José Sócrates vai continuar em prisão preventiva, depois de ter recusado a prisão domiciliária com pulseira electrónica, porque o Ministério Público acredita que ele pode perturbar “de forma significativa o inquérito”, nomeadamente a recolha e conservação das novas provas que terão sido encontradas contra ele.
A extensão da prisão preventiva foi confirmada na terça-feira pelo juiz Carlos Alexandre depois de o procurador Rosário Teixeira, que lidera a Operação Marquês, ter sublinhado a possibilidade de perturbação do inquérito e ainda a hipótese, embora remota, de fuga.
Estes temores do Ministério Público (MP) estarão relacionados com as novas provas que terão sido encontradas contra o ex-primeiro-ministro, conforme adiantam o jornal Correio da Manhã e a revista Sábado.
O diário avança que o “novo Aeroporto de Lisboa está na mira dos investigadores” que estarão a passar “a pente fino” as “compras e vendas de terrenos na Ota e em Alcochete”.
O MP suspeitará, de acordo com o Correio da Manhã, que José Sócrates terá recebido luvas para alterar a localização do Aeroporto, entretanto adiado por causa da crise, da Ota para Alcochete. Esta ideia baseia-se em negócios de compra e venda de terrenos, por parte de elementos do Grupo Lena, na zona para onde esteve prevista a construção.
Mas o MP acredita que a “corrupção também pode passar por imobiliário de luxo em Vale do Lobo“, afiança o mesmo diário, frisando que está em causa a “alteração do plano de ordenamento do Algarve”.
O Correio da Manhã cita uma resolução do Conselho de Ministros de 2007 que aprovou o Plano de Ordenamento do Território do Algarve e refere que foram detectadas transferências bancárias na ordem dos 12 milhões de euros para os empresários Hélder Bataglia, ligado à Escom, e Joaquim Barroca, do Grupo Lena.
Esse valor terá sido depois transferido para Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é visto pelo MP como o “testa de ferro” do ex-governante.
A revista Sábado, por seu lado, fala da compra de uma quinta que era propriedade de Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, por intermédio de uma “offshore” das Ilhas Virgens britânicas.
Esta empresa já foi propriedade do construtor civil José Guilherme, depois passou para as mãos do primo de José Sócrates, José Paulo Bernardo, e finalmente passou a ser detida pelo empresário Luís Barroca, ligado ao Grupo Lena e um dos suspeitos no domínio da Operação Marquês, segundo adianta a mesma publicação.
A Sábado frisa que o MP suspeita de uma eventual “venda simulada” da quinta de modo a ocultar a ligação a Sócrates.
ZAP
…A mesma quadratura! A cada cavadela a sua minhoca!
Não se trata de um terreno rústico atravessado por uma autoestrada o que implica uma indemnização de tuta e meia… Trata-se também do uso de informação privilegiada!
Não é difícil imaginar o pagode com lotes de Alcochete e OTA… E será que não haverá mais utilizadores de informação privilegiada? Hummm!
Se o Min. Pub. tem “novas provas”, é porque já tinha “provas” antes “destas novas”, certo?
Se tem tantas “provas”, (novas e velhas), está à espera de quê? Está a gozar com os portugueses? Ou está a fazer render o peixe?
Precisamos de uma justiça feita por homens de valor!
Precisamos que verdadeiros Homens de valor deixem de ser perseguidos, por gente mórbida!
Uma pequena “es-for-ci-nha” de atenção apenas:
A formalização de uma acusação (várias vertentes) não se faz aos bochechos.
Pelos vistos “conhece” os Srs Juízes do processo e outros oito ou nove que por aquele já exararam despachos…
Humm! Talvez prefira “homens de labia” que lhe comam as papas na cabeça.
”Precisamos que verdadeiros Homens de valor deixem de ser perseguidos, por gente mórbida!”
1 – Não vejo qual é o interesse do Ministério Público ter o Sr. Sócrates em prisão preventiva.
2 – Não acredito que, se não houvesse fortes indícios de crime, o tivessem detido.
3 – Acredito, isso sim, que se estivesse solto poderia comprometer a investigação-
4 – O detido deve ser o único no País que faz comunicações para a imprensa.
5 – Partindo do princípio que o Procurador, o Juiz, a PJ, etc. não são nenhuns incompetentes, o que é que ganhariam com a perseguição?
6 – Quando fala em Homens de valor se se refere ao detido, gostaria de saber a sua opinião sobre o estado de penúria em que ele deixou a grande maioria dos Portugueses e um País hipotecado até 2080.
NOTA: Sou apolítico e, pessoalmente, nada me move contra o Sr. em questão.
Os casos a seguir referidos como é que deixaram o país? BES , BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro e já agora Técnoforma, Furacão, Portucale, Apito Dourado, Face Oculta, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc.
As individualidades implicadas precisam de seguir esta linha ou vão dar a palavra a quem se lhe opõe?
… Não se misture no mesmo pote… “Só porque”! Afinal persiste, repetindo, na tentação de, agora, comparar creme p’ró buço e espuma p’rá barba?
De novo, esqueceu-se da especificidade dos casos arrolados, para além das escutas mandadas destruir ou da Univ. independente. De resto prevalecerão a água e o azeite como elementos não miscíveis… E o azeite virá ao de cima! Provavelmente os ‘azeites’ de alguém também.
Que pena, já não diz coisa com coisa…
O que é que tem o cu a ver com as calças?
Seis meses sem acusação. Seis meses sem acesso aos autos. Seis meses de uma furiosa campanha mediática de denegrimento e de difamação,sem lhe reconhecerem sequer o direito a defender-se.
…E antes de ser o “estimado detento” já a lei previa – para qualquer um – poder ficar arrecadado (até 1 ano para acusação formada) até e durante o julgamento -1ª instância (ao todo até 3 aninhos)!
Veja lá as coisas que a lei prevê caro Viés! Contudo atenda ao que se segue:
A Justiça já falhou tanta vez!
Porque não é dado esse mesmo tratamento aos casos, BES , BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, Assassinato de Rosalina Ribeiro e já agora, Técnoforma, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc ??????
Será que se quer redimir num único caso, que até ao momento não passa de suposições, direi até invenções, mentiras, calúnias e boatos, ou talvez vinganças?..
Ladrão bom não é o que rouba mas o que não se deixa apanhar.
Sabemos quem são os bons ladrões… os que estão cá fora… os que não se deixam apanhar….
Esqueceu-se das escutas mandadas destruir… Reconheço-lhe jeitos, não o de baralhar, mas para confundir alcatifa com arraiolos – A mistura que faz no mesmo pote tolda-lhe qualquer potencial discernimento, e ainda que compreenda o enviesado das colagens, sobre aqueles, não me tento para que não volte a baralhar-se possivelmente com brilhantina e perfume, “só porque”.
È obvio que está a ficar sem retórica…
Já tinha dito isso noutra situação, não já Viés?
Reconheça, o Homem faz sombra a muita gente que se sente diminuído por ele ser homem com H grande!
A relevância que livremente queira atribuir a um ‘H’ não deveria depender do local onde lhe comem as papas!
Até Teixeira dos Santos não permitiu que lhe continuassem a comer as papas na cabeça!?! Imagine as diferenças de um ‘H’
Há Homens e homenzinhos… Não percebeu?
Percebo que ainda haja “belicismo” de carregar pela boca,
Veja bem se eles passassem a pente fino…
BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro, Técnoforma, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc.
Não havia pentes que chegassem… Não lhes sobrava tempo para mais penteados!…
Mais uma tentativa para não ficarem mal vistos. Um dia querem enviá-lo para casa e no outro sabem que há novas provas. Assim trabalha o Ministério Público!! Se trabalhassem numa empresa privada seriam despedidos por incompetência!!
Oh Ana B.!!! O caso é muito complexo e cheio de ”armadilhas”. Acha que no Ministério Público são todos incompetentes? Quem têm o Sr. inginheiro preso só porque lhes dá na gana? Não pense nisso.
Que se mantenha por lá bastantes anos.
Depois do que disse M.Soares à porta duma penitenciária, estaremos agora perante o maior exemplo de impunidade e costas largas da nossa democracia face à autoridade judicial, e a arrogância (fuga p’ra frente) que já soa a canto do cisne, será sinal do que “sabem” vir a constar da acusação que se avizinha a passo largo e adivinham o fiar fininho que vem por aí…
Sinais da complexidade e tempos necessários que suscitam a aparente “eternização” do processo…
“…os investigadores estarão a passar a pente fino compras e vendas de terrenos na Ota e Alcochete”
Meadas e muitas pontas soltas
Veja bem se eles passassem a pente fino…
BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro, Técnoforma, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc.
Não havia pentes que chegassem… Não lhes sobrava tempo para mais penteados!…
Estes espaços não são meus. Apenas a opinião sujeita à moderação do dono.
Ora, da repetição percebem-se os gritos…
Cantarei até que a voz me doa.
Percebo-lhe os fados…
Nada que se possa alterar nem que as noites se fizessem dia,