Ministério da Saúde vai compensar médicos e serviços mais eficientes

António Pedro Santos / Lusa

A chave está em dar “mais autonomia” para que os hospitais possam gerir os recursos humanos, associando essa gestão a incentivos que estarão dependentes da “eficiência conquistada”, defende a ministra da Saúde.

Em 2019, Marta Temido assumiu a hipótese de avançar para a dedicação exclusiva dos médicos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Agora, a ministra fala em “dedicação plena”.

Já sobre as PPP, a ministra da Saúde assume que a regulamentação será feita “no primeiro trimestre deste ano”. Além disso, nega que sejam necessários 20 mil enfermeiros no SNS e diz que a palavra “caos” tem sido demasiadas vezes associada ao SNS não fazendo “jus àquilo que é o esforço diário de centenas de profissionais”.

“Teremos de lhes pedir uma forma diferente de trabalhar”, afirmou em entrevista ao Diário de Notícias, falando em “dedicação plena” e também em “recompensas”, com incentivos financeiros que já são apostas do Governo: nas Unidades de Saúde Familiar (USF) e nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

Para Marta Temido, a chave é dar “mais autonomia” para que os hospitais possam gerir os recursos humanos, associando essa gestão a incentivos que estarão dependentes da “eficiência conquistada”.

Para medir a eficiência, além da diminuição das listas de espera, serão valoradas também, por exemplo, a “produção adicional, respostas mais integradas, disponibilização de números de contacto, serviços de contacto, garantia que as consultas são realizadas com hora marcada”.

Sobre se os médicos nesse regime de “dedicação plena” poderão continuar, em simultâneo, a trabalhar no privado a governante responde que “ainda está a ser analisada” essa possibilidade.

Já sobre a proposta do governo de manter os médicos recém-especialistas durante dois ou três anos no SNS, após o término da formação, a ministra diz que ainda não caiu e que é uma ideia que não está “necessariamente ligada à outra”, estando dependente da negociação com os profissionais de saúde.

A avaliação da eficiência de cada unidade e serviço ficará a cargo dos respetivos conselhos de administração.

Marta Temido acrescenta que “nada disto é novo”, sendo um modelo que “já existiu” e que se associa ao “modelo do centro de responsabilidade integrada do Professor Manuel Antunes da cirurgia cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …