Rússia terá envenenado ministro bielorrusso. Lukashenko teme ser o próximo

12

Mikhail Klimentyev / Sputnik / Pool / EPA

Vladimir Putin e Alexander Lukashenko, presidentes da Rússia e Bielorrússia

Ministro da Bielorrússia terá morrido devido a envenenamento. E presidente acredita que é o próximo, avisa Leonid Nevzlin.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia morreu neste domingo.

Vladimir Makei estava em casa, perto da capital Minsk, quando sofreu um ataque cardíaco, divulga a imprensa local. Não pediu ajuda médica imediatamente porque pensou que o que estava a sentir não era grave.

O ministro faleceu apenas um dia depois de, alegadamente, ter discutido um plano de paz para a Ucrânia com Ante Jozic, enviado do Papa Francisco.

Makei iria encontrar-se nesta segunda-feira com Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

O ministro bielorrusso foi envenenado pelo Serviço Federal de Segurança (FSB, em inglês), anuncia Leonid Nevzlin.

O oligarca russo, que é contra a guerra na Ucrânia e contra o regime de Vladimir Putin, revelou no Twitter que Vladimir Makei morreu envenenado “com um veneno desenvolvido num laboratório especial do FSB”, de acordo com “fontes próximas dos serviços especiais russos”.

“O quadro clínico nesses casos corresponde à morte por ataque cardíaco, derrame ou insuficiência cardíaca”, acrescentou.

Leonid Nevzlin reforça que Makei não tinha qualquer problema de saúde, tinha um estilo de vida saudável e confirma que, quando sentiu os sintomas, não foi para o hospital porque nunca tinha sentido algo do género, relativizou a dor.

“É muito fácil envenenar uma pessoa para que todos pensem que ela morreu de causas naturais. É bastante simples interromper o equilíbrio das enzimas – substâncias que garantem todos os processos, sem excepção, desde piscar até respirar”, continua o oligarca, baseado toxicologistas russos.

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, seguiu a mesma sugestão: “Ele pode ter sido envenenado. Era uma das poucas pessoas na Bielorrússia que não estavam sob influência da Rússia”.

Ainda de acordo com Nevzlin, Aleksandr Lukashenko ficou “em pânico”. E, por isso, o presidente da Bielorrússia já obrigou à substituição de todos os seus cozinheiros, funcionários e seguranças; os seus filhos têm agora segurança extra.

Até porque Lukashenko acha que pode ser o próximo a ser envenenado: “Não confia em ninguém. Tem motivos para acreditar que é o próximo na fila para um funeral luxuoso, depois de Makei”.

Isto tudo porque o Kremlin queria que, a esta altura, o exército da Bielorrússia já estivesse a participar na guerra contra a Ucrânia, ao lado dos russos.

Rússia rejeita proposta do Papa

Vladimir Makei iria abordar um eventual um plano de paz para a Ucrânia com Ante Jozic, enviado do Papa Francisco.

Isto porque o Vaticano já afirmou, mais do que uma vez, que está disponível para ser um intermediário nessas eventuais negociações.

Ainda neste domingo, o secretário Paul Richard Gallagher comentou que o Papa Francisco “está disponível desde o início da guerra” e que, “até agora, não houve uma resposta concreta“.

A Rússia agradece essa disponibilidade, mas não aceita a mesma, de acordo com o Observador.

O Governo russo justifica a rejeição com a postura da Ucrânia – que, segundo Moscovo, não permite qualquer conversações de paz.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

12 Comments

  1. Com esta notícia, não sei se hei-de rir, se hei-de chorar.
    O que eu consigo concluir é que os russos pensam assim:
    “Vamos matar um parceiro e deixar os outros a tremer de medo”
    Não dá para ver quando as notícias são gasolina no fogo?

  2. As mentiras habituais da imprensa ocidental… Temos uma imprensa vergonhosa, profundamente manipuladora e incapaz de comprovar quaisquer factos que venham do lado da Rússia.

    • Meu amigo, deste lado, a gente diz e escreve o que quer. Se não gosta disso, ou seja, se não gosta de ser manipulado, nem de ver vergonhas escritas, mude-se para lá.

    • Caro defensor de Putin, você devia ter vergonha na cara, está num país livre e democratico , onde existe liberdade de imprensa e de expressão, já no regime que tanto defende, quem abrir o bico para dizer algo que não deve é morto, ou com muita sorte é preso. Só mesmo idiotas ou acéfalos, podem em consciência defender o que se passa naquele país. Pelos vistos é o seu caso

  3. Que comédia, fez-me lembrar o veneno nas cuecas do Sr.º Navalny, o líder da oposição na Rússia que nem sequer consegue o número de votos necessários para entrar na Duma e é desprezado pelos seus próprios compatriotas.

    • Pior que cego é mesmo não querer ver…
      Devias tomar a medicação atempadamente, Figueiredo! Caso contrário, vens aqui regurgitar estes disparates e fazes umas figurinhas de urso.

  4. Lukashenko, é bem possível que seja o próximo, para o bandido/ carniceiro ponha lá outro que permita que o povo seja obrigado a lutar ao lado dos russos, e que use o território como sendo seu, ou até anexa-lo.

  5. Não defendendo um nem outro , se é assim tão facil envenenar , como é Possivel que PUTIN ainda não tenha Envenenado Zelensky ou o Presidente dos EUA e assim acabaria por ganhar a Guerra?Só digo isto porque esta noticia cheira desinformação, pois com os Mirones focados em PUTIN ele ia arriscar Envenenar um Ministro sabendo que seria acusado? e Sendo assim tão facil porque não conseguiram ainda Envenenar o PUTIN? Algo ai não está Batendo certo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.