Apenas um dia após os rumores de ter discutido um plano de paz para a Ucrânia, o ministro dos Negócios Estrangeiros bielorrusso morreu subitamente.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Vladimir Makei, “morreu repentinamente” apenas um dia após alegadamente ter discutido um plano de paz para a Ucrânia com Ante Jozic, enviado do Papa Francisco.
A informação do óbito foi confirmada por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Anatoly Glaz: “O ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Vladimir Makei, morreu repentinamente”.
“Estamos chocados”, reagiu à notícia a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russos, Maria Zakharova.
No início desta semana, Makei participou numa cúpula da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) liderada por Moscovo na capital da Arménia, Yerevan, e deveria encontrar-se com seu colega russo Sergei Lavrov em Minsk, na segunda-feira.
Makei era visto como um dos poucos pontos de contacto entre o regime de Alexander Lukashenko e o Ocidente. Makei esteve à frente da diplomacia bielorrussa mais de uma década, tendo ocupado o cargo em 20 de agosto de 2012.
Ainda assim, durante o seu mandato, a Bielorrússia recebeu fortes críticas dos países ocidentais por uma repressão cada vez mais violenta da oposição, por ter realizado umas eleições que muitos observadores dizem ter sido pouco transparentes e por ter permitido a utilização do seu território como base para as tropas russas atacarem a Ucrânia.
O chefe da diplomacia bielorrussa descartou, no início deste ano, as preocupações internacionais sobre uma possível invasão russa da Ucrânia a partir do seu país.
ZAP // Lusa
Se fazem isto aos “amigos”… O homem é pior do que o Borgia!
O que estavam á espera?? É que faz o Terrorismo/Nazi Russo-Putin aos que pensam ao contrário.