Ministério Público tem novas provas contra José Sócrates

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

José Sócrates vai continuar em prisão preventiva, depois de ter recusado a prisão domiciliária com pulseira electrónica, porque o Ministério Público acredita que ele pode perturbar “de forma significativa o inquérito”, nomeadamente a recolha e conservação das novas provas que terão sido encontradas contra ele.

A extensão da prisão preventiva foi confirmada na terça-feira pelo juiz Carlos Alexandre depois de o procurador Rosário Teixeira, que lidera a Operação Marquês, ter sublinhado a possibilidade de perturbação do inquérito e ainda a hipótese, embora remota, de fuga.

Estes temores do Ministério Público (MP) estarão relacionados com as novas provas que terão sido encontradas contra o ex-primeiro-ministro, conforme adiantam o jornal Correio da Manhã e a revista Sábado.

O diário avança que o “novo Aeroporto de Lisboa está na mira dos investigadores” que estarão a passar “a pente fino” as “compras e vendas de terrenos na Ota e em Alcochete”.

O MP suspeitará, de acordo com o Correio da Manhã, que José Sócrates terá recebido luvas para alterar a localização do Aeroporto, entretanto adiado por causa da crise, da Ota para Alcochete. Esta ideia baseia-se em negócios de compra e venda de terrenos, por parte de elementos do Grupo Lena, na zona para onde esteve prevista a construção.

Mas o MP acredita que a “corrupção também pode passar por imobiliário de luxo em Vale do Lobo“, afiança o mesmo diário, frisando que está em causa a “alteração do plano de ordenamento do Algarve”.

O Correio da Manhã cita uma resolução do Conselho de Ministros de 2007 que aprovou o Plano de Ordenamento do Território do Algarve e refere que foram detectadas transferências bancárias na ordem dos 12 milhões de euros para os empresários Hélder Bataglia, ligado à Escom, e Joaquim Barroca, do Grupo Lena.

Esse valor terá sido depois transferido para Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é visto pelo MP como o “testa de ferro” do ex-governante.

A revista Sábado, por seu lado, fala da compra de uma quinta que era propriedade de Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, por intermédio de uma “offshore” das Ilhas Virgens britânicas.

Esta empresa já foi propriedade do construtor civil José Guilherme, depois passou para as mãos do primo de José Sócrates, José Paulo Bernardo, e finalmente passou a ser detida pelo empresário Luís Barroca, ligado ao Grupo Lena e um dos suspeitos no domínio da Operação Marquês, segundo adianta a mesma publicação.

A Sábado frisa que o MP suspeita de uma eventual “venda simulada” da quinta de modo a ocultar a ligação a Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. …A mesma quadratura! A cada cavadela a sua minhoca!
    Não se trata de um terreno rústico atravessado por uma autoestrada o que implica uma indemnização de tuta e meia… Trata-se também do uso de informação privilegiada!
    Não é difícil imaginar o pagode com lotes de Alcochete e OTA… E será que não haverá mais utilizadores de informação privilegiada? Hummm!

  2. Se o Min. Pub. tem “novas provas”, é porque já tinha “provas” antes “destas novas”, certo?
    Se tem tantas “provas”, (novas e velhas), está à espera de quê? Está a gozar com os portugueses? Ou está a fazer render o peixe?
    Precisamos de uma justiça feita por homens de valor!
    Precisamos que verdadeiros Homens de valor deixem de ser perseguidos, por gente mórbida!

    • Uma pequena “es-for-ci-nha” de atenção apenas:
      A formalização de uma acusação (várias vertentes) não se faz aos bochechos.
      Pelos vistos “conhece” os Srs Juízes do processo e outros oito ou nove que por aquele já exararam despachos…
      Humm! Talvez prefira “homens de labia” que lhe comam as papas na cabeça.

    • ”Precisamos que verdadeiros Homens de valor deixem de ser perseguidos, por gente mórbida!”
      1 – Não vejo qual é o interesse do Ministério Público ter o Sr. Sócrates em prisão preventiva.
      2 – Não acredito que, se não houvesse fortes indícios de crime, o tivessem detido.
      3 – Acredito, isso sim, que se estivesse solto poderia comprometer a investigação-
      4 – O detido deve ser o único no País que faz comunicações para a imprensa.
      5 – Partindo do princípio que o Procurador, o Juiz, a PJ, etc. não são nenhuns incompetentes, o que é que ganhariam com a perseguição?
      6 – Quando fala em Homens de valor se se refere ao detido, gostaria de saber a sua opinião sobre o estado de penúria em que ele deixou a grande maioria dos Portugueses e um País hipotecado até 2080.
      NOTA: Sou apolítico e, pessoalmente, nada me move contra o Sr. em questão.

      • Os casos a seguir referidos como é que deixaram o país? BES , BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro e já agora Técnoforma, Furacão, Portucale, Apito Dourado, Face Oculta, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc.
        As individualidades implicadas precisam de seguir esta linha ou vão dar a palavra a quem se lhe opõe?

        • … Não se misture no mesmo pote… “Só porque”! Afinal persiste, repetindo, na tentação de, agora, comparar creme p’ró buço e espuma p’rá barba?
          De novo, esqueceu-se da especificidade dos casos arrolados, para além das escutas mandadas destruir ou da Univ. independente. De resto prevalecerão a água e o azeite como elementos não miscíveis… E o azeite virá ao de cima! Provavelmente os ‘azeites’ de alguém também.

  3. Seis meses sem acusação. Seis meses sem acesso aos autos. Seis meses de uma furiosa campanha mediática de denegrimento e de difamação,sem lhe reconhecerem sequer o direito a defender-se.

    • …E antes de ser o “estimado detento” já a lei previa – para qualquer um – poder ficar arrecadado (até 1 ano para acusação formada) até e durante o julgamento -1ª instância (ao todo até 3 aninhos)!

      • Veja lá as coisas que a lei prevê caro Viés! Contudo atenda ao que se segue:
        A Justiça já falhou tanta vez!
        Porque não é dado esse mesmo tratamento aos casos, BES , BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, Assassinato de Rosalina Ribeiro e já agora, Técnoforma, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc ??????
        Será que se quer redimir num único caso, que até ao momento não passa de suposições, direi até invenções, mentiras, calúnias e boatos, ou talvez vinganças?..

        • Esqueceu-se das escutas mandadas destruir… Reconheço-lhe jeitos, não o de baralhar, mas para confundir alcatifa com arraiolos – A mistura que faz no mesmo pote tolda-lhe qualquer potencial discernimento, e ainda que compreenda o enviesado das colagens, sobre aqueles, não me tento para que não volte a baralhar-se possivelmente com brilhantina e perfume, “só porque”.

          • È obvio que está a ficar sem retórica…
            Já tinha dito isso noutra situação, não já Viés?
            Reconheça, o Homem faz sombra a muita gente que se sente diminuído por ele ser homem com H grande!

        • A relevância que livremente queira atribuir a um ‘H’ não deveria depender do local onde lhe comem as papas!
          Até Teixeira dos Santos não permitiu que lhe continuassem a comer as papas na cabeça!?! Imagine as diferenças de um ‘H’

          • Veja bem se eles passassem a pente fino…
            BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro, Técnoforma, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc.
            Não havia pentes que chegassem… Não lhes sobrava tempo para mais penteados!…

  4. Mais uma tentativa para não ficarem mal vistos. Um dia querem enviá-lo para casa e no outro sabem que há novas provas. Assim trabalha o Ministério Público!! Se trabalhassem numa empresa privada seriam despedidos por incompetência!!

    • Oh Ana B.!!! O caso é muito complexo e cheio de ”armadilhas”. Acha que no Ministério Público são todos incompetentes? Quem têm o Sr. inginheiro preso só porque lhes dá na gana? Não pense nisso.

  5. Depois do que disse M.Soares à porta duma penitenciária, estaremos agora perante o maior exemplo de impunidade e costas largas da nossa democracia face à autoridade judicial, e a arrogância (fuga p’ra frente) que já soa a canto do cisne, será sinal do que “sabem” vir a constar da acusação que se avizinha a passo largo e adivinham o fiar fininho que vem por aí…

  6. Sinais da complexidade e tempos necessários que suscitam a aparente “eternização” do processo…
    “…os investigadores estarão a passar a pente fino compras e vendas de terrenos na Ota e Alcochete”
    Meadas e muitas pontas soltas

    • Veja bem se eles passassem a pente fino…
      BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, assassinato de Rosalina Ribeiro, Técnoforma, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc.
      Não havia pentes que chegassem… Não lhes sobrava tempo para mais penteados!…

    • Estes espaços não são meus. Apenas a opinião sujeita à moderação do dono.
      Ora, da repetição percebem-se os gritos…

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …