Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Ministerie van Buitenlandse Zaken / Flickr

Sigrid Kaag, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão.

A ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demitiu-se esta quinta-feira, na sequência da aprovação de uma moção de censura no Parlamento, por causa da gestão do Governo da retirada de cidadãos nacionais e de afegãos, noticia o jornal Público.

“O Parlamento decidiu que o Governo atuou irresponsavelmente. O ministro deve sair quando as suas políticas são rejeitadas”, justificou a ex-diplomata e atual líder do partido liberal D66, citada pela Reuters.

Na base da moção que reuniu a maioria do apoio dos deputados está o argumento de que, para além de ter reagido de forma lenta à necessidade urgente de retirar civis do Afeganistão, o executivo não foi capaz de garantir o transporte de milhares de pessoas.

Apesar de terem sido resgatadas cerca de 2.100 pessoas do território, centenas de cidadãos holandeses, muitos com ascendência afegã, e milhares de cidadãos afegãos que colaboraram com as forças estrangeiras durante a ocupação norte-americana e da NATO foram deixados para trás.

Kaag assumiu que o Governo agiu com base em “pressupostos falsos”, mas lembrou que a rápida conquista do Afeganistão surpreendeu toda a gente, “incluindo os próprios talibã”.

  ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. …depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão.
    Só por isso ?!?
    Sorte do Eduardo Cabrita não estar num governo holandês.

  2. O presidente e o ministro da defesa bem repetiram que os quatro soldadinhos que foram de boleia no avião espanhol cumpriram plenamente a sua tarefa mas, afinal, nem sequer metade dos afegãos da lista trouxeram! Para não se demitirem sempre têm a desculpa de não serem holandeses! Já a hombridade é que não lhes pode servir de desculpa…

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …