/

Incidente na ETAR de Abrantes será uma das causas do “atentado ambiental no Tejo”

12

A origem do problema poderá estar relacionada com uma descarga inadvertida de lamas da ETAR de Abrantes . O vereador do Ambiente da autarquia, diz que este é “mais um episódio degradante de poluição no Tejo, com problemas evidentes ao nível da qualidade e quantidade”.

Uma das causas da origem do problema de poluição no rio Tejo estará relacionada com um incidente registado na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Abrantes.

Segundo apurou a TSF esta quinta-feira, terá ocorrido uma descarga inadvertida de lamas da ETAR de Abrantes diretamente para as águas do rio Tejo.

Na quarta-feira, contactado pela agência Lusa, Manuel Jorge Valamatos, vereador do Ambiente da autarquia, disse afirmou não ter “informações da origem”, referindo que a Agência Portuguesa do Ambiente esteve no local “a recolher amostras da água”, aguardando a autarquia por mais informações das entidades competentes.

Esta quinta-feira, pescadores, ambientalistas e autarcas afirmaram, em Abrantes, estarem “preocupados” e “indignados” com o manto de espuma que cobre as águas do Tejo, tendo o vereador do Ambiente da autarquia criticado o “atentado ambiental“.

Manuel Jorge Valamatos disse que a “poluição visual” permite “constatar mais um episódio degradante de poluição no Tejo”, com “problemas evidentes ao nível da qualidade e quantidade”. Segundo o autarca, a situação “é um atentado ambiental que a todos preocupa e indigna”, tendo salientado que “importa tomar medidas urgentes“.

Na quarta-feira, um manto de espuma branca com cerca de meio metro cobriu o rio Tejo na zona de Abrantes, num cenário que o ambientalista Arlindo Marques , do Movimento pelo Tejo – proTEJO -, classificou como “dantesco” e que esta quinta-feira ainda permanecia à vista de todos.

Revoltados com a poluição no rio Tejo e com os prejuízos financeiros estam também os pescadores, tendo Maria dos Anjos Paiva, de 61 anos, afirmado à Lusa que pesca em Abrantes desde pequena e que não encontra “nada para pescar, nem muge, nem tainha, nem lampreias”.

“Desde há dois anos para cá, isto é uma miséria autêntica. Isto é a morte dos pescadores todos por este rio abaixo, é a morte do Tejo, e ninguém nos ajuda”, criticou.

Bloco de Esquerda pede intervenção de António Costa

Esta quinta-feira, o Bloco de Esquerda pediu a intervenção direta do primeiro-ministro, António Costa, para resolver o problema da poluição no Rio Tejo.

“Ele saberá o que tem a fazer, mas tem que fazer alguma coisa porque o Tejo não pode continuar a degradar-se”, afirmou o deputado bloquista Carlos Matias, em resposta aos jornalistas, tendo recordado as iniciativas do BE sobre o caso de poluição no Tejo, como as perguntas ao Governo, requerimentos, perguntas ao ministro do Ambiente sobre a matéria.

Depois das “inúmeras promessas” que “não têm qualquer tradução na realidade, como se comprova pelo episódio de ontem e de hoje, o primeiro-ministro não pode ficar calado, não pode permitir que esta situação continue”, concluiu.

// Lusa

12 Comments

  1. Uma vergonha cuja responsabilidade morre solteira !
    Uma ETAR serve para proteger a natureza da poluição do homem.
    Pelos vistos, esta ETAR conseguiu trazer mais poluição ao Tejo que os homens todos juntos …
    Custa a acreditar que esta fuga tenha sido acidental, dado o volume da descarga.
    Será que ninguém viu ?!?

  2. olha se o caso se desse no governo do coelho ou do santana.. o que ja teria acontecido????…. nao precisamos de fazer nenhum filme …. com este incidente ja vai no enesimo escandalo no governo da geringonça..e o tio dos beijinhos nem um pio!!!!!
    que vergonha..
    depois da centena de mortos carbonizados por descuido e omissao, esta intoxicaçao das aguas do tejo deveria ser o ultimo episodio de um governo que ja devia estar demitido!

      • obrigado pela msg, e raro ver se aqui quem reme contra a mare da poluiçao…. fez bem em lembrar o roubo das armas que devem estar em boas maos e a corrupçao ja nem conta ,essa ja é patrimonio da geringonça…kkkkk!!!!.

      • Obrigado pelo feedback, lembremos também da poluição no Douro que não é pequena, e não esquecer tudo vai dar ao mar património muito importante pesca e derivados eu então que adoro peixe, enfim particularidades de agora, por muito menos Sampaio demitiu Santana.

      • poluiçao ja contaminou tudo e quase todos, a espuma que corre no tejo neste momento ja correu nas tvs que temos que sustentar, ja aconteceu nos jornais que temos que subsidiar, ja aconteceu nos meios academicos e nos meios cientificos e nos meios culturais e artisticos..tal.. como diz um ditado portugues…. uma mulher de mau porte nunca quer ser sozinha…entao tem sempre que arrastar consigo outra e mais outra para ter apoio na rua , para dividir o aluguer do quarto, para fazer intercambiode clientes….´
        aqui e preciso ter muita paciencia e coragem para dizer que o rei vai nu quanto a demissao de santana é logico que a intoxicaçao da opiniao publica apenas serviu para validar o golpe de estado com a conivencia de cavaco silva que sabia nao seria eleito caso santana continuasse a ser primeiro ministro. sampaio apenas cumpriu diretivas da aliança socrates cavaco. nao percebo como e que o psd ainda nao expulsou esse sujeitinho matreiro e execravel do partido….e depois o idiota sou eu kkkkkkkkkk bom fim de semana.

      • kkkkkk… o pedro deve ser o alter ego do queiroz ou do eu.. ou de outros animais domesticados pela geringonça.. domesticados quer dizer com as contas bem carregadas de euros tipo consultores da cmlisboa, do fotografo do medina etc etc etc…….. o idiota sou eu claro…… que nem quero nem sou candidato a bicho de estimaçao da geringonça nenhuma e gosto de pensar pela minha cabeça…. sei que se fosse menos”idiota” provavelmente estava tambem com a coleira da foice e do martelo, e poderia ate passar em claro as tristes realidades da nossa terrinha!!!!
        quando chamares idiotas aos outros ve te primeiro ao espelho e escusas de mudar de nick por todos os post que escreves .. ou tambem sao ordens do dono???

      • José oliveira, o termo geringonça nem é teu, nem nada do que escreves, portanto pára de ser plagiador e começa a pensar por ti. Idiota da praxe.

      • ehehehe.. ora essa… qual o tema do assunto em questao????.. parece que te convem esquecer e nem contestar o que eu digo… voces os caes raivosos so sabem morder… vou pedir ao pan uma providencia cautelar contra as vossas agressoes…..
        apesar de ja ter sido publicada a lei para que caes perigosos estejam acaimados e obviamente presos.

  3. Até pode ser essa uma das causas pois a vigarice que por aí vai com ETARs comprova até que ponto elas pouco ou nada servem a não ser para tapa olhos, agora ignorar a grande causa de poluição com origem em Vila Velha de Ródão só comprova de facto que as autoridades deste país estão mesmo dispostas a fazer de conta que nada vêm.

  4. E preciso não esquecer que alguns deputados, ministros, assessores e afins, têm interesses nessas empresas poluidoras, já para não falar nas ETARs que são de administração público-privadas e nós a pagarmos isto tudo, enfim…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.