Ministério Público analisa “irregularidades” na IPSS onde trabalha mulher de autarca de Gaia

Eduardo Vítor Rodrigues / Facebook

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia

A Segurança Social detetou “várias irregularidades” na instituição Sol Maior, em Vila Nova de Gaia, na qual a mulher do presidente da câmara foi aumentada em 390%. As conclusões foram enviadas para o Ministério Público que está a “analisar”.

Segundo um documento da Unidade de Fiscalização do Note a que o Observador teve acesso, o Instituto da Segurança Social (ISS) detetou “várias irregularidades” na Cooperativa de Solidariedade Social Sol Maior, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de Vila Nova de Gaia.

Os resultados do processo de investigação, aberto pelo Departamento de Fiscalização do Instituto da Segurança Social, foram enviados ao Ministério Público. O Ministério Público, por sua vez, tinha também solicitado à Segurança Social uma “intervenção sobre o mesmo assunto”, disse ao jornal fonte oficial do ISS.

O Ministério Público garantiu ao Observador a receção do documento da Segurança Social e das respetivas conclusões, explicando que o caso se encontra em fase de “análise”.

Há um ano, a instituição foi alvo de uma polémica por ser alegadamente favorecida pelo presidente da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Em dezembro de 2016, foi entregue no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto (DIAP) uma denúncia que alegava que o salário de Elisa Costa, mulher do presidente da Câmara de Gaia, aumentou 390% em cinco anos. Mas pelas contas do autarca o aumento tinha sido de apenas 23%.

Os aumentos mais significativos aconteceram nos primeiros dois anos daquele mandato autárquico, entre outubro de 2013 e 2015. O salário de Elisa Costa subiu de 800 para 2.342 euros.

Os sucessivos aumentos foram justificados por Eduardo Vítor Rodrigues com a isenção do horário de trabalho. No entanto, os aumentos nas IPSS estiveram congelados entre o ano de 2010 e outubro de 2015.

Além disso, vários familiares diretos do presidente e do vice-presidente da câmara de Gaia e presidentes de junta de freguesia, todos do Partido Socialista, ocupavam cargos na direção de três das principais IPSS do concelho.

Em janeiro do ano passado, um empresário de Gaia apresentou uma denúncia ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, motivando a abertura de uma auditoria às contas da instituição, na qual foram detetadas “várias irregularidades”.

Fonte oficial da Segurança Social confirmou ao jornal a realização “de um processo de investigação, incluindo auditoria financeira”, acrescentando que “concluídas as averiguações, o resultado foi comunicado ao Ministério Público“.

O presidente da direção da Sol Maior, Marcelino Tavares, admitiu que a instituição foi informada da existência de “algumas possíveis inconformidades”, e que a Segurança Social pediu um “esclarecimento adicional da cooperativa, em sede de audiência prévia”.

Acrescentou, ainda, que a instituição está disponível para “implementar todas as medidas corretivas” e afirmou estar convicto de que “todas as questões serão esclarecidas”. Já uma fonte oficial da câmara municipal disse ao Observador desconhecer a auditoria, e recusou-se a comentar “questões às quais é terceira”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Continuação dos próximos capítulos … Aqui temos os politicos, familiares e amigos a roubarem instituições que em principio seriam p/ benefícios de quem mais precisa, isto é por exemplo crianças com deficiências e carências. Mas não este parasitas que são os politicos e família não querem saber disso p/ NADA, o que querem é o bem bom deles ter salario enorme sem NADA fazer!! Acordem andamos a pagar impostos p/ os parasitas dos politicos, familiares e amigos…

  2. O estado/ss nao pode fiscalizar todos os abusos nas ipss mas pode diminuir os abusos implementando auditorias aleatórias e simples e responsabilizar mais os conselhos fiscais

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …