Atitude típica de um feroz adepto de governos ditatoriais. Ainda bem que houve uma resposta sensata, equilibrada e objetiva vinda da Finlândia, por parte do Governo Finlandês. O cidadão ou cidadã devem ser julgados, não pela conta bancária que possuem e nem pelo seu status na sociedade, porém pelo seu comportamento e pela capacidade intelectual representadas no seu ambiente em que vivem, independente de ideologias. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim –jlg21.com@gmail. com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.