Ministra das Finanças recusa necessidade de intervenção no BCP

portugal.gov.pt

Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, recusou que venha a ser necessária uma intervenção pública no BCP, no seguimento do chumbo do banco nos testes de stress europeus.

“Não vejo qualquer razão para que se pondere e considere uma intervenção no BCP. Não há qualquer razão para pensar que possam ser necessários capitais públicos no BCP, tanto mais depois de [o banco] ter feito um aumento de capital privado tão expressivo e, recordo, numa altura tão difícil de mercado, o que demonstra ainda mais a solidez do próprio BCP”, afirmou Maria Luís Albuquerque, esta segunda-feira, quando questionada pelos jornalistas sobre se descartava uma intervenção pública no banco, no seguimento do chumbo nos testes de stress.

A ministra recordou que o BCP realizou já este ano “um dos maiores aumentos de capital da história” e que devolveu 1.850 milhões de euros ao Estado do apoio que tinha recebido do montante do resgate internacional reservado à banca (estando por devolver 750 milhões).

“Estamos a falar de ações concretas, realizadas, postas em prática, e não apenas ideias para o futuro. Permitem-nos concluir que mesmo que, no cenário mais adverso e teórico, fossem considerados os dados de agora e não os do final de 2013 o problema não se colocaria”, afirmou Maria Luís Albuquerque.

A ministra falava durante a conferência de imprensa de apresentação do Economic Survey de Portugal, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a economia portuguesa, apresentado hoje em Lisboa.

O BCP foi o único banco português a chumbar nos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE) e da Autoridade Bancária Europeia (EBA), onde foi identificada uma falta de capital no cenário mais adverso, enquanto CGD e BPI tiveram nota positiva.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.