/

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

saeima / Flickr

David Gauke

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido.

No domingo, David Gauke, da ala pró-europeia dos “tories”, tinha anunciado a intenção de abandonar o cargo caso o ex-presidente da Câmara de Londres derrotasse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, na consulta aos militantes do Partido Conservador, devido à sua posição sobre o Brexit.

Numa mensagem publicada no Twitter, Gauke considerou “uma honra” ser membro de um Executivo liderado por Theresa May e acrescentou que espera continuar a servir a população da sua circunscrição eleitoral, South West Hertfordshire, desde a bancada conservadora na Câmara dos Comuns.

Segundo o Expresso, pouco antes de ser conhecido o vencedor, a secretária de Estado da Educação, Anne Milton, também anunciou a demissão, pela sua “grande preocupação” face a um Brexit sem acordo, uma opção admitida por Boris Johnson, recém-eleito.

Exatamente pelo mesmo motivo, o secretário de Estado britânico para a Europa e Américas, Alan Duncan, um persistente crítico de Johnson, apresentou a sua renúncia esta segunda-feira.

Entretanto, o ministro do Desenvolvimento Internacional e que se candidatou à sucessão de Theresa May, Rory Stewart, anunciou a sua demissão do cargo na sequência da designação de Boris Johnson para novo primeiro-ministro.

Stewart foi eliminado da corrida à sucessão de May na primeira fase de escolha de entre os 10 candidatos, tendo sido o único que assegurou que um Brexit sem acordo seria “catastrófico” para o país e defendeu que a União Europeia não faria mais concessões do acordo que May alcançou em novembro do ano passado com Bruxelas.

O agora ex-ministro apresentou a demissão numa mensagem nas redes sociais, onde afirmou ter sido uma “honra” fazer parte do executivo e que agora servirá a sua circunscrição a partir da bancada do partido Conservador na Câmara dos Comuns.

Também no domingo, o ministro da Economia, Philip Hammond, assinalou a sua intenção de deixar o seu cargo caso Johnson fosse declarado vencedor, mas até ao momento não formalizou a sua demissão.

Boris Johnson venceu a eleição para a liderança do Partido Conservador com 92.153 votos (cerca de 66%), enquanto o Jeremy Hunt, reuniu 46.656 votos. A taxa de participação ultrapassou os 80%.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.