Ministro defende fim das propinas nas licenciaturas

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

Apesar de reconhecer que a redução de 212 euros, incluída no Orçamento do Estado para 2019, resulta de necessidades de consensos à esquerda, Manuel Heitor defende que, no futuro, as propinas devem acabar.

Segundo Manuel Heitor, a cobrança de propinas aos estudantes de licenciatura deve acabar. O ministro defende que a formação superior “é de facto uma obrigatoriedade e o seu acesso deve ser livre, sobretudo ao nível da formação inicial”.

Desta forma, citado pelo Público, o ministro do Ensino Superior entende que o fim desta cobrança deve ser atingido a longo prazo, garantindo que as universidades e politécnicos não sairão prejudicados do corte de 212 euros que o Governo pretende aplicar já a partir do próximo ano letivo.

O fim das propinas nas licenciaturas é, para o ministro, um processo de “convergência” entre os vários países no contexto europeu, que só poderá ser alcançado nas “próximas décadas”. Ainda assim, Manuel Heitor defende que o valor cobrado atualmente aos estudantes do Ensino Superior, que em setembro de 2019 deverá baixar para um mínimo de 856 euros, possa ser totalmente eliminado.

Ainda assim, Manuel Heitor garante que nem os alunos nem as instituições sairão prejudicados com as mudanças mais imediatas no sistema. “Todas as universidades e politécnicos serão totalmente ressarcidos” pela perda de receitas que resultam dos pagamentos realizados pelos alunos como contrapartida para a frequência do Ensino Superior, disse o ministro ao diário.

A redução da propina pode também ter efeitos na bolsa social atribuída aos estudantes, situação para a qual Manuel Heitor garante que os alunos não serão excluídos deste apoio. O ministro chegou mesmo a mostrar interesse em alargar o universo de estudantes com bolsa para os 75 mil.

O objetivo do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é lançar as bases para que no final da próxima década (2030), o número de alunos com formação superior duplique. Assim, dos atuais três em cada dez alunos, o ministro pretende chegar aos seis em cada dez.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …