Ministério Público detectou conta de Carlos Santos Silva com 17 milhões de Sócrates

(dr) lusoPT.com

O empresário Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates

Há novos dados sobre a investigação do Ministério Público em torno do dinheiro das contas de Carlos Santos Silva que se acredita ser, afinal, de José Sócrates. A equipa do procurador Rosário Teixeira ter-se-á centrado numa conta bancária em particular, por onde circularam mais de 17 milhões de euros.

Estas informações são avançadas pela TVI 24, que destaca que as investigações em torno da Operação Marquês detectaram esta nova conta BES em nome de Carlos Santos Silva e apuraram que a mesma movimentou mais de 17 milhões de euros, limitando-se a pagar “despesas ligadas a José Sócrates”.

Segundo a TVI 24, o procurador afirma que o dinheiro é do ex-governante e que a documentação recolhida permitiu “concluir que teve origem no Grupo Lena, a quem os governos do antigo primeiro-ministro adjudicaram várias obras públicas”.

A defesa de José Sócrates alega que as verbas em causa se tratam de empréstimos feitos por Carlos Santos Silva e refutam quaisquer ideias de corrupção.

Mas o Ministério Público está seguro de que o empresário actuou como testa de ferro do ex-primeiro-ministro e, para o provar, traçam em detalhe os movimentos da conta entre 2010 e 2012.

Entre os exemplos citados pela TVI 24 está o facto de Carlos Santos Silva ter adquirido, em 2012, um apartamento em Paris e comprado uma casa à mãe de José Sócrates num valor global de quase 3,5 milhões de euros, dos quais 3 milhões terão saído da tal conta BES.

A TVI 24 sustenta que a investigação acredita que está em causa um “património autónomo” que Santos Silva geria directamente, pagando despesas relativas a José Sócrates, ou enviando-lhe dinheiro através de amigos, familiares ou do motorista João Perna.

ZAP

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Aos cívicos de procissões ao adro de candeias às “cenouras”… Nada, nadie pasa sólo una banda ‘gracias por la vida(inha) Socrates’

    • Não são todos. São alguns os que emprestam os ombros p’o andor e hino de megafones em riste.
      … Sempre é verdade que certos animais para andar precisam de uma cenoura à frente!

  2. Julgamentos são nos tribunais é verdade, mas com tanto fumo tem que haver fogo não é?
    E quando é que esses milhões vão ser devolvidos aos portugueses?
    Desejo que não seja mais um caso, igual a tantos outros em que a montanha pariu um rato
    Enquanto se apuram responsabilidades continuamos a pagar impostos e a apertar o cinto … porque fomos todos obrigados a contribuir para estes seres sem escrúpulos que geriram danosamente o meu e o dinheiro de todos os contribuintes Portugueses.
    Que vergonha!

    • Preocupante, diria assustador é que são os mesmos que já se perfilam (c/ Da Novoa na tomada de posse do nº2 da CML) começando por A.Costa – ex-vice do 44, M.Soares que na última campanha desceu o Chiado com o 44, Ferro… etc. etc. Mais cá fora e sempre por dentro o comentarista sociólogo Silva, Galambas e afins.

  3. Eh pena porque assim que o PS recuperar o poder, todo este trbalho vai ser deitado pro lixo.Eh o portugal que temos, uma miseria!!!!

  4. Lembram-se de este dizer que é em crise que se deve investir em infra estruturas, tais como estradas e obras publicas diversas?

  5. esta ambição desmedida do chefe de uma nação a quem chamam Portugal é invulgar num mundo civilizado, este marmanjo do Sócrates tem realmente ares de de louco.

  6. Ó coisa mai linda!!!
    Sócrates vende muito papel!!!
    17 milhões ganham estes pasquins à custa dele com as suas invenções e
    ainda há gente a ir nisto! Valha a santa comba dão

  7. Meus Srs.,
    Estou perfeitamente de acordo, todos vós tendes razão, só que, enquanto ele fez tudo isto, e muitos em devido tempo vos chamaram a atenção, ninguém se mexeu, todos vós estiveram caladinhos, e surpreendentemente, estamos neste momento a passar por vários e muitos casos semelhantes ou até piores, e não só de um governante, mas de vários, ( toda agente o sabe) o procedimento está a ser exatamente o mesmo. Todos caladinhos que nem ratos. Por favor, não saltem a ele como gato a bofe, a justiça está a correr e deixem-na tomar os cuidados que deve. Abram mas é os olhos aos actuais, que estou convencido já deram muito pior do que este. O TEMPO O DIRÁ , e quando isso acontecer lá vão aparecer mais gatos a mandar batatinhas como agora estão a mandar.

    • António tem toda a razão. Esta gente vive de olhos fechados e não vê nada. Na altura só não via que este Sócrates era um vigarista quem não queria ou tinha os olhos colados pela demagogia e vicio politico.
      Hoje passa-se o mesmo, temos um incompetente a governar, que vem demonstrando falta de respeito pelos Portugueses quando os manda imigrar, falta de ética quando pede para respeitar os impostos andando ele a fugir anos e anos aos mesmos, etc…
      Mais uma vez tudo isto é apontado, o rato anda pela casa com despudor, mas o gato está distraído com o passarinho do vizinho.

    • Exatamente… O tempo o dirá!?
      Até de palas à ilharga dos olhos se vê que a troica foi-se no tempo previsto, a credibilidade ora alcançada já permite juros a 0%, as dívidas dos hospitais pagas, PPPês renegociadas (algumas), superavit na balança de transacções, antecipação na amortização parcial da colossal dívida com juros a menos de metade dos originais (acordo com credores) – A credibilidade consistente é o princípio da sustentabilidade de qualquer país.

  8. … E os caciques em procissões? Quem lhes dá a cenoura?
    … Regista-se uma forte descida no volume de visitas durante a última semana devido provavelmente às conotações do último corso que meteu 2 megafones p/ 30 pessoas a entoar o hino ‘obrigado pela vida(inha) Sócrates” cuja letra e visualização do “teledisco” (recomenda-se a visualização) se aproximava do estilo de propaganda Chavista e/ou Madurista (plagiada da Coreia do norte)

  9. São umas atrás das outras! É o pior ladrão, vigarista e mentiroso que Portugal já teve! Há indivíduos que eu percebo que jurem, a pés juntos, que este tal de Sócrates, é um indivíduo sério e que está inocente, porque, também esses, estão metidos nessas vigarices, directa ou indirectamete, como é o caso de Mário Soares, da ex mulher do Sócrates, do actual marido dela, de ex ministros dos governos Sócrates, de ex e actuais deputados do PS, de figuras públicas do PS, mais ou menos conhecidas. Esses, que até fazem romarias a Évora, têm medo que o presidiário da 44 abra a boca e, então, seja o caos e o descrédito, para todo esse bando de vigaristas! Agora, não consigo compreender que, supostamente, gente de bem, pense e acredite que o dito Sócrates é inocente de todas estas vigarices, com novas provas quase todos os dias. Essa bandidagem, eu compreendo o seu medo mas, dos outros, os bem-intencionados, só tenho o seguinte a dizer, como diz o Povo: O maior cego não é o que não vê, mas sim, aquele que não quer ver (ou não lhe convém)!!!…

  10. Claro,o homem tinha 17 milhões e precisava que fosse um motorista a levar envelopes com dinheiro via terrestre lisboa/paris.

    AGORA PENSEM!!

  11. Não nasci ontem. O tempo encarrega-se dos restos… Há algum tempo qdo li no DN e acedi a outras fontes, percebi certas destruições, empresas estrondosas de capitais sem sinais de fumo sequer, outras sem fundações, crânios de poleiro certo, concentrações à concorrência, “mimos da impunidade”:
    O empresário e militante socialista Henrique Neto (ora candidato a PR) na sua coluna de opinião no Jornal de Leiria escreveu sobre o então primeiro-ministro Sócrates, a propósito, nomeadamente, do processo “Face Oculta”. Segundo Neto, “passados quatro anos e meio de Governo de José Sócrates, a credibilidade da justiça portuguesa bateu no fundo”. “O primeiro-ministro tudo faz para esconder dos portugueses as conversas em que foi apanhado ao telefone a organizar o apoio às empresas do regime” e o presidente do STJ e o PGR “entendem-se com o mesmo objectivo, com base numa lei feita pelo actual Governo”. Já o investimento público está a ser dirigido pelo Governo para as “empresas do regime” (“EDP, a PT, a Mota Engil, a Ongoing, Joaquim de Oliveira, a Martifer, a Sá Couto e quejandos”) com “recursos que são retirados ao investimento privado, nomeadamente exportador”. “A grande prioridade de José Sócrates não são os postos de trabalho, mas a ajuda às empresas do regime e o controlo dos meios de comunicação, para que os portugueses não se apercebam disso.”

  12. O ex-deputado do PS Henrique Neto: sobre a detenção do 44: “Há anos que esperava que isso acontecesse. Os indícios eram mais que muitos”, segundo o jornal i.
    Mais, segundo aquele jornal: “Neto lamenta que muitos socialistas “fechem os olhos” e tenham uma” reacção irracional” ao caso que envolve o ex-líder do PS. “As reacções de alguns socialistas são irracionais. Há muitos socialistas que não querem conhecer o que se passou. Fecham os olhos, porque estão moral e eticamente metidos nestas desgraças”.
    Repare-se nas perseguições encetadas por vasto leque de socialistas ‘melindrados’ ao homem e o que dele dizem Augusto Silva o homem do trombone ex-ministro, José Lelo ex-ministro, ex-secretária de Estado Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, Filipe Neto Brandão deputado PS, Sérgio Sousa Pinto próximo de A. Costa, o ex-secretário de Estado do Comércio de Sócrates, Fernando Serrasqueiro, e sobretudo os comentários de Francisco Seixas da Costa, ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …