Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

saeima / Flickr

David Gauke

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido.

No domingo, David Gauke, da ala pró-europeia dos “tories”, tinha anunciado a intenção de abandonar o cargo caso o ex-presidente da Câmara de Londres derrotasse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, na consulta aos militantes do Partido Conservador, devido à sua posição sobre o Brexit.

Numa mensagem publicada no Twitter, Gauke considerou “uma honra” ser membro de um Executivo liderado por Theresa May e acrescentou que espera continuar a servir a população da sua circunscrição eleitoral, South West Hertfordshire, desde a bancada conservadora na Câmara dos Comuns.

Segundo o Expresso, pouco antes de ser conhecido o vencedor, a secretária de Estado da Educação, Anne Milton, também anunciou a demissão, pela sua “grande preocupação” face a um Brexit sem acordo, uma opção admitida por Boris Johnson, recém-eleito.

Exatamente pelo mesmo motivo, o secretário de Estado britânico para a Europa e Américas, Alan Duncan, um persistente crítico de Johnson, apresentou a sua renúncia esta segunda-feira.

Entretanto, o ministro do Desenvolvimento Internacional e que se candidatou à sucessão de Theresa May, Rory Stewart, anunciou a sua demissão do cargo na sequência da designação de Boris Johnson para novo primeiro-ministro.

Stewart foi eliminado da corrida à sucessão de May na primeira fase de escolha de entre os 10 candidatos, tendo sido o único que assegurou que um Brexit sem acordo seria “catastrófico” para o país e defendeu que a União Europeia não faria mais concessões do acordo que May alcançou em novembro do ano passado com Bruxelas.

O agora ex-ministro apresentou a demissão numa mensagem nas redes sociais, onde afirmou ter sido uma “honra” fazer parte do executivo e que agora servirá a sua circunscrição a partir da bancada do partido Conservador na Câmara dos Comuns.

Também no domingo, o ministro da Economia, Philip Hammond, assinalou a sua intenção de deixar o seu cargo caso Johnson fosse declarado vencedor, mas até ao momento não formalizou a sua demissão.

Boris Johnson venceu a eleição para a liderança do Partido Conservador com 92.153 votos (cerca de 66%), enquanto o Jeremy Hunt, reuniu 46.656 votos. A taxa de participação ultrapassou os 80%.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível …