Ministro guineense dos Negócios Estrangeiros demite-se após incidente com TAP

Aero Icarus / Wikimedia

foto: Aero Icarus / wikimedia

foto: Aero Icarus / wikimedia

O incidente com imigrantes sírios que levou à suspensão dos voos da TAP entre Lisboa e Bissau levou hoje ao pedido de demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Delfim da Silva, que responsabiliza “gente ligada à imigração e segurança”.

“Há cumplicidades”, sublinhou à agência Lusa, depois de na quinta-feira ter considerado o caso como um incidente lamentável que não interessa à Guiné-Bissau.

“Para aquela gente passar aqui uns dias e depois ir para Lisboa como foi é porque houve cumplicidade entre pessoas que tinham a obrigação de proteger o país e não protegeram”, referiu Delfim da Silva.

A agência Lusa contactou o ministro do Interior, Suka N’Tchama, mas este escusou-se a falar sobre o assunto, remetendo quaisquer declarações para o porta-voz do Governo de transição, o ministro de Estado Fernando Vaz.

Vaz mantém a mesma posição expressa à Lusa na quarta-feira: “o Governo vai aguardar pela conclusão das averiguações” para depois se “posicionar”.

Entretanto, o Governo de transição da Guiné-Bissau criou uma comissão de inquérito criada para esclarecer a situação.

A comissão foi criada por despacho do primeiro-ministro de transição, Rui de Barros, e é composta por três elementos: o ministro da Justiça, Saido Baldé (que preside à comissão), um representante do Ministério dos Transportes e outro do gabinete do chefe de Governo.

De fora ficaram representantes dos ministérios do Interior (que tutela a segurança) e dos Negócios Estrangeiros, “por se considerar que já estão implicados no processo”, explicou Saido Baldé à agência Lusa.

De acordo com aquele governante, “a comissão reuniu-se hoje pela primeira vez” e, de acordo com o despacho, deverá produzir resultados “no prazo de 48 horas, a contar a partir de segunda-feira”, ou seja, até quarta, dia 18.

A tripulação do voo Bissau – Lisboa de terça-feira foi obrigada por autoridades guineenses a descolar com 74 passageiros portadores de passaportes falsos, mesmo depois de detectado o problema, o que levou a companhia a suspender os voos entre os dois países.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …