Ministro do Ambiente obriga Celtejo a reduzir descargas para metade

Não atribui culpas à empresa de celulose pelo último incidente, mas o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, admite que o Tejo “não aguenta tanta carga orgânica”.

Quarta-feira amanheceu em Abrantes com o Tejo coberto por um manto de espuma “assustador”, como denunciou o ambientalista do movimento proTEJO, Arlindo Marques, através das redes sociais.

As autoridades ainda não sabem com certezas de quem é a culpa, mas para já, os olhos repousam na ETAR de Abrantes, apontada como a principal culpada do “atentado ambiental no Tejo”.

Uma das causas da origem do problema de poluição no rio Tejo estará relacionada com um incidente registado na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Abrantes. Segundo apurou a TSF na quinta-feira, terá ocorrido uma descarga inadvertida de lamas da ETAR de Abrantes diretamente para as águas do rio Tejo.

Agora, como medida de precaução, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que a empresa Celtejo “terá de reduzir para metade o volume do efluente rejeitado o que implica a redução da laboração durante dez dias”, avança o Expresso.

No final desse tempo, serão feitas novas análise para avaliar a concentração de oxigénio dissolvido na água, um parâmetro que não deverá ter um valor inferior a cinco miligramas por litro, mas que a 24 de janeiro chegou a atingir 1,1 miligramas por litro.

O ministro sublinha que “não está a atribuir a responsabilidade por este incidente no Tejo à Celtejo”, porém não acredita que o rio “suporte a quantidade de carga orgânica que está a receber”.

Os responsáveis pelo incidente de quarta-feira só poderão ser identificados após análise às amostras recolhidas em vários pontos do rio e às ETAR da região, junto das quais foram colocados sensores.

Seis veículos pesados começaram na manhã deste sábado a aspirar a espuma acumulada no rio Tejo, visível desde quarta-feira sobretudo junto ao açude de Abrantes.

A medida de urgência é essencial para assegurar a limpeza das águas e foi anunciada ontem pelo Governo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Anda-se a tentar há muito tempo encobrir a verdadeira causa da poluição embora toda a gente saiba de onde vem, penso que o melhor mesmo é encarar a situação de caras e procurar juntamente com as empresas a maneira mais eficaz para diminuir a poluição, haverá possivelmente outras formas menos poluentes de produzir os rios esses é que não podem ser transformados em esgoto como estão quase todos no nosso país.

RESPONDER

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …